Massa de manobra
Agora é fato, Dunga é o novo técnico da seleção brasileira, como tal decisão, a CBF segue a tendência de outras seleções, como a Holanda, que se renovou antes da copa com Marco van Basten e a Alemanha de Jurgen Klinsmann. A campeã Itália também se utilizou da mesma fórmula com Roberto Donadoni assumindo a equipe.
Técnicos com pouca ou nenhuma experiência estão em alta, muitas das grandes seleções do mundo buscam uma renovação e esperam que, com técnicos novos essa renovação seja completa. Entretanto, na decisão de Ricardo Teixeira, eu, particularmente acredito em outros motivos além da tão aclamada renovação.
Muito se falou após a eliminação brasileira diante da França dos amistosos milionários do marketing, dos contratos publicitários que, muitas vezes se sobressaíram diante do futebol e dos treinamentos da seleção. Porém, a direção da CBF gosta muito de certos luxos e não quer abrir mão dessas regalias, assim escolheu ao lado da Nike um treinador pouco experiente, que pode funcionar como um boneco, um fantoche nas mãos do patrocinador da seleção e do comando da CBF.
Dunga, que não tem nenhuma experiência como treinador participou recentemente do "reality show" da nike, o "joga 10" que dá chances a garotos, aspirantes a jogadores de futebol a ingressar no concorridíssimo mundo da bola.
Com a entrada de Dunga, podemos esperar novos amistosos contra seleções medíocres como Qatar, Emirados Árabes Unidos e qualquer outra equipe que puder pagar o "couver artístico" da seleção brasileira, afinal, acredita-se que o nome foi bastante debatido pelos patrocinadores e comando da CBF em diversas reuniões e, obviamente não escolheriam ninguém que desagrade nenhum dos lados.
O Revés
Porém, ainda existe uma esperança, apesar de participações em shows da Nike e não ter nenhuma experiência, a personalidade forte de Dunga é um fato que pode mudar o rumo da situação. Se Dunga realmente conseguir se impor diante dos seus comandantes. Mas mesmo se o capitão do tetra mostrar atitude e se rebelar diante da Nike e da CBF ainda terá que aprender como todo e qualquer pessoa que inicia uma nova profissão, e a seleção que atualmente é a primeira no ranking da FIFA é sua "cobaia".
Texto: Luiz Gallo
2 comentários:
Concordo contigo, acho que não é o escolhido para a Copa de 2010. Está aí de boi-de-piranha.
Serve para o que falaste e serve também para não queimar o treinador que realmente esteja nos planos da CBF para a Copa da África do Sul
Abraços
Victor
Hauhauahuahaauhauahau espero que seja mesmo
Não curti essa nomiação
Postar um comentário