segunda-feira, 31 de julho de 2006


Campeonato Brasileiro – 14º rodada


A parte de cima da tabela não sofreu grandes mudanças, o São Paulo se mantém isolado na liderança do campeonato 3 pontos a frente do segundo colocado, o Internacional, que apenas empatou com o Grêmio num jogo marcado pela violência das torcidas.
Porém, lá em baixo nas últimas posições as coisas mudaram um pouquinho, o Palmeiras conquistou sua terceira vitória consecutiva e deixou a zona de rebaixamento, mas seu arqui-rival, Corinthians, continua mal e segura a lanterninha do torneio. Quem também deixou a temida zona foi Santa Cruz, que venceu o “Timão” e agora respira um pouco mais aliviado.

Resultados:

Juventude 1 x 0 Figueirense
São Caetano 1 x 1 Ponte Preta
Palmeiras 4 x 2 Paraná
Atlético-PR 1 x 0 Flamengo
Vasco 1 x 0 Cruzeiro
Santa Cruz 1 x 0 Corinthians
São Paulo 0 x 4 Santos
Fluminense 1 x 1 Botafogo
Internacional 0 x 0 Grêmio
Goiás 1 x 1 Fortaleza

Classificação:

1) São Paulo..........................................29
2) Internacional....................................26
3) Cruzeiro............................................25
4) Fluminense.......................................25
5) Paraná...............................................24
6) Santos................................................24
7) Vasco.................................................22
8) Figueirense.........................................21
9) Juventude..........................................20
10) Goiás.................................................19
11) Atlético-PR.......................................17
12) São Caetano......................................17
13) Grêmio..............................................17
14) Palmeiras..........................................16
15) Botafogo............................................16
16) Santa Cruz.........................................15
17) Ponte Preta........................................15
18) Flamengo............................................14
19) Fortaleza.............................................13
20) Corinthians.........................................10

domingo, 30 de julho de 2006

FUTEBOL MUNDIAL - SIMÃO SABROSA PERMANECE NO BENFICA

O meia Simão Sabrosa deve permanecer no Benfica por enquanto, isso porque as negociações entre o jogador e o Valencia, clube que o pretendia, foram suspensas.
Segundo informações, Simão viajou hoje para a cidade de Valencia com o intuito de acertar as cláusulas do contrato, no entanto o jogador considerou a proposta da equipe insuficiente.
De acordo com Luiz Filipe Vieira, o presidente do Benfica, a equipe espanhola não valorizou o meia:
"O Valencia menosprezou Simão".
O português já atuou em uma equipe espanhola, o Barcelona, de 1999 a 2001.
Simão foi um dos 23 jogadores que Felipão convocou para a Copa do Mundo, inscrito com a camisa 11, ele participou de todos os jogos da seleção lusitana.

sábado, 29 de julho de 2006

OPINIÃO - final da Copa do Brasil



À exemplo do que já havia acontecido na primeira partida, o Flamengo entrou em campo na última quarta-feira postado em uma formação 3-6-1.

A principio o intuito foi o de anular o veloz contra-ataque vascaíno.

Mas, no final das contas, nem precisava, porque logo aos 16 minutos o atacante cruzmaltino Valdir Papel recebeu o segundo amarelo no jogo, a expulsão, além de obrigar sua equipe a jogar com apenas 10 homens, também tombou o já cambalido Vasco da Gama.

Aproveitando-se da situação, os jogadores flamenguistas souberam manter a posse de bola com segurança trocando passes no campo de ataque, vez por outra a equipe arriscava um tiro de fora da área.

Em uma dessas tentativas surgiu o gol rubronegro. Em jogada individual o ala-direito Leonardo Moura finalizou de longe, a bola tocou no zagueiro vascaíno e sobrou para o outro ala, o esquerdo, Juan pegou o rebote e finalizou para as redes.

Gol emblemático, em razão da participação de ambos os alas, os principais armadores do Flamengo de 2006.

Vencendo por um a zero o rubronegro estava apto a levar o título, só restava esperar o término do tempo regulamentar, nesse interím os jogadores já podiam até fantasiar a vitória e todos seus benéficios.

O que não pode é permanecer sonhando e esquecer da Libertadores de 2007, ou lembrar da competição há dias de seu início, precauções são necessárias para que a equipe de Ney Franco não dê vexame.

O próprio treinador parece concordar com isso:

"A partir desse título, já temos de começar a projetar 2007. Não podemos entrar na Libertadores de qualquer maneira".

Fábio Baiano e similares já demonstraram que não são reforços no sentido literal da palavra, em decorrência disto o bom-senso não recomenda a contratação.

Importante parece ser a garantia que determinados jogadores permaneção no Flamengo para a disputa da campetição sul-americana. Seja por término do contrato ou interesse alheio, Renato, Jônatas e Luizão correm risco de deixar o rubronegro até 2007, talvez a renovação de tais atletas seja de valorosa para a equipe, afinal todos já mostraram-se importantes no passado.

Fonte: UOL

FUTEBOL MUNDIAL - AIMAR DEIXA O VALENCIA

O meia argentino Pablo Aimar foi vendido hoje para o Zaragoza da Espanha, Aimar deixará o Valencia depois de 4 temporadas na equipe.

No Valencia o meia de 26 anos ganhou 2 títulos do Campeonato Espanhol e 1 da Copa da Uefa.

O argentino jogará ao lado do brasileiro Ewerthon na equipe do Zaragoza.

Aimar fez parte do elenco argentino que disputou a Copa do Mundo da Alemanha, o atleta não foi titular, mas jogou as partidas frente a Costa do Marfim, a Holanda e o México.

Fonte: ZARAGOZA MARCA

sexta-feira, 28 de julho de 2006

FUTEBOL MUNDIAL - NISTELROOY É APRESENTADO NO REAL MADRID


Como era esperado o atacante holandês Ruud van Nistelrooy passou pelos exames médicos na manhã de hoje e firmou contrato com o Real Madrid, confira algumas fotos:



Em sua apresentação, o jogador lembrou que irá repetir a parceria com o meia Beckham, uma vez que os dois já haviam atuado juntos no Manchester.

Nistelrooy ainda explicou que sua saída foi motivada pelo desgaste de relacionamento com o treinador dos 'Red Devils', Alex Ferguson.

Já Fabio Capello, o técnico do Real Madrid, garantiu que o holandês pode formar dupla de ataque com o brasileiro Ronaldo, além disso, ele revelou que pretende trazer mais reforços:

"Me falta no meio-de-campo jogadores que possam ajudar a equipe."

Fonte: MARCA BBC REAL MADRID

FUTEBOL MUNDIAL - MANCHESTER PERTO DE CONTRATAR VOLANTE

O Manchester United e o Tottenham chegaram a um acordo relativo a transferência do volante Michael Carrick.
O jogador deve realizar exames médicos na segunda-feira, caso não haja nenhum problema, Carrick deve firmar contrato com os 'Red Devils' no mesmo dia.
O treinador do Manchester, Alex Ferguson, buscava um volante de marcação desde a saída do irlandês Roy Keane em janeiro deste ano.
De acordo com informações Carrick já havia sido procurado pelo Manchester, no entanto as negociações não seguiram a diante.
Carrick fez parte do elenco da seleção inglesa que disputou a Copa da Alemanha, o volante participou do embate frente a equipe do Equador.
Fonte: BBC

quinta-feira, 27 de julho de 2006

FUTEBOL MUNDIAL - LIVERPOOL CONTRATA MAIS UM

O Liverpool concretizou ontem a compra de mais um reforço, desta vez quem se junta ao elenco de Rafa Benitez é o meia Jermaine Pennant, que pertencia ao Birmingham.
Informações dão conta de que o valor da transferência gira em torno de £6,7m.
O jogador esteve vinculado ao Arsenal de 99 a 2005, mas após ser emprestado para três clubes, dentre eles o Birmingham, Pennant deixou a equipe de Arsené Wenger.
O meia é quinto reforço do Liverpool para a próxima temporada, os demais atletas comprados são: o brasileiro Fábio Aurélio, Bellamy, Mark Gonzalez e Gabriel Paletta.
Em contrapartida Morientes, Cissé, dentre outros, deixaram o time comandado por Rafa Benitez.
ANÁLISE


Como qualquer vitória fora de casa em uma competição nos moldes da Libertadores da América, o 1 a 0 de ontem foi um ótimo resultado em favor do São Paulo.
Entretanto, em função do cenário que se desenrolava, é possível imaginar que o tricolor poderia sair do México com um placar ainda maior.
Isso porque nos 15 primeiros minutos de jogo o tricolor de mostras de que poderia dominar a partida com facilidade, para isso a equipe precisava trocar passes no campo de ataque.
Enquanto o time do Morumbi se aproveitou dessa artimanha, o Guadalajara foi inofensivo, principalmente porque se viu obrigado a recuar até seu campo de defesa, criando um buraco no meio-de-campo que a rigor impedia a ligação com o ataque.
Apenas quando o São Paulo passou a errar passes e viu frustradas suas tentativas de reter a posse de bola, o Chivas apareceu no jogo.
A partir dos 20' da etapa inicial a equipe do México mostrou suas garras, a principio o Guadalajara explorou a velocidade de sua dupla de ataque - composta por Bautista e Omar Bravo - com o decorrer do jogo, no entanto, o time da casa decidiu concetrar suas ações ofensivas na ponta direita, com Bravo caindo nas costas de Edcarlos.
O atacante venceu a maior parte dos lances, contudo ele não obteve sucesso nas tentativas de dar continuidade as jogadas.
A partida caminhava em banho Maria, até que o São Paulo conseguiu acertar a mão no final do segundo tempo.
Como consequência o tricolor voltou a ditar o rumo do jogo e aos 84min o centroavante Aloísio, que já havia demonstrado sido decisivo nos dois confrontos das oitavas contra o Palmeiras, girou sobre o defensor que o marcava e saiu de frente para o arqueiro Oswaldo Sánchez, o sãopaulino até poderia ter finalizado se não tivesse sido calçado antes, pênalti.
Rogério Ceni, como já é de praxe, abandonou o gol para cobrar a infração e pela sexagésima-quarta vez - sexagésima-segunda de acordo com a FIFA - colocou a bola nas redes do arqueiro adversário.
Alguns minutos se passaram até soar o apito final que ratificou o placar, um a zero, mas a sensação é de que poderia ser mais.
FUTEBOL MUNDIAL - SITE OFICIAL DO REAL MADRID GARANTE A CONTRATAÇÃO DE NISTELROOY

De acordo com o site oficial do Real Madrid, a contratação do centroavante Ruud van Nistelrooy foi acertada hoje.
A tendência é que o valor da transferência gire em torne de 15 milhões de Euros, uma vez que o manager do Manchester, Alex Ferguson, se mostrava irredutivel quanto a quantia.
Caso a notícia se confirme, van Nistelrooy será o quinto atacante do clube merengue, além dele o elenco conta com Ronaldo, Robinho, Cassano e Raúl, o brasileiro Julio Baptista ainda pode ser improvisado na posição.
Nistelrooy pediu para deixar o Manchester após perder a vaga de titular da equipe para o francês Saha.
O holandês assinou contrato válido por três temporadas com o Real Madrid, ele será apresentado amanhã a tarde, um pouco antes o jogador passará por uma bataria de exames médicos.
Copa do Brasil – Flamengo é campeão!


Pela segunda vez em sua história o "Mengão" conquistou o título da Copa do Brasil, hoje o “rubro negro carioca” derrotou o Vasco por 1 a 0 (gol de Juan) e levantou a taça.
O Flamengo podia ter perdido até por um gol de diferença, mas o time da “Gávea” provou sua superioridade e ficou com o título.
Parabéns Flamengo!

quarta-feira, 26 de julho de 2006

Campeonato Italiano - Inter de Milão é proclamada campeã



Devido as penalizações sofridas por Juventus e Milan o “scudetto” da temporada 2005-2006 ficou com a Inter de Milão. A equipe dos brasileiros Adriano, Julio César, Zé Maria, e agora de Maicon e Maxell, conquistou seu 14º título italiano (três a menos que o Milan).
A equipe herdou o campeonato graças às punições que foram atribuídas a Juventus e ao Milan, que foram acusados de manipular a arbitragem italiana.

Punições:

Juventus – A “Velha Senhora” perdeu os títulos dos dois campeonatos passados e foi rebaixada para a segunda divisão, começando a próxima temporada com 17 pontos a menos.

Milan – O time segue na elite e disputará a Liga dos Campeões, porém, os milanescos não herdaram o título da Juventus, pois perderam 30 pontos da última temporada (O Milan começa o próximo Calcio com 8 pontos a menos).

Fiorentina – A equipe de Florença foi mantida na primeira divisão, mas começa a próxima temporada com 19 pontos a menos.

Lazio – Também segue na elite do futebol italiano, mas com 11 pontos a menos.


OPINIÂO

Por algum motivo ainda sem explicação, nós temos a tendência de, em determinados momentos, nos basear em certas suposições.
Em 1994, por exemplo, os brasileiros concluíram que um intelectual deveria governar o país, oito anos mais tarde, chegou-se a uma tese bem distinta em relação a sua antecessora: o presidente deveria ser um homem provindo das camadas populares.
Atualmente foi possível observar um caso semelhante no Corinthians.
No jogo deste sábado os torcedores da organizada corintiana passaram a ofender Carlos Tévez, o acusando de haver tornado-se mercenário, ou seja de acordo com certos fãs o argentino só se importa com o dinheiro.
A atitude não é inédita, longe disso, em uma sequência de derrotas é comum que um dos jogadores seja chamado de vendido, mercenário e similares, os detratores não se prendem a detalhes significantes, tais como achar verossimilhança na acusação.
Pois bem.
Imaginemos que Tévez de fato alce a questão financeira a primeiro plano, isso não significa que o futebol - e consequentemente o Corinthians - seja jogado para escanteio, afinal a receita do argentino é totalmente dependente do esporte bretão, quão melhor for o desempenho do atacante, mais ele irá ganhar, isso é básico e serve para demonstrar que o pensamento dos torcedores é falacioso.
Os supostos apaixonados pelo alvinegro podem até agravar a situação, pois eleger como culpado o principal atleta do elenco, dono do maior potencial individual do elenco e que a principio não possui ligação direta com o problema, não é a atitude mais recomendada.
O caso é que tais suposições dificilmente tem embasamento e em razão disso sua consequência tende a ser negativa, quem cria as teses não se importa.
Mas deveria.

FUTEBOL MUNDIAL - REAL MADRID TENTA NISTELROOY

Quem pensa que após apresentar Cannavaro e Emerson, o Real Madrid fechou o elenco para a próxima temporada, está enganado.

Segundo a BBC, o clube merengue ofereceu 10,3 milhões de Euros para contar com os gols do holandês Ruud Van Nistelrooy.

O jogador já vinha sendo sondado pelo Bayern de Munique, que ofereceu cerca de 5 milhões de Euros ao Manchester United, clube do atacante. Porém, com a proposta do Real, o clube alemão provavelmente deverá aumentar sua proposta se quiser levar Nistelrooy.

O presidente do clube, Franz Beckenbauer, também não descartou a possibilidade do clube alemão ceder um atacante ao Manchester. Roy Makay e Cláudio Pizzaro poderiam então ser envolvidos nessa negociação.
Fonte: BBC AS
FUTEBOL MUNDIAL - EMERSON CHEGA AO REAL MADRID

Hoje foi a vez do brasileiro Émerson se apresentar ao Real Madrid. Assim como Cannavaro, apresentado ontem, o volante deixou a Juventus da Ítalia e chegou a Espanha como recomendação do novo técnico merengue: Fábio Capello.

É importante ressaltar que Capello é grande apreciador do futebol do volante da seleção brasileira. O italiano já treinou Émerson na Roma e na Juventus e nessas duas equipes a parceria deu certo, rendendo para as duas equipes títulos nacionais.


Decisão da Copa do Brasil - Vasco


Essa é a primeira vez que os “cruzmaltinos” chegam à decisão da Copa do Brasil. A equipe de São Januário nunca realizou grandes campanhas dentro da competição que garante uma vaga para Copa Libertadores da América. Porém, esse ano a história foi totalmente diferente dos demais e o Vasco conseguiu chegar a final.
Em seu caminho a equipe dirigida por Renato Gaúcho encontrou grandes adversários, como: o Criciúma nas oitavas-de-final e o Fluminense na semifinal.

Caminho percorrido pelo Vasco até chegar a final:

1º fase

Botafogo-PB 1 x 1 Vasco (jogo de ida)

Vasco 7 x 0 Botafogo-PB (jogo da volta)

2º fase

Iraty 2 x 2 Vasco (jogo de ida)
Vasco 5 x 1 Iraty (jogo da volta)

Oitavas de final

Criciúma 1 x 2 Vasco (jogo de ida)
Vasco 1 x 0 Criciúma (jogo da volta)

Quartas de final

Volta Redonda 0 x 0 Vasco (jogo de ida)
Vasco 2 x 1 Volta Redonda (jogo da volta)

Semifinal

Fluminense 0 x 1 Vasco (jogo de ida)
Vasco 1 x 1 Fluminense (jogo da volta)

Final


Flamengo 2 x 0 Vasco (jogo de ida)
Vasco x Flamengo (jogo do título)


Decisão da Copa do Brasil – Flamengo


Na primeira partida da decisão o “Mengão” conquistou uma boa vantagem ao derrotar o Vasco por 2 a 0 no Maracanã, e deu um passo importantíssimo na caminhada rumo ao título.
Essa é a 5º vez que o Flamengo decidi a final da Copa do Brasil, nos anos de 1990, 1997, 2003 e 2004, o time da Gávea chegou à decisão. Porém, mesmo estando presente em tantas finais, a equipe levantou a taça de campeão uma única vez (1990).

O Flamengo nas decisões da Copa do Brasil:

1990

Flamengo 1 x 0 Goiás (jogo de ida)
Goiás 0 x 0 Flamengo (jogo da volta)

1997

Grêmio 0 x 0 Flamengo (jogo de ida)
Flamengo 2 x 2 Grêmio (jogo da volta)

2003

Flamengo 1 x 1 Cruzeiro (jogo de ida)
Cruzeiro 3 x 1 Flamengo (jogo da volta)

2004

Santo André 2 x 2 Flamengo (jogo de ida)
Flamengo 0 x 2 Santo André (jogo da volta)

terça-feira, 25 de julho de 2006

FUTEBOL MUNDIAL - ARGENTINA EM CONVERSAÇÕES COM BASILE



Se o Brasil nomeou o ex-jogador Dunga como novo técnico da Seleção 'Canarinho', a Argentina está perto de acertar com o comandante do Boca Juniors, Basile.

Quem pode sair perdendo com isso é o Boca, uma vez que a equipe encontra dificuldades para achar um treinador substituto.

Bielsa e Maradona foram um dos nomes ventilados, entretanto segundo informações ambos declinaram o convite.
O nome da vez é Ricardo La Volpe, que dirigiu a Seleção do México nesta Copa.

O problema é que, a principio, La Volpe não pretende assumir o Boca imediatamente.

Em razão disso o presidente da equipe acena com a possibilidade de contar com Basile até o final do ano.
FUTEBOL MUNDIAL - COMISSÃO ITALIANA RETIFICA PENA

Fiorentina e Lazio voltam para a Série A, é concedido ao Milan o direito de jogar a Champions League e a Juventus começará com 17 pontos negativos na segunda divisão.
Com o novo veredicto jogadores como Kaká e Luca Toni, que eram alvo de especulação devem permanecer nos respectivos clubes.
A Internazionale, que acreditava ter o caminho facilitado para vencer a Série A, pode ter problemas, uma vez que o Milan terá apenas 8 pontos negativos, além disso o retorno de Fiorentina e Lazio a primeira divisão pode significar um abstaculo a mais para o clube de Adriano.
A Juventus alega ter recebido tratamento diferenciado e promete recorrer da decisão.
FUTEBOL MUNDIAL - CANNAVARO É APRESENTADO NO REAL MADRID

O zagueiro italiano Fábio Cannavaro foi apresentado hoje como novo reforço do Real Madrid, confira algumas fotos:

Cannavaro usará a camisa número 5 no clube merengue, na Juventus ele era o 28.

segunda-feira, 24 de julho de 2006

Opinião


Massa de manobra

Agora é fato, Dunga é o novo técnico da seleção brasileira, como tal decisão, a CBF segue a tendência de outras seleções, como a Holanda, que se renovou antes da copa com Marco van Basten e a Alemanha de Jurgen Klinsmann. A campeã Itália também se utilizou da mesma fórmula com Roberto Donadoni assumindo a equipe.

Técnicos com pouca ou nenhuma experiência estão em alta, muitas das grandes seleções do mundo buscam uma renovação e esperam que, com técnicos novos essa renovação seja completa. Entretanto, na decisão de Ricardo Teixeira, eu, particularmente acredito em outros motivos além da tão aclamada renovação.

Muito se falou após a eliminação brasileira diante da França dos amistosos milionários do marketing, dos contratos publicitários que, muitas vezes se sobressaíram diante do futebol e dos treinamentos da seleção. Porém, a direção da CBF gosta muito de certos luxos e não quer abrir mão dessas regalias, assim escolheu ao lado da Nike um treinador pouco experiente, que pode funcionar como um boneco, um fantoche nas mãos do patrocinador da seleção e do comando da CBF.

Dunga, que não tem nenhuma experiência como treinador participou recentemente do "reality show" da nike, o "joga 10" que dá chances a garotos, aspirantes a jogadores de futebol a ingressar no concorridíssimo mundo da bola.

Com a entrada de Dunga, podemos esperar novos amistosos contra seleções medíocres como Qatar, Emirados Árabes Unidos e qualquer outra equipe que puder pagar o "couver artístico" da seleção brasileira, afinal, acredita-se que o nome foi bastante debatido pelos patrocinadores e comando da CBF em diversas reuniões e, obviamente não escolheriam ninguém que desagrade nenhum dos lados.

O Revés

Porém, ainda existe uma esperança, apesar de participações em shows da Nike e não ter nenhuma experiência, a personalidade forte de Dunga é um fato que pode mudar o rumo da situação. Se Dunga realmente conseguir se impor diante dos seus comandantes. Mas mesmo se o capitão do tetra mostrar atitude e se rebelar diante da Nike e da CBF ainda terá que aprender como todo e qualquer pessoa que inicia uma nova profissão, e a seleção que atualmente é a primeira no ranking da FIFA é sua "cobaia".


Texto: Luiz Gallo

OPINIÃO

Estacionado na zona de rebaixamento em plena 13º rodada, o Corinthians tem que somar pelo menos mais quatro pontos para deixar a faixa da degola.
A posição em que a equipe se encontra, a última, está longe de ser fantasiosa, afinal o alvinegro conquistou menos de 30% dos pontos que disputou.
Devem existir diversas razões para isso, uma delas, provavelmente, está ligada a ausência de determinados atletas que compõem o elenco corintiano.
Carlos Alberto, Nilmar e Tévez vinham sendo os principais nomes do time, mesmo assim o trio só jogou junto em 3 partidas do Brasileiro, sendo que dentre estas, uma foi em um confronto frente o Fluminense e outra no clássico regional contra o São Paulo.
Quando enfrentou adversário historicamente mais fracos, a Ponte Preta, o Goiás e o Fortaleza, o alvinegro entrou em campo com um time abaixo do potencial que dispunha, como consequência, a equipe de Parque São Jorge conquistou apenas 1 dos 9 pontos que disputou.
Em um campeonato nos moldes do atual isso é um erro gravíssimo, uma vez que, contando com 20 participantes, o Brasileirão possui um número reduzido de times fracos, deixar de ganhar os confrontos contra eles implica na obrigação de se vencer clubes tradicionais, que teoricamente são mais fortes.
Brasil - Dunga é o novo treinador da Seleção Brasileira

A CBF divulgou nesta segunda-feira que Dunga será o substituto de Carlos Alberto Parreira no comando da seleção brasileira.
O anúncio foi de certa forma surpreendente, pois todos acreditavam que a disputa estava entre Vanderlei Luxemburgo e Paulo Autuori, treinadores consagrados e bastante respeitos no futebol brasileiro.
A decisão da CBF pode ter sido encorajada pelo sucesso de Jürgen Klismann durante a Copa do Mundo. Assim como Dunga, Klismann foi convidado a dirigir a seleção de seu país sem nunca ter treinado nenhuma outra equipe anteriormente. Outra semelhança é que os dois jogadores fizeram sucesso pelas respectivas seleções e conquistaram uma Copa do Mundo (Klismann em 90 e Dunga em 94).
O ex-jogador promete trazer ao time “canarinho” a mesma vontade que teve como jogador. “Vibração, motivação e vontade de vencer são imprescindíveis para vestir à camisa da seleção brasileira", disse o novo treinador da seleção.

Perfil de Dunga:

Nome: Carlos Caetano Bledorn Verri
Data de nascimento: 31/10/1963

Clubes pelo qual atuou:
Internacional (1983 - 1984)
Corinthians (1984 - 1985)
Santos (1986 - 1986)
Pisa (1987 - 1988)
Vasco (1987 - 1987)
Fiorentina (1988 - 1992)
Pescara (1992 - 1993)
Stuttgart (1993 - 1995)
Jubilo Iwata (1995 - 1998)
Internacional (1999 - 2000)
Títulos:
Campeonato Gaúcho - 1983 (Internacional)
Campeonato Gaúcho - 1984 (Internacional)
Campeonato Carioca - 1987 (Vasco)
Copa América - 1989 (Brasil)
Copa do Mundo - 1994 (Brasil)
Copa América - 1997 (Brasil)
Campeonato Japonês - 1997 (Jubilo Iwata)
Como treinador:
Nunca treinou uma equipe (assim como Klismann na Alemanha)


* Em caso de dúvida ou descrença o leitor pode confirmar a notícia em: http://cbfnews.uol.com.br/
Campeonato Brasileiro – 13º rodada


Os líderes

A liderança permaneceu com o São Paulo que agora tem 4 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o Cruzeiro.
Quem também merece um destaque especial é o Paraná, a equipe venceu o Cruzeiro e agora ocupa a 4º posição na tabela de classificação.


Ponte Preta 1 x 3 São Paulo

X

O “Tricolor Paulista” foi a Campinas enfrentar a “Macaca”, Muricy optou por poupar a equipe titular e escalou os reservas (com exceção ao goleiro Rogério Ceni), pois na próxima quarta-feira o São Paulo realiza a primeira partida da fase semifinal da Copa Libertadores da América contra o Chivas no México.
O jogo no Moisés Lucarelli foi duro de assistir, principalmente no primeiro tempo quando as duas equipes criaram poucas chances de gols. Na segunda etapa a partida melhorou e o time reserva do São Paulo virou o jogo para 3 a 1, conquistando assim mais 3 pontos na tabela de classificação.
Com a vitória a equipe do Morumbi se mantém na primeira colocação, agora 4 pontos a frente do segundo colocado. Já a Ponte Preta precisa melhorar, o time comandada por Marco Aurélio está na 16º colocação, apenas há um ponto da zona de rebaixamento.

Gols:
Tuto (12 min)
Lenílson (41 min e 72 min)
Alex Silva (52 min)


Paraná 1 x 0 Cruzeiro
X


No jogo entre o melhor ataque e a melhor defesa do campeonato, prevaleceu a força ofensiva dos paranaenses que derrotaram a “Raposa” numa partida tecnicamente muito ruim (jogadores culparam o estado do gramado pela baixa qualidade do espetáculo).
Com a vitória o Paraná sobe para a 4º colocação do torneio (ultrapassando o Fluminense) e torna-se umas das surpresas da competição. O Cruzeiro se mantém na segunda posição, porém, agora vê o líder, São Paulo, mais distante.

Gol:
Maicosuel (72 min)

Internacional 0 x 0 Botafogo
X


Assim como o São Paulo, o “Colorado” entrou em campo com uma equipe formada por jogadores reservas, pois na próxima quinta-feira o time comandado por Abel Braga enfrenta o Libertad em Assunção (Paraguai), pela fase semifinal da Copa Libertadores da América.
Os reservas do Internacional não tiveram a mesma sorte dos reservas do clube paulista, a equipe gaúcha não conseguiu superar a forte marcação do Botafogo e conquistou apenas um empate (0 x 0).
O resultado manteve o Inter na 3º colocação com o mesmo número de pontos que o Cruzeiro (25). O Botafogo está em 13º, porém a equipe precisa melhorar, pois apenas 2 pontos separam o “Fogão” da zona de rebaixamento.

Fluminense 2 x 2 São Caetano
X


Mais uma vez o “Tricolor Carioca” decepcionou sua torcida ao ceder o empate à equipe adversária. Desta vez o time comandado por Osvaldo de Oliveira, vencia o São Caetano por 2 a 1 até os 60 minutos de jogo, quando Wellington Amorim (São Caetano) empatou a partida após um belo chute de primeira.
As duas equipes reclamaram bastante da arbitragem de Sérgio da Silva Carvalho (DF) que validou um gol de mão para o Fluminense e deu um pênalti duvidoso para os paulistas.
Com o resultado o “Flu” cai para a 5º colocação, sendo ultrapassado pelo Paraná que possui um saldo de gols mais positivo que a equipe carioca (os dois times estão com 24 pts.). O São Caetano começa a esboçar uma reação dentro do campeonato, o empate com o “Tricolor das Laranjeiras” coloca a equipe dentro da zona de classificação para a Copa Sul Americana (11º posição).

Gols:
Petkovic (26 min)
Anderson Lima (39 min)
Juliano (54 min)
Wellington Amorim (59 min)

Zona do rebaixamento

Por incrível que possa parecer o Corinthians é o novo lanterna da competição com apenas 10 pontos ganhos. A equipe do Parque São Jorge enfrentou o Fortaleza (penúltimo colocado do Campeonato) e conseguiu apenas um empate (2 x 2). Já o seu arqui-rival, Palmeiras, mantém a boa fase e derrota o Goiás fora de casa por 3 a 1.
O Santa Cruz, que também esta na zona de rebaixamento conseguiu uma bela vitória sobre o Flamengo por 3 a 0 e subiu uma posição na tabela.

Resultados dos lanternas:

(20º) Corinthians 2 x 2 Fortaleza (19º)
(18º) Santa Cruz 3 x 0 Flamengo (15º)
(9º) Goiás 1 x 3 Palmeiras (17º)

Outros resultados:

(8º) Vasco 2 x 1 Atlético-PR (14º)

(7º) Santos 3 x 2 Juventude (10º)

sábado, 22 de julho de 2006

FUTEBOL MUNDIAL - KILY GONZÁLEZ VAI PARA O ROSÁRIO CENTRAL

O meia Kily González acertou sua transferência para o Rosário Central da Argentina.
Assim como o ex-companheiro de Internazionale Verón, Kily preferiu atuar pelo clube em que começou sua carreira em detrimento de um grande clube de seu país, o Boca Juniors, que segundo informações tinha interesse na contratação do jogador.
Kily estreou no Rosário em 1993, tendo saído dois anos mais tarde.
O meia fez 7 gols nas cinquenta e uma partidas do Campeonato Argentino que fez no Rosário.
FUTEBOL MUNDIAL - CHELSEA VENDE DOIS

O Chelsea da Inglaterra confirmou nesta semana a venda do espanhol Del Horno e do irlandês Duff, a saída de ambos jogadores já era esperada.
Del Horno foi comprado pelo Valencia, ele deve assumir a posição de titular da equipe, uma vez que os dois laterais-esquerdo que o clube possuía não estão mais disponiveis, Fábio Aurélio foi para o Liverpool enquanto Carboni se aposentou.
Já o ponta Duff vai vestir a camisa do Newcastle na próxima temporada, notícias davam conta de que o atleta iria para o Tottenham, no entanto o Chelsea rejeitou a oferta feita pelo time londrino.
Seleção Brasileira - Renovação

Dando continuidade a série que retrata a provável renovação que sofrerá a Seleção Brasileira, hoje apresentaremos aos nossos leitores opções para a lateral direita, que durante anos teve o capitão Cafu como titular.

Lateral direito:

Um dos mais criticados após a eliminação brasileira na Copa do Mundo, Cafu, mesmo dizendo que quer disputar a Copa de 2010 não deve continuar, afinal, além de seus 36 anos de idade, sua atuação completamente apática contra a seleção francesa parece encerrar uma era na lateral direita da seleção.
A lateral direita, que foi um problema na década de 90 tem hoje inúmeras opções de jogadores talentosos que podem vestir a camisa 2 da seleção do Brasil.

Cicinho

O substituto natural de Cafu, reserva na Copa da Alemanha, Cicinho, de 26 anos é veloz e tem características bem ofensivas, atuou no Real Madri neste último semestre, mas ganhou grande destaque no São Paulo, onde conquistou a Libertadores da América e o Mundial de Clubes de 2005. Peça fundamental da equipe paulista, Cicinho conquistou com suas grandes atuações uma vaga na seleção brasileira e a transferência para a Espanha.
Cicinho também obteve notoriedade após a final da Copa das Confederações de 2005 contra a Argentina.

Maicon

Jogou de 2000 a 2003 no Cruzeiro e as últimas duas temporadas no Mônaco da França, recém contratado da Inter de Milão, o lateral direito completará 25 anos no próximo mês, dia 26 de julho. Maicon tem como principal característica, assim como Cicinho, a ofensividade aliada a grande vitalidade física.
O lateral atuou na seleção brasileira que disputou o pré-olímpico de 2004, também foi lembrado em algumas convocações por Parreira, mas não conseguiu se manter no grupo que disputou a Copa da Alemanha.

Daniel Alves

Com passagem pela seleção brasileira sub-20, Daniel Alves de 23 anos, se transferiu para o Sevilla da Espanha na temporada 2003-04. O jogador tornou-se elemento indispensável da equipe que conquistou a Copa da UEFA na última temporada.
Daniel atua tanto na lateral quanto no meio campo e possui como principais características o bom arremate de longa e média distância, a velocidade e a vontade de jogar (a garra demonstrada em campo fez com que o jogador se torna-se um dos “queridinhos” da torcida).
Muitos o consideram um jogador de grande futuro, porém, para o futebol mundial Daniel já se tornou um grande jogador.
Sondado pelo Liverpool para a próxima temporada, o baiano Daniel teve a proposta de se naturalizar espanhol para ocupar a vaga de Michel Salgado na “Fúria”, mas preferiu esperar a oportunidade na seleção de seu país de origem.

Outras opções:

- George Lucas (recém contratado pelo Celta o lateral de 22 anos atuou pelo Grêmio e Atlético Mineiro)
- Eduardo Ratinho (com 18 anos é o atual lateral direito do Corinthians e da seleção brasileira sub 20)
- Ilsinho (recém contratado pelo São Paulo, o jovem jogador parece ter um grande futuro pela frente)
- Rafinha (o atleta foi o lateral direito titular da seleção brasileira que disputou o mundial sub-20 na Holanda em 2005)

*Rafinha foi revelado pelo Coritiba e atualmente joga no Schalke 04


Texto: Luiz Gallo
Participação: Marcel Jabbour e Ricardo Levy

sexta-feira, 21 de julho de 2006

FUTEBOL MUNDIAL - BARCELONA CONTRATA THURAM E ZAMBROTTA

Na manhã de hoje a Juventus confirmou a venda dos defensores Thuram e Zambrotta para o Barcelona pelo valor de 19 milhões de euros, o arqui-rival Real Madrid também possuía interesse no italiano.
Quem deve sair perdendo com a transferência são Silvinho e Belletti, uma vez que os dois eram reservas da equipe, um na lateral-esquerda e o outro na direita, o também lateral Zambrotta pode atuar em ambos os lados, com isso ele deve rebaixar os brasileiros para terceira opção do técnico Frank Rijkaard.
O zagueiro Thuram, por sua vez, irá disputar a titularidade com Rafa Marquez e Puyol, os dois atletas que formaram a zaga azul grená na temporada passada.
Já são quatro os jogadores que deixaram a Juventus após a decisão que obrigou o time a disputar a segunda divisão do Campeonato Italiano, hoje a Gazzetta dello Sport noticiou que o volante Vieira é pretendido pela Internazionale.
Deschamps, o técnico da equipe de Turim, espera que, dos seus jogadores de primeiro escalão, pelo menos Nedved, Buffon e Del Piero permaneçam, este último está na Juventus desde 93, quando foi comprado junto ao Padova, essas 13 temporadas que jogou no clube consolidaram uma identidade do atacante com a 'Velha Senhora'.
FUTEBOL MUNDIAL - PARREIRA ESTÁ PRÓXIMO DE FECHAR CONTRATO COM A SELEÇÃO DA ÁFRICA DO SUL


Segundo o jornal “Mail & Guardian”, o ex-treinador da seleção brasileira Carlos Alberto Parreira aceitou a proposta de dirigir a seleção sul-africana, que será a anfitriã da Copa de 2010 (só falta a assinatura do contrato).

Molefi Oliphant, presidente da Safa (South African Football Association) relatou a imprensa que “agora é apenas uma questão de formalidade. A única coisa que estamos aguardando é sua assinatura, e tudo deve ser concluído até o fim de semana”.

O treinador comentou o assunto em uma entrevista cedida ao jornal “O Estado de São Paulo”. Parreira afirmou o seguinte: “A proposta realmente é oficial, o negócio é sério, muito sério mesmo, estou pensando sobre o assunto”.

O certo é que se Carlos Alberto Parreira aceitar a proposta do país africano, ele poderá disputar sua sexta Copa do Mundo como comandante de uma seleção.

Outras Copas disputadas por Parreira como treinador:

1982 – seleção do Kuait
1990 – Emirados Árabes
1994 e 2006 – Brasil
1998 - Arábia Saudita

quinta-feira, 20 de julho de 2006

OPINIÃO

A penalidade perdida ontem pelo atleta do Estudiantes, Carrusca, além de garantir a classificação do São Paulo para a semifinal da Libertadores, também impediu que se cometesse uma injustiça contra o meia Danilo.
A história mostra que caso o São Paulo fosse desclassificado o meia tricolor seria crucificado, assim como foi Palhinha em 94, quando também deixou de converter um pênalti.
Em saídas repentinas de uma competição, como a do Brasil nesta Copa, a catarse parece tomar conta dos torcedores, as glórias do passado, mesmo o recente, somem. Para muitos não importa se o treinador Carlos Alberto Parreira venceu a Copa dos Estados Unidos, a Copa do Brasil de 2002 ou a Copa América de 2004, após o jogo das quartas-de-final do Mundial ele seré visto com imcompetente, mesmo que já tenha provado antes que isso ele não é.
Provavelmente o mesmo ocorreria com Danilo, o torcedor deixaria de lado os 12 gols marcados pelo meia nesse ano, mesmo que um destes tenha ocorrido na vitória sobre o arqui-rival Corinthians pelo placar de 2 a 1.
Ao menos agora Danilo deve jogar mais duas partidas válidas pela Libertadores, serão mais duas oportunidades para o camisa 10 demonstrar seu caráter decisivo e como consequência ele poderá lembrar sua virtudes aos torcedores, mesmo que o erro de Carrusca tenha impedido que eles esquecessem.
Copa Libertadores - Quartas de final



Inter x LDU

O internacional é outro time brasileiro classificado para as semi-finais da Taça Libertadores da América. O colorado bateu a Liga Deportiva Universitária(LDU), por 2 a 0 em Porto Alegre, e garantiu sua vaga à próxima fase da competição. O Inter precisava vencer por dois gols de diferença, já que foi derrotado por 2 a 1 no jogo realizado no Equador.

Acontecendo o contrario do que se esperava, a LDU saiu para o jogo trocando passes no meio de campo, tentando envolver os jogadores do time gaúcho. O Inter demonstrava sinais de nervosismo e errava nas conclusões. Em uma jogada de Fernandão, um chute de fora da área, a bola passou perto do gol do goleiro Mora.

No segundo tempo, logo aos 6 minutos, Rafael Sóbis recebeu bola de Fernandão, driblou o zagueiro e chutou para o fundo das redes. Era o primeiro do Inter. Nos 15 minutos finais, o colorado pouco produziu, e se fechou de forma eficiente, tentando evitar que o adversário levasse perigo a seu gol. Aos 42 minutos em bola lançada, Renteria, que havia entrado no lugar de Sóbis, colocou a bola por cima do goleiro fazendo 2 a 0 e dando números finais a partida.
Texto: Renato Sardim
Copa Libertadores - Quartas de final



São Paulo x Estudiantes

O torcedor tricolor teve que esperar até a disputa dos pênaltis para comemorar a vaga nas semi-finais da Libertadores. O São Paulo enfrentou muitas dificuldades para passar pelo Estudiantes que havia vencido o primeiro duelo por 1 a 0 na Argentina, realizado antes mesmo da Copa do Mundo.
No começo da partida a equipe Argentina marcou a saída de bola da equipe paulista, dificultando assim as ações dos comandados de Muricy Ramalho que não conseguiram criar quase nada na primeira etapa, mas o São Paulo acabou sendo premiado do final do primeiro tempo. Em falta cobrado por Junior o zagueiro Edcarlos abriu o marcador colocando os paulistas na frente.
No segundo tempo, a partida mudou completamente e o São Paulo, mais tranqüilo, jogava com mais facilidade, criando varias oportunidades de gol.
Mesmo com toda a superioridade alcançada ao longo do segundo tempo, os 90 minutos terminaram com o placar de 1 a 0 para tricolor paulista. Esse resultado levou a partida para a decisão por pênaltis. Danilo desperdiçou a quarta cobrança mas Rogério defendeu o pênalti seguinte do Estudiantes garantindo a igualdade. Na ultima cobrança Junior, com muito tranqüilidade, marcou enquanto Carrusca chutou para fora dando a vitória para o São Paulo.
Texto: Renato Sarim
FUTEBOL MUNDIAL - CHELSEA PODE DAR ADEUS A DOIS JOGADORES

O Chelsea ganhou holofotes em razão de suas contratações recentes, dentre outros, chegaram Shevchenko e Ballack.
No entanto, a equipe de Londres pode se desfazer de alguns jogadores.
O lateral-esquerdo Del Horno, contratado na última temporada, vem sendo alvo de fortes especulações, informações dão conta de que ele pode se transferir para o Valencia.
Assim como o ponta irlandês Duff, que perdeu espaço no time titular do Chelsea após a ascensão de Joe Cole.
De todo modo, o treinador dos 'blues', José Mourinho, garante que sua equipe fará mais uma aquisição para a próxima temporada, alguns garantem que será o inglês Ashley Cole, o lateral pertence ao rival Arsenal.
FUTEBOL MUNDIAL - FUTURO DA ARGENTINA E DO BOCA

Assim como Parreira deixou o Brasil, o treinador José Pekérman optou pela saída da Seleção Argentina, a decisão colocou a AFA em polvorosa a procura de um novo comandante.
Informações de hoje dão conta de que o presidente da confederação argentina, Julio Grandona, fez um convite para o atual técnico do Boca Juniors, Alfio Basile.
Basile treinou a Argentina na Copa de 94, desde que assumiu o Boca ele ganhou todos os títulos que disputou, a Copa Sulamericana de 2005, o Torneio Apertura do mesmo ano e o Torneio Clausura de 2006.
Sentindo que pode perder seu treinador, o clube argentino, está atrás de um substituto para Basile, Marcelo Bielsa e Diego Maradona são, por enquanto, os principais nomes da lista, que também conta com Ricardo La Volpe.

quarta-feira, 19 de julho de 2006

FUTEBOL MUNDIAL - SEGUNDO SITE OFICIAL CANNAVARO E EMERSON JÁ SÃO JOGADORES DO REAL MADRID


De acordo com o site oficial do Real Madrid o clube merengue entrou em acordo com a Juventus para contratar o zagueiro Cannavaro e o brasileiro Emerson.
Caso isto se confirme a zaga do Real Madrid pode ser formada por Sérgio Ramos e Cannavaro, Woodgate e Hélguera correm por fora.
O volante Emerson deve ser titular absoluto saciando a vontade dos críticos que exigiam a entrada de um meia voluntarioso na equipe.
Está será a terceira vez que o brasileiro joga em uma equipe dirigida por Fábio Capello, as outras ocorreram na Roma e na Juventus.
É válido ressaltar que o site do Real Madrid anunciou ontem a chegada do holandês van Nistelrooy, fato que não aconteceu já que segundo informações o Manchester rejeitou a proposta da equipe espanhola.
FUTEBOL MUNDIAL - ABBONDANZIERI PRÓXIMO DE DEIXAR O BOCA


Ao contrário do que o DiLetra disse, o goleiro do Boca, Roberto Abbondanzieri, deve deixar a equipe.

O titular da argentina almejava ser contratado por um clube europeu o mais rápido possível, pois, prestes a completar 34 anos, ele acredita ser está a última oportunidade para atuar no velho continente.

O destino deve ser o Getafe. Abbondanzieri viaja hoje a noite para Espanha a fim de consumar a contratação.

Para seu lugar o Boca investe na aquisição do paraguaio Bobadilla.

Mesmo antes das negociações se completarem o goleiro já trouxe alegria aos torcedores do Boca, isso porque atualmente ele defende as cores do Libertad, equipe que desclassificou o arqui-rival River Plate da Libertadores ontem, após vitória por 3 a 0.

Bobadilla também assumiu a posição de titular da Seleção Paraguaia na Copa do Mundo depois da lesão de Villar na primeira partida.

Quem também pode ser adquirido pelo Boca Juniors é o meia Kily González, o jogador que não deve mais ser utilizado pela Internazionale, está na Argentina para tentar definir seu futuro.

Notícias dão conta de que tanto o Boca quanto o Rosácio Central tem interesse na contratação do meia.

Fonte: CLARÍN WIKIPEDIA CLARÍN
Seleção Brasileira – Renovação



A decepcionante participação do Brasil na Copa do Mundo da Alemanha mostrou a todos os brasileiros a necessidade de uma renovação, parece não haver mais espaço para jogadores como Dida, Cafu, Roberto Carlos, Emerson, Zé Roberto e muitos outros que já possuem uma idade avançada e não deverão ter condições de disputar o próximo Mundial. È hora de pensar nos mais novos e investir na renovação do grupo “canarinho”.

Por isso, nós do Diletra resolvemos apresentar aos nossos leitores algumas sugestões, nomes que poderão ser lembrados pelo próximo treinador ou, que no atual momento, estejam merecendo uma convocação.

Começaremos falando sobre os goleiros e daremos seqüência apresentando nomes de jogadores que poderão atuar pelas laterais, na zaga, como volantes e meias, e por fim no ataque.

Goleiros:

No Brasil existem diversos goleiros que possuem enorme qualidade, exemplos não faltam, podemos citar nomes como o de Rogério Ceni, Dida, Marcos e muitos outros que defendem com enorme louvor o gol de seus times.

Mas como todos sabemos esses goleiros já possuem uma idade avançada e não deverão ter condições de disputar a Copa do Mundo da África do Sul em 2010. Então, a opção deverá ser investir nos goleiros menos experientes, como Julio César, Gomes, Fábio e Diego Cavalieri.

O mais cotado para assumir a camisa número 1 da seleção brasileira é Julio César que atualmente é titular na Internazionale de Milão. O goleiro de 27 anos já provou sua capacidade durante a Copa América de 2004, quando o treinador Carlos Alberto Parreira deu a titularidade ao atleta, que agradou a todos com suas brilhantes atuações. Julio César tem outro trunfo na manga para conseguir a vaga de goleiro titular da seleção, ele esteve presente na última Copa do Mundo como terceiro goleiro.

Outra opção possível é Gomes. Ele foi o goleiro titular da última seleção olímpica (quando ainda atuava no Cruzeiro), além disso, foi nome presente em muitas das listas de Carlos Alberto Parreira nos últimos anos. Atualmente no PSV da Holanda, Gomes vem ganhando muita experiência ao disputar competições internacionais como, por exemplo, a UEFA CHAMPIONS LEAGUE. Sua alta estatura e reflexo apurado lhe garantiram a posição de titular da equipe holandesa, atual campeã nacional.

Porém, além de Julio César e Gomes existem nomes que correm por fora nessa briga rumo ao posto de titular da seleção “canarinho”. São atletas que ainda não jogam na Europa e por enquanto constroem suas carreiras aqui mesmo no Brasil. Exemplos são os goleiros Fábio (atualmente no Cruzeiro o jogador foi reserva de Julio César na Copa América de 2004), Diego Silva (hoje no Fluminense o atleta foi vice-campeão da Copa Libertadores da América pelo Atlético Paranaense) e Diego Cavalieri (goleiro de apenas 24 anos que parece ter um grande futuro pela frente).

Gostaríamos de deixar claro que são nomes que poderão aparecer em convocações futuras, não se trata de uma tentativa de adivinhação, mas sim de sugestões.

Favoritos a conquista da vaga:

Julio César (Inter de Milão)
Gomes (PSV)

Correm por fora:

Fábio (Cruzeiro)
Diego (Fluminense)
Diego Cavalieri (Palmeiras)
Renan (Inter)
Bruno (São Paulo)

*Renan foi o goleiro titular da seleção sub-20 no Mundial disputado na Holanda em 2005 e Bruno foi o seu reserva.



Texto: Marcel Jabbour e Ricardo Levy

Participação: Luiz Gallo