A decepcionante participação do Brasil na Copa do Mundo da Alemanha mostrou a todos os brasileiros a necessidade de uma renovação, parece não haver mais espaço para jogadores como Dida, Cafu, Roberto Carlos, Emerson, Zé Roberto e muitos outros que já possuem uma idade avançada e não deverão ter condições de disputar o próximo Mundial. È hora de pensar nos mais novos e investir na renovação do grupo “canarinho”.
Por isso, nós do Diletra resolvemos apresentar aos nossos leitores algumas sugestões, nomes que poderão ser lembrados pelo próximo treinador ou, que no atual momento, estejam merecendo uma convocação.
Começaremos falando sobre os goleiros e daremos seqüência apresentando nomes de jogadores que poderão atuar pelas laterais, na zaga, como volantes e meias, e por fim no ataque.
Goleiros:
No Brasil existem diversos goleiros que possuem enorme qualidade, exemplos não faltam, podemos citar nomes como o de Rogério Ceni, Dida, Marcos e muitos outros que defendem com enorme louvor o gol de seus times.
Mas como todos sabemos esses goleiros já possuem uma idade avançada e não deverão ter condições de disputar a Copa do Mundo da África do Sul em 2010. Então, a opção deverá ser investir nos goleiros menos experientes, como Julio César, Gomes, Fábio e Diego Cavalieri.
O mais cotado para assumir a camisa número 1 da seleção brasileira é Julio César que atualmente é titular na Internazionale de Milão. O goleiro de 27 anos já provou sua capacidade durante a Copa América de 2004, quando o treinador Carlos Alberto Parreira deu a titularidade ao atleta, que agradou a todos com suas brilhantes atuações. Julio César tem outro trunfo na manga para conseguir a vaga de goleiro titular da seleção, ele esteve presente na última Copa do Mundo como terceiro goleiro.
Outra opção possível é Gomes. Ele foi o goleiro titular da última seleção olímpica (quando ainda atuava no Cruzeiro), além disso, foi nome presente em muitas das listas de Carlos Alberto Parreira nos últimos anos. Atualmente no PSV da Holanda, Gomes vem ganhando muita experiência ao disputar competições internacionais como, por exemplo, a UEFA CHAMPIONS LEAGUE. Sua alta estatura e reflexo apurado lhe garantiram a posição de titular da equipe holandesa, atual campeã nacional.
Porém, além de Julio César e Gomes existem nomes que correm por fora nessa briga rumo ao posto de titular da seleção “canarinho”. São atletas que ainda não jogam na Europa e por enquanto constroem suas carreiras aqui mesmo no Brasil. Exemplos são os goleiros Fábio (atualmente no Cruzeiro o jogador foi reserva de Julio César na Copa América de 2004), Diego Silva (hoje no Fluminense o atleta foi vice-campeão da Copa Libertadores da América pelo Atlético Paranaense) e Diego Cavalieri (goleiro de apenas 24 anos que parece ter um grande futuro pela frente).
Gostaríamos de deixar claro que são nomes que poderão aparecer em convocações futuras, não se trata de uma tentativa de adivinhação, mas sim de sugestões.
Favoritos a conquista da vaga:
Julio César (Inter de Milão)
Gomes (PSV)
Correm por fora:
Fábio (Cruzeiro)
Diego (Fluminense)
Diego Cavalieri (Palmeiras)
Renan (Inter)
Bruno (São Paulo)
*Renan foi o goleiro titular da seleção sub-20 no Mundial disputado na Holanda em 2005 e Bruno foi o seu reserva.
Texto: Marcel Jabbour e Ricardo Levy
Participação: Luiz Gallo
4 comentários:
Parabens pelo trabalho
Realmente tivemos nesses últimos anos uma excelente safra de goleiros
Alguém saberia m informar onde anda o Saulo, ex-Santos?
Gostava bastante dele, acho q o meu Santos estava mais seguro com ele do q com Fábio Costa
Abraço para todos
Olha o que eu sei te dizer é que ele não renovou contrato com o Santos.
Tentei procurar seu destino atual, mas não achei nada.
Durante sua saída surgiram algumas informações de que ele iria para o Guarani ou para o Atlético do Paraná.
Pois Bem.
O site do Atlético Paranaense informa que não há nenhum Saulo em seu elenco.
Já o Guarani está sem site oficial no momento e eu particularmente não achei um lugar que mostrasse todos os atletas do Bugre, o que eu vi é que o goleiro titular deles é o Fernando, por isso tenho a impressão que lá o Saulo também não está.
Talvez ele esteja parado, ou talvez tenha ido para um mercado secundário.
No mais também acho que ele poderia ajudar mais o Santos em comparação com o Fábio Costa.
Abraços.
O Helton do F.C.Porto também é muito bom.
Não é qualquer um que tira o lugar ao ídolo Vítor Baía...
É verdade
Helton poderia ser mais um nome desta lista, até pq o goleiro tem apenas 28 anos e chegaria a Copa de 2010 com 32.
Uma idade que não pesa para os jogadores desta posição
Postar um comentário