quarta-feira, 31 de maio de 2006

FUTEBOL MUNDIAL - SHEVA E CHELSEA CHEGAM A UM ACORDO


O atacante da Ucrânia, Andriy Shevchenko, assinou hoje contrato de quatro anos com o Chelsea.
"Existe um momento certo para chegar em um clube de futebol e eu penso que eu desembarquei aqui no momento perfeito."
"Segui a carreira do Sr. Mourinho com atenção nos últimos anos e eu fiquei bastante impressionado com a forma com que ele dirige."
Mourinho devolveu os elogios:
"Hoje é o dia em que o sonho torna-se realidade. Andriy sempre foi minha primeira opção para o Chelsea."
O preço exato da aquisição ainda não foi informado, informações dão conta de que o valor gira em terno de £30.
Shevchenko é o terceiro reforço do clube londrino, antes juntaram-se a equipe o meia Ballack e o centroavante Kalou.
Embora o Chelsea tenha afirmado que pretendia fazer três contratações, ainda podem vestir a camisa azul o brasileiro Roberto Carlos e o arqueiro português Hilario.

terça-feira, 30 de maio de 2006

PORTUGAL

A presença da selecção portuguesa no Mundial da Alemanha está sendo vivida com grande otimismo entre os portugueses. Nós apontamos frequentemente a equipa como uma das possíveis candidatas ao título.

Para este estado de espírito contribuiu muito a excelente fase de alguns jogadores portugueses em clubes estrangeiros – sobretudo Cristiano Ronaldo e Deco – bem como, a ainda viva recordação da Euro 2004.

Na qual, Portugal, jogando em casa, conseguiu ser finalista de uma grande competição internacional pela primeira vez na sua história (e fez esquecer o Mundial 2002), feito que foi seguido por uma qualificação bastante fácil para este Mundial, não qual, não perdeu nenhum jogo e, dentre outros resultados, goleou a Rússia por 7-1.

Entretanto, ao analisar objectivamente a “Selecção das Quinas”, parece precipitado integrá-la entre as principais favoritas, dada a enorme qualidade de equipas como o Brasil, Argentina, Inglaterra ou França, sem esquecer a anfitriã Alemanha. Uma presença nas semi-finais já seria um êxito, e igualaria a melhor classificação de nossa história, conseguida com Eusébio em 1966, naquele que foi o ponto mais alto de todo o historial do futebol luso.

A convocação feita por Scolari não agradou a todos, sobretudo por deixar de fora Ricardo Quaresma, hábil extremo do F.C.Porto e um dos melhores jogadores da Liga Portuguesa. Quaresma, ofuscado na equipa principal por Figo e Cristiano Ronaldo, ficou entregue à equipa sub-21 que disputa o Europeu precisamente em Portugal e que, diga-se, não está a correr nada bem à selecção da casa. Esta ausência trouxe a antipatia dos torcedores do clube nortenho, já pouco simpáticos ao selecionador brasileiro em virtude da sua insistência em não convocar o guarda-redes Vítor Baía desde os tempos do Europeu de Portugal.

Á exceção dos portistas, pode-se no entanto dizer que os portugueses, de uma forma geral, estão com Scolari e esperam que ele possa continuar a dar alegrias ao país.

O selecionador brasileiro adoptou uma filosofia a qual os torcedores lusos não estavam muito habituados, chamando, não os jogadores em melhor forma, mas antes constituindo um grupo fixo com poucas mexidas (baseado na equipa que disputou o Euro) e que garante uma coesão e um espírito de grupo assinaláveis. Assim se entende a chamada de jogadores que não têm praticamente sido utilizados nos últimos meses, como Hugo Viana (Valência), Quim (terceiro guarda-redes do Benfica), Helder Postiga (St.Etienne), Costinha (sem clube), Ricardo Costa (F.C.Porto) e Maniche (Chelsea).

O esquema táctico português não vai apresentar qualquer surpresa. Será basicamente um 4-2-3-1.

Na baliza da equipa portuguesa estará Ricardo (Sporting), um pouco apreciado pelo público devido ao caso acima referido e também devido a algumas falhas em partidas do seu clube. É um guarda-redes muito forte entre as traves, mas que deixa a desejar no jogo aéreo.


O quarteto defensivo sofreu uma baixa importante com a grave lesão do titularíssimo Jorge Andrade (Corunha), neste momento ainda não se sabe como será suprida, havendo três candidatos: Fernando Meira (Stuttgart), Ricardo Costa (F.C.Porto) e Marco Caneira (Valência). Ao lado de um destes jogadores estará o central Ricardo Carvalho do Chelsea (transferido há dois anos do F.C.Porto por trinta milhões de euros). Nos restantes lugares Paulo Ferreira, lateral direito do Chelsea parece levar vantagem sobre Miguel (Valência), e Nuno Valente (Everton) será certamente o titular do lado esquerdo.

No meio campo existem algumas dúvidas, resultantes do precário estado de forma de Costinha (rescindiu com o Dínamo de Moscovo e não joga há seis meses) e de Maniche (pouco utilizado no Chelsea), duas das traves mestras da equipa do Euro. Para os seus lugares perfilam-se como alternativas Petit (médio defensivo muito agressivo do Benfica) e Tiago (centrocampista tipo “box to box” do Lyon e em grande forma). Como médio mais adiantado Deco (Barcelona) não tem alternativas e só em caso de lesão não será titular.No ataque não deve haver surpresas com Figo (Inter) e Cristiano Ronaldo (Manchester United) nos flancos e o goleador Pauleta (Paris St-Germain e melhor marcador da história da Seleção Portuguesa) bem na frente. Como boas alternativas de banco existem ainda Luís Boa Morte (extremo esquerdo do Fulham), Simão Sabrosa (grande estrela no Benfica, mas raramente feliz na selecção) e Nuno Gomes (experiente goleador também do Benfica).

* O texto é escrito excepcionalmente por uma pessoa que não integra o DiLEtra. O Motivo é simples, José L. Banha é português e ninguém melhor para falar da Seleção Portuguesa do que um genuíno habitante do país.
Ele também escreve para o blog www.vedetadabola.blogspot.com
Estes e outros textos podem ser conferidos no DiLetra - Na Copa

IRÃ


Na copa do Mundo da Alemanha, o Irã fará sua terceira participação em mundiais, sendo que suas outras duas, foram nos mundiais de 1978 e 1998 e nelas a seleção não conseguiu nem passar da primeira fase da competição.
Na campanha das eliminatórias, a seleção iraniana enfrentou o Japão, Coreia do Norte, Jordania entre outros adversários mas não teve grandes dificuldades para se classificar para a segunda fase de grupos e posteriormente para o Mundial.
O técnico croata Branko Markovic está no cargo de técnico do Irã a quatro anos, fato raro no Oriente Médio. Branko estava também na delegação da Croácia, como auxiliar técnico, na ótima campanha da seleção croata no mundial de 1998 na França, atingindo a terceira colocação e tendo Davor Suker como artlheiro máximo da competição.
Na seleção convocada para 2006, o técnico aposta suas fichas na no setor ofensivo de sua equipe. Os meias Mahdavikia e Karimi juntamente dos atacantes Hashemian e Ali Daei são os destaques e a esperança do Irã, para que pela primeira vez na historia, o país consiga passar para a segunda fase do Mundial. Apesar de alguns jogadores iranianos atuarem no campeonato alemão, a seleção deve sentir nessa copa a falta de experiência.
Na estréia, o Irã enfrenta a seleção mexicana e na seqüência enfrenta Portugal e Angola.

Provável time base:

Mirzapour, Golmohammadi, Rezaei, Nosrati, Kabei, Nekounam, Zandi, Ali Karimi, Mahdavikia, Hashemian, Daei

Jogadores Convocados:

Goleiros: Ebrahim Mirzapour (Foolad Khuzestan), Vahed Taleblou (Esteghlal Teheran) e Hossein Roudbarian (Pas)

Zagueiros: Yahya Golmohammadi (Saba Battery), Mohammad Nosrati (Pas), Rahman Rezaei (Messina-ITA), Sattar Zareh (Bargh Shiraz), Hossein Kaabi (Foulad Khuzestan), Sohrab Bakhtiarizadeh (Saba Battery) e Amir Hossein Sadeqi (Esteghlal Tehran)

Meias: Javad Nekounam (Sharjah - Emirados Árabes Unidos), Andranik Teymourian (Abu Moslem), Mehdi Mahdavikia (Hamburgo - Alemanha), Fereydoon Zandi (Kaiserslautern - Alemanha), Ali Karimi (Bayern de Munique - Alemanha), Mehrzad Madanchi (Persepolis) e Javad Kazemian (Persepolis)

Atacantes: Ali Daei (Saba Battery), Vahid Hashemian (Hannover - Alemanha), Reza Enayati (Esteghlal Teheran), Arash Borhani (Pas), Masoud Shojaei (Saipa) e Rasoul Khatibi (Sepahan Isfahan)
Estes e outros textos podem ser conferidos no Diletra - Na Copa
FUTEBOL MUNDIAL - CHELSEA CONTRATA O SEGUNDO



Hoje o Chelsea firmou a sua segunda contratação para a próxima temporada - a primeira foi a do alemão Ballack - ao firmar contrato com o atacante Kalou.
Ex-jogador do Feyenoord, Kalou marcou 15 gols no último Campeonato Holandês.
O atacante, nascido na Costa do Marfim, esteve envolvido em um embróglio para conseguir, do ministério da imigração, uma autorização para jogar a Copa do Mundo pela Holanda.
Não conseguiu.
Em face disso, ele anunciou que após a Copa irá atuar pela Seleção da Costa do Marfim, onde poderá jogar ao lado de seu irmão mais velho, o zagueiro do PSG Bonaventure Kalou.
CRUZEIRO - GEOVANNI PRÓXIMO DE SER CONTRATADO



Embora tenha sido titular do Benfica, o meia Geovanni foi liberado pelo clube para procurar novos ares.
Interessado em sua contratação, o Cruzeiro está com tudo praticamente acertado para a contratação do jogador, segundo noticias, falta apenas a recisão do contratado do meia.
Geovanni tornou-se conhecido jogando pelo próprio Cruzeiro, foi dele o gol que garantiu o título da Copa do Brasil de 2000.
Depois disto, o atleta foi vendido ao Barcelona, onde não se deu bem, sendo posteriormente emprestado ao Benfica.
FUTEBOL MUNDIAL - RUI COSTA NO BENFICA

Aos 34 anos, o meia Manuel Rui Costa foi contratado pelo Benfica de Portugal.
Contaram como fatores positivos para o acerto, o fato de Rui Costa ser torcedor do clube da Luz, além do desejo do jogador de encerrar a carreira em seu país de origem.
O meia começou a perder espaço no Milan com a contratação de Kaká, na temporada 03/04, uma vez que o brasileiro atua na mesma posição do português.
Rui Costa conquistou até hoje 3 títulos da Uefa Champions League, 4 da Série A italiana, 2 da Copa da Itália, 1 da Liga Portuguesa e 1 da Copa de Portugal.
Após da EuroCopa de 2004, quando durante a competição perdeu a vaga de titular para o luso-brasileiro Deco, ele decidiu deixar a Seleção Portuguesa.

domingo, 28 de maio de 2006


Holanda


São 13 vitórias em 19 jogos, um aproveitamento de 77% - 14% maior que o do favoritíssimo Brasil comandado por Parreira.

É em decorrência disso que tanto a equipe da Holanda, quanto seu treinador, o ex-jogador van Basten, vêm sendo recorrentemente elogiados pela crítica especializada.

Motivos para isso existem, mais de um deles na realidade.

Logo ao assumir a Laranja Mecânica – após o fim da Eurocopa de 2004 – van Basten promoveu uma grande renovação em seu elenco.

Atletas tarimbados como Kluivert, Davids, Seedorf e Makaay foram preteridos em favor de jovens, que em sua maioria atuam em clubes holandeses, foi graças a isso que surgiram nomes como Kuit, Landzaat, Maduro e Hasselink.

Mas isso não significa que van Basten abdicou da experiência em seu time.

O próprio afirmou que o ideal é possuir um atleta experiente em cada posição.

No gol o titular é Van Der Sar, 35 anos, na defesa à presença do lateral-esquerdo van Bronckhorst, 31, o meio-de-campo deve ser integrado por Phillip Cocu, 35, e van Nistelrooy é nome certo no ataque da seleção.

Além disso, a Holanda possui uma defesa sólida, tendo sofrido apenas 3 gols nas Eliminatórias Européias para a Copa; dois pontas velozes – Kuit e Robben – e um centroavante dotado de um raro faro de gol – van Nistelrooy – formam o eficiente trio de ataque da equipe.

Em virtude da ausência da Seleção na Copa de 2002, há um sentimento especial em realizar uma campanha acima da média na Alemanha.

Contudo, os adversários do grupo D – considerado o grupo da morte – podem complicar a Holanda. Sérvia e Montenegro, Costa do Marfim e Argentina são seleções fortíssimas, tornando imprevisível o desfecho da chave.

Ademais, preocupa o fato da Laranja Mecânica não ter vencido nenhuma seleção tradicional sob o comando de van Basten, foram dois empates – contra Inglaterra e Alemanha – e uma derrota frente a Itália, sendo essa a única partida em que a Holanda foi derrotada nos 19 jogos que o atual técnico treinou o time.

A seleção foi desclassificada pelo Brasil nas duas últimas Copas que participu - em 94 ao ser derrotada por 3 a 2 e em 98 nos penaltis após um empate no tempo normal - a intenção é, obviamente, conquistar seu primeiro título mundial, porém se de quebra a Holanda deixar a canarinho no caminho, melhor ainda.


Provável Time Titular : van der Sar; Kromkamp, Heitinga, Mathijsen e van Bronckhorst; Cocu, Landzaat e van der Vaart; Kuit, van Nistelrooy e Robben.

A Lista Completa:

GOLEIROS - van der Sar (Manchester United), Timmer (AZ) e Stekelenburg (Ajax)


DEFENSORES - Ooijer (PSV), van Bronckhorst (Barcelona), Kromkamp (Liverpool), Heitinga (Ajax), Mathijsen (AZ), Jaliens (AZ), Boulahrouz (Hamburgo) e de Cler (AZ).


MEIO-CAMPISTAS - Landzaat (AZ), Maduro (Ajax), van Bommel (Barcelona), Cocu (PSV), van der Vaart (Humburgo), Sneijder (Ajax).


ATACANTES -Robben (Chelsea), Kuijt (Feyenoord), Hesselink (PSV), van Persie (Arsenal), van Nistelrooy (Manchester United) e Babel (Ajax).

sábado, 27 de maio de 2006

FUTEBOL MUNDIAL - O CASO SHEVCHENKO

Ontem Shevchenko anunciou ao vice-presidente do Milan, Adriano Galliani, que deve realmente deixar o clube.
Como o Di Letra já noticiou, o atacante sente a necessidade de aprender a língua inglesa, uma vez que sua mulher nasceu nos Estados Unidos e não fala ucraniano, dessa forma os dois só conseguem se comunicar por meio do italiano.
Sheva acredita que jogando em um clube inglês, ele irá conseguir assimilar o dialeto do país e paralelamente atuando por um clube grande como o Milan não há tempo para fazer aulas da linguagem.
Adriano Galliani confirmou que frente ao desejo do ucraniano, o Milan irá abrir negociações com o Chelsea:
"Esse é com certeza o divórcio mais doloroso desde que eu cheguei ao Milan. Nós iremos começar a negociar com o Chelsea e não será nada fácil."
O vice-presidente ainda revelou que tentou convencer Shevchenko a ficar até o último segundo:
"Eu tentei convence-lo a ficar - até o último minuto antes do inicio da conferência de imprensa."
E finalizou:
"É uma vitória da língua inglesa sobre a língua italiana."

sexta-feira, 26 de maio de 2006




COSTA DO MARFIM
A Costa do Marfim chega a sua primeira Copa do Mundo com a difícil missão de superar o tão temido “Grupo da Morte”.

Os marfinenses vêm credenciados por duas grandes conquistas recentes: ter ficado em 2º lugar na última Copa da África, realizada no Egito e vencida pelos anfitriões e,talvez a mais significativa, ter deixado de fora seleção de Camarões, uma das mais tradicionais seleções africanas.

O curioso é que nas eliminatórias Costa do Marfim chegou na frente em seu grupo, mas perdeu os dois confrontos diretos contra Camarões, em casa por 3x2 e fora por 2x0. A revanche veio na Copa da África. Nos pênaltis os marfinenses eliminaram os “leões indomáveis” com direito cobrança perdida pelo ídolo camaronês Samuel Eto’o, do Barcelona.

As derrotas contra Camarões foram as únicas nas eliminatórias. Vitórias contra o Egito, dentro e fora de casa, foram expressivas e garantiram os “elefantes” na Copa.

É praticamente impossível falar da Costa do Marfim sem citar o seu maior destaque: o centroavante Didier Drogba. Atualmente no milionário time do Chelsea, Drogba começou a chamar atenção quando jogava no Olympique de Marselha onde foi vice-artilheiro e melhor jogador da temporada 2003/2004. Drogba também foi eleito o melhor jogador africano de 2005.

Na equipe de José Mourinho ele reveza posição com o argentino Hernán Crespo, que será seu adversário na estréia da Copa.

Outros destaques da equipe são o zagueiro Kolo Touré e o lateral Emmanuel Eboue, ambos do vice campeão europeu Arsenal.

O técnico francês Henri Michel(já treinou outras seleções como França e Camarões) convocou 23 que jogam na Europa, a maioria deles na França, país do qual Costa do Marfim foi colônia por muitos anos.

Povável equipe titular:

Tizié; Eboué, Kolo Touré, Kouassi e Boka; Zokora, Faé, Yaya Touré e Akalé; Drogba e Dindane

Os 23 convocados:

Goleiros: Tizié (Espérance Tunis/TUN), Barry Copa (KSK Beveren/BEL), Gnanhouan (Montpellier/FRA).

Defensores: Domoraud (Créteil/FRA/2ªD), Kouassi (ES Troyes/FRA), Méité (Marselha/FRA), Boka (Estrasburgo/FRA), Kolo Touré (Arsenal/ING), Eboué (Arsenal/ING), Zoro (FC Mesina/ITA).

Meias: Zokora (AS Saint-Etienne/FRA), Faé (Nantes/FRA), Akalé (Auxerre/FRA), Koffi (Le Mans/FRA), Yaya Touré (Olympiakos/GRE), Yapi Yapo (Young Boys/SUI), Demel (Hamburgo/ALE)

Atacantes: Bakari Koné (Nice/FRA), Drogba (Chelsea/ING), Arouna Koné (PSV Eindhoven/HOL), Bonaventure Kalou (Paris Saint-Germain/FRA), Kader Kéita (Lille/FRA), Dindane (Lens/FRA).


ARGENTINA
'Não é apenas que eu tenha perdido a vontade de jogar, não tenho nem vontade de viver', disse Demichelis, a uma televisão argentina, informa a agência Reuters.

Demichelis, de 25 anos joga no Bayer de Munique e surpreendentemente não foi convocado pelo técnico José Pekerman.

Essa é uma pequena síntese do argentino, conhecido pela sua raça, e pela vontade de vencer e morrer pela sua pátria.Um povo que sempre protesta diante da instável situação econômica do país com "panelaços" até uma torcida empolgante, famosa em todo o planeta por nunca desistir, cantando os 90 minutos de jogo, não importa o que aconteça.

A vitória na copa de 2006 é encarada como um dever cívico para os jogadores, que deram um vexame no Japão, há 4 anos atrás, chegando como favoritos e saindo vergonhosamente na primeira fase.

Para a Copa da Alemanha a Argentina vem comedida, com um discurso modesto, parece que aprenderam muito com o fiasco na copa passada, o time vem reformulado, sem os medalhões Verón, Zanetti e Samuel, a equipe busca seu terceiro título.

Para conquistar o tri campeonato, a Argentina aposta na juventude, e para isso, tem técnico José Pekerman, um dos mais respeitados treinadores de categorias de base do mundo, afinal, com o time sub-20 da Argentina desde 1995 ganhou três mundiais da categoria, aliados a medalha de ouro olímpica em 2004 fazem do país o time do futuro, só resta saber se o futuro vai se tornar presente em 2006.

Atletas como Tevez, Maxi Rodriguez, Aimar e Mascherano são conhecidos de Pekerman desde os tempos de sub-20 e foi a convivência decorrente daquela época que facilitou a confiança do treinador nesses jovens jogadores.A Argentina é outra das seleções que busca vingar-se do Brasil nesta Copa. A rivalidade entre as duas equipes já é intensa, mas as finais da Copa América de 2004 e da Copa das Confederações de 2005 – ambas vencidas pela canarinho – acirraram ainda mais o ódio dos argentinos.

Provável Seleção Base – A forma como a Argentina irá atuar ainda é uma incógnita, tornando difícil afirmar quem serão exatamente os onze iniciais, durante as eliminatórias a equipe jogou todas as partidas no 4-4-2 losango – assim como entra em campo o Milan - entretanto em seu penúltimo amistoso – contando o jogo de ontem contra o sub-20 do River – Pekerman optou por atuar em uma variação de 3-4-3 com 4-3-3.

Em face disso o DiLetra informa as possíveis escalações em ambas as táticas :4-4-2 : Abbondanzieri; Coloccini, Ayala, Heinze e Sorín; Lucho Gonzalez, Mascherano, Cambiasso e Riquelme; Messi e Crespo.3-4-3 : Abbondanzieri; Coloccini, Ayala e Heinze; Burdisso, Cambiasso, Riquelme e Sorín; Tevez, Crespo e Messi.

A lista Completa é:

Goleiros: Abbondanzieri (Boca Juniors/ARG), Franco (Atlético de Madri/ESP), Ustari (Independiente/ARG)

Zagueiros: Coloccini (Deportivo La Coruña/ESP), Ayala (Valencia/ESP), Heinze (Manchester United/ING), Sorin (Villarreal/ESP), Milito (Zaragoza/ESP), Burdisso (Inter de Milão/ITA), Cufre (Roma/ITA)

Meias: Scaloni (West Ham/ING), Cambiasso (Inter de Milão/ITA), Mascherano (Corinthians), "Lucho" Gonzalez (Porto/POR), Aimar (Valencia/ESP), Riquelme (Villarreal/ESP), Maxi Rodriguez (Atlético de Madri/ESP)

Atacantes: Tevez (Corinthians), Crespo (Chelsea/ING), Messi (Barcelona/ESP), Palacio (Boca Juniors/ARG), Saviola (Sevilla/ESP), Julio Cruz (Inter de Milão)

quinta-feira, 25 de maio de 2006

CAMPEONATO BRASILEIRO - 7ª RODADA

Quarta-feira

São Paulo 4 X 1 Palmeiras - Morumbi

Cruzeiro 5 X 1 - Ponte Preta - Mineirão

Paraná 0 X 0 Figueirense - Pinheirão

Juventude 4 X 1 Santa Cruz - Alfredo Jaconi

São Caetano 2 X 1 Atlético-PR - A. Campanella

Flamengo 2 X 2 Santos - Maracanã

Fortaleza 2 X 5 Fluminense - Castelão

Quinta-feira

Botafogo 4 X 1 Vasco - Maracanã

Grêmio 2 X 0 Goiás - Olímpico

Corinthians 0 X 1 Internacional - Morumbi

quarta-feira, 24 de maio de 2006

OPINIÃO - SÃO PAULO X PALMEIRAS

São Paulo e Palmeiras se enfrentam hoje daqui a pouco, às 8:30h.

Logo em sua segunda partida a frente do alviverde o treinador Tite participa de um clássico de alta proporção.

Ciente disso o técnico já anunciou que entrará em campo com um 4-5-1, o que gerou diversas críticas da imprensa, já que o novo esquema palmeirense foi considerado excessivamente defensivo.

Entretanto, a crítica especializada não percebeu que a adoção do 4-5-1 é uma ótima oportunidade do Palmeiras voltar a utilizar o contra-ataque, arma que manejou com esmero em 2003, ano que montou uma boa equipe pela última vez.

A vitória seria mais benéfica que o usual para o Palmeiras, uma vez que graças a ela o time poderia deixar a zona de rebaixamento, tanto Tite quanto a equipe ganhariam confiança e os torcedores se sentiriam levemente vingados contra o clube que desclassificou o alviverde nas duas recentes edições da Libertadores.

Suécia


Presente no grupo B, junto de Inglaterra, Trinidad e Tobago, e Paraguai, a seleção sueca é cotada, juntamente com a seleção inglesa, para passar à próxima fase do Mundial. Os suecos estréiam no dia 10 de junho contra a seleção de Trinidad e Tobago na cidade de Dortumund.
A Suécia participou de dez Copas do Mundo e sua melhor campanha na história dos mundiais foi em 1958, quando, jogando em casa, os suecos foram derrotados pelo Brasil de Pelé, na final por 5 a 2 e ficaram com o vice campeonato. Na copa passada o time caiu no chamado “grupo da morte”, junto de Argentina e Inglaterra e mesmo assim se classificou em primeiro do grupo, sendo derrotado posteriormente por Senegal, nas oitavas-de-final.
Nas eliminatórias para a Copa da Alemanha, a seleção de classificou em segundo lugar, ficando atrás da Croácia, vencedora do grupo
Na seleção atual, os destaques são os atacantes Henrik Larsson do Barcelona, Zlatan Ibrahimovic da Juventos e Fredrik Ljungberg do Arsenal.



Jogadores convocados
Goleiros: Andreas Isaksson (Rennes - França), John Alvbage (Viborg - Dinamarca), Rami Shaaban (Fredrikstad - Noruega)

Defensores: Erik Edman (Rennes - França), Petter Hansson (Heerenveen - Holanda), Teddy Lucic (Hacken), Olof Mellberg (Aston Villa - Inglaterra), Karl Svensson (Gotemborg), Mikael Nilsson (Panathinaikos - Grécia), Fredrik Stenman (Leverkusen - Alemanha)

Meias: Daniel Andersson (Malmoe), Niclas Alexandersson (Gotemborg), Kim Kallstrom (Rennes - França), Tobias Linderoth (Copenhague - Dinamarca), Christian Wilhelmsson (Anderlecht - Bélgica), Anders Svensson (Elfsborg), Fredrik Ljungberg (Arsenal - Inglaterra)

Atacantes: Marcus Allback (Copenhague - Dinamarca), Johan Elmander (Brondby - Dinamarca), Zlatan Ibrahimovic (Juventus - Itália), Mattias Jonson (Djurgarden Stockholm), Henrik Larsson (Barcelona - Espanha), Markus Rosenberg Ajax - Holanda)

Essa matéria também está no http://www.diletra-nacopa.blogspot.com

TEXTO POR : RENATO SARDIM
FLAMENGO - OPINIÃO


O técnico Ney Franco se apresentou ontem ao Flamengo e hoje já começou os treinos na Gávea. Uma de suas primeiras ações foi reintegrar o meia uruguaio Peralta ao elenco do rubro-negro.

As más linguas diziam que Peralta e o antigo treinador, Waldemar Lemos, não se davam muito bem. A situação ficou ainda pior quando o jogador foi flagrado em uma balada fumando e com um copo de cerveja na mão.

Mas oque mais me chamou atenção na entrevista de Ney Franco foi uma de suas declarações a respeito da mudança para um grande clube.

O treinador disse que sair de um clube que enfrentaria o Estrela e chegar em um que irá enfrentar o Santos é "uma mudança de 360º".

Tomara que a aposta em Ney Franco possa dar certo e mude os rumos do clube, porque se a mudança for de 360º, temo que Flamengo não sai do mesmo lugar.

terça-feira, 23 de maio de 2006

FUTEBOL MUNDIAL - CASO SHEVCHENKO

Há alguns dias, o atacante Shevchenko suspreendeu os torcedores do Milan ao afirmar que desejava transferir-se para um clube inglês devido a motivos familiares.

Os tais motivos, entretanto, nunca haviam sido expostos.

Até hoje.

Sheva, que é casado com a modelo Kristen Pazik - nascida nos Estados Unidos, revelou que não consegue falar a lingua de sua mulher, ou seja o atacante não sabe falar inglês.

Jogando em uma equipe da Inglaterra o atacante acredita que aprenderia a linguagem.

O ucraniano ainda avisou que não tem a intenção de ir para o Chelsea em específico, qualquer clube do país serviria, afinal o importante é aprender a se comunicar em inglês.
FUTEBOL MUNDIAL - ARSENAL SE REFORÇA

Além de ser o torneio mais importante do futebol e quiçá do esporte mundial, a Copa do Mundo também é usada pelos clubes ricos para encontrar novos talentos, é em função disso que o mercado de transferências se aquece após o término da competição, entretanto alguns times iniciam seu período de aquisições entes do Mundial.


Em meio a saída do francês Pires para o Villareal, o Arsenal anunciou a contratação do meia Tomas Rosicky.


Rosicky jogou pelo Borussia Dortmund por 5 temporadas e em decorrência da crise financeira que o clube vive, o jogador conseguiu obter a posse de seu próprio passe.


O meia poderá ser visto na Copa do Mundo atuando pela República Tcheca, que tem chances de enfrentar o Brasil nas oitavas-de-final.

O treinador do Arsenal, Arsene Wenger, falou sobre o atleta:

"Ele possui ótima técnica, habilidade com a bola e um passe preciso."

Ou seja, para Wenger, Rosicky tem todas as características necessárias para um jogador se enquadrar no meio de campo do Arsenal.
CAMPEONATO BRASILEIRO - ENTRA E SAI DE TREINADORES
Não será dessa vez que os irmãos Oswaldo de Oliveira e Waldemar Lemos(de Oliveira) se enfrentarão em um FLA-FLU.
Isso porque o caçula Waldemar foi demitido do Falmengo nessa última segunda-feira. Para o seu lugar foi contratado Ney Franco, que estava no Ipatinga. Aliás, com Ney Franco e mais Wálter Minhoca, Léo Medeiros e Diego Silva(todos eles vindo do Ipatinga), o rubro-negro já recebeu o apelido de FLAPATINGA.
No rival carioca, o Botafogo, a dança de técnicos também aconteceu após a roadada do fim de semana do BRASILEIRÃO. Cuca assumiu o posto deixado por Carlos Roberto e tenta tirar o clube da estrela solitária da perigosa e traumática zona de Rebaixamento
Uma curiosidade desse fim de roada também está na zona de Rebaixamento.Vejam só:
17º - Grêmio
18º - Botafogo
19º - Palmeiras
20º - Santa Cruz

Os quatro clubes fizeram visitas recentes à SEGUNDONA, e já começam a flertar com ela denovo. O Santa Cruz então, já tem uma carteirinha de VIP pra Segunda Divisão. A situação pode-se complicar ainda mais pois Carlinhos bala deixou a equipe para ir para o Cruzeiro.
O campeonato está só no começo, mesmo assim é bom ficar de olho para não chorar no final.

segunda-feira, 22 de maio de 2006

CAMPEONATO BRASILEIRO - ESTRELAS MISTERIOSAS



Ontem estava acompanhando Vasco e Corinthians pela TV, quando percebi algo curioso que nunca havia passado pela minha cabeça.
Desculpem minha ignorância e falta de conhecimento mas, QUE DIABOS SIGNIFICAM AS OITO(8)(!!!) ESTRELAS DA CAMISA DO VASCO?
Peço perdão aos cruzmaltinos, mas gostaria muito que alguém me respondesse essa pergunta.





TRINIDAD e TOBAGO

Além de ser umas das seis estreantes (as outras serão apresentadas aqui no DILETRA) Trinidad e Tobago é a menor nação a se classificar à Copa do Mundo da Alemanha.

Com uma população de cerca de um milhão e duzentos mil habitantes, Trinidad e Tabago chega à Alemanha com um grupo com bastante experiência internacional. A começar pelo técnico holandês Leo Beenhakker. Comandante da equipe holandesa de Van Basten e Gullit na copa de 90, na Itália, Beenhaker também já treinou grandes clubes como Ájax e Real Madrid.

E o desafio de Beenhakker começou na 3ª rodada das eliminatórias quando assumiu Trinidad e Tobago em último lugar de seu grupo. O próximo jogo seria contra o Panamá fora de casa e foi ai que as coisas começaram a mudar. Com dois gols de Stern John a equipe começou a arrancada rumo à Alemanha.

Outro jogo chave foi contra o forte México. Mais uma vez o país da América Central teve que se superar. Após um pênalti desperdiçado por Stern John e um gol do Lorenzo para os mexicanos equipe conseguiu uma virada espetacular com dois gols do mesmo Stern John.

E que é esse tal de Stern John?

Atacante do Coventry City da Inglaterra, John foi o segundo maior artilheiro entre as zonas de classificação ao marcar 12 gols. Ele faz dupla de ataque com o jogador mais famoso da equipe: Dwight Yorke. Ex-jogador do Manchester United, Yorke foi campeão da UEFA CHAMPIONS LEAGUE em 1999 pelo clube inglês e hoje defende a equipe do Sidney F.C. Ele havia deixado a seleção, mas com certeza não se arrependeu de voltar e ajudar seu país a se classificar.

O papel de Yorke foi decisivo para equipe. “Todos o respeitam. Todos querem imitá-los. Ele sem dúvida é uma ótima influencia para nós” comenta Christopher Birchall, primeiro jogador branco a defender Trinidad e Tabago.

Com a experiência de outros jogadores veteranos como Russel Latapy e Dennis Lawrence a equipe foi para a repescagem contra os asiáticos do Bahrein. Em dois jogos, 1x1 na ida e 0x1 na volta, em Bahrein, a seleção de Trinidad e Tobago entrou para história de seu país e levou seu povo a loucura.

A provável equipe base é:


Jack; Avery John, Andrews, Gray e Lawrence; Spann, Edwars, Whitley e Birchall; Yorke e Stern John

Goleiros: Jack (Dundee), Hislop (West Ham United), Ince (Coventry City).

Defensores: Lawrence (Wrexham), Gray (CL Financial San Juan Jabloteh), Andrews (Glasgow Rangers), Sancho (Gillingham), Cox (Gillingham), Charles (W Connection), Avery John (New England Revolution).

Meio-campistas: Spann (Sem clube), Birchall (Port Vale), Whitley (CL Financial San Juan Jabloteh), Wise(Waldhof Mannheim), Wolfe (Jabloteh), Theobald (Falkirk), Edwards (Luton Town), Latapy (Falkirk).

Atacantes: Yorke (Sydney FC), Stern John (Coventry City), Jones (Southampton FC), Samuel (Dundee United), Scotland (St Johnstone), Glen (LA Galaxy).





PARAGUAI

Pela terceira vez consecutiva e pela sétima vez em sua história o Paraguai disputará uma Copa do Mundo, porém, a edição 2006 do torneio aparece como um grande desafio para nossos vizinhos sul-americanos, que procurarão pela primeira vez em sua trajetória superar as oitavas de finais da competição (lembramos que a seleção paraguaia caiu nas oitavas de finais nos anos de 1986, 1998 e 2002). Um fato curioso é que nas duas últimas Copas do Mundo (França: 1998 e Japão-Coréia: 2002) as equipes que eliminaram o Paraguai nas oitavas disputaram o título com a seleção brasileira, no caso, a França consagrou-se campeã em 98 e a Alemanha vice em 2002.

Porém, para os paraguaios a “maldição” termina esse ano, segundo o goleiro Justo Villar sua seleção vai para a Copa da Alemanha para “voltar apenas no dia 11 de junho” (data da final do mundial). O clima de otimismo não é expresso apenas pelo goleiro Villar, o experiente zagueiro Carlos Gamarra disse em entrevista que sua seleção jogará “com a mesma mentalidade do jogo contra a França, em 1998 e contra a Alemanha, em 2002. Só que desta vez não nos deixaremos surpreender por aqueles que se dizem grandes. Queremos chegar mais longe”.

Realmente pode-se perceber um Paraguai bastante confiante, porém, não se deve esquecer que no mesmo grupo da seleção dirigida pelo técnico Aníbal Ruiz, temos duas fortes candidatas à conquista do título do mundial (Inglaterra e Suécia, além do franco atirador, a seleção de Trinidad e Tobago). O zagueiro Gamarra comentou sobre o grupo do Paraguai: "Se fizermos uma grande partida, talvez eles (os ingleses) nem se classifiquem. A Suécia é mais forte que a Inglaterra, venceu seu grupo nas eliminatórias de maneira contundente".

Quem se classificará realmente não temos como saber, o que sabemos é que aparentemente o Paraguai não é a equipe mais forte do grupo, mas nas voltas que o mundo dá, muitas vezes quem vacila roda.

Provável equipe titular: Villar; Caniza, Cáceres, Gamarra, Nuñez; Gavilán, Paredes, Julio dos Santos, Acuña; Nelson Valdez e Roque Santa Cruz.

Lista dos 23 convocados:Goleiros – Villar (Newell's Old Boys), Bobadilla (Libertad) e Gomez (Sportivo Luqueño).

Defensores – Gamarra (Palmeiras), Cáceres (River Plate), Manzur (Santos), Caniza (Cruz Azul), Toledo (Zaragoza), Nuñez (Estudiantes de La Prata) e Da Silva (Toluca).

Meias – Acuña (Deportivo La Coruña), Gavillán (Newell´s Old Boys), Paredes (Reggina), Barreto (NEC Nijmegen), Julio dos Santos (Bayern de Munique), Montiel (Olímpia), Riveros (Libertad) e Bonet (Libertad)

Atacantes – Nelson Valdez (Werder Bremen), Cuevas (Pachuca), Roque Santa Cruz (Bayern de Munique), Cardozo (San Lorenzo) e Cabañas (Jaguares de Chiapas).

Essa matéria também pode ser lida no www.diletra-nacopa.blogspot.com

domingo, 21 de maio de 2006

CAMPEONATOS E AFINS - BRASILEIRO 6° RODADA

Mais uma rodada do campeonato brasileiro foi disputada nesse fim de semana. O destaque dessa rodada fica por conta do Cruzeiro que bateu o Flamengo no Mineirão, por 2 a 1 e assumiu a liderança do campeonato. O Internacional, outro time que era cotado para assumir a ponta da tabela, foi derrotado em casa pelo Figueirense por 4 a 2. Por fim, no Domingo o Palmeiras venceu o Santa Cruz por 2 a 1 no Palestra Itália , em jogo que marcou a estréia de Tite no comando do verdão, deixando a lanterna da tabela para o próprio Santa Cruz.

Resultados da 6° Rodada

Atlético-PR 2 x 3 Goias (Kyocera Arena)
Fortaleza 1 x 1 Paraná (Castelão)
Internacional 2 x 4 Figueirense (Beira-Rio)
São Paulo 1 x 0 São Caetano (Morumbi)
Palmeiras 2 x 1 Santa Cruz (Palestra Itália)
Cruzeiro 2 x 1 Flamengo (Mineirão)
Vasco 2 x 4 Corinthians (São Januário)
Ponte Preta 1 x 1 Grêmio (Moisés Lucarelli)
Fluminense 1 x 0 Santos (Maracanã)
Juventude 1 x 0 Botafogo (Alfredo Jacoini)
ENQUETE - GRUPO A

Terminada a apresentação do Grupo A da Copa da Mundo, o DILETRA fechou também a primeira enquete para saber quais os times classificados do grupo.

E os rsultados são esses:

Alemanha e Equador - 58,33 %

Alemanha e Polônia - 37,50 %

Equador e Polônia - 4,17 %

As outras possibilidades não receberam votos.

CAMPEONATO BRASILEIRO - VINGAÇA DE CAMPEÃO PARA VICE

Apesar de o Campeonato Brasileiro ter rodada normal nesse fim de semana(que será atualizada pelo DILETRA após o término das partidas), é com a próxima rodada de meio de semana que os dirigentes do INTER-RS estão preocupados.

O Colorado vai pegar o Corinthians no Morumbi e isso é para uma vingança.

Tanto Fernnado Carvalho quanto Vítorio Pífero, respectivamente presidente e vice presidente do Inter, deram declarações que o jogo da próxima quinta terá um gosto especial, e que todos por lá querem dar o troco no Timão.

'Não tem como não estar mobilizado para um jogo como esse, não só por se tratar de um clássico brasileiro, mas também para buscar a revanche do ano passado. Será um confronto entre o atual campeão e o atual vice, só que para mim a ordem na tabela deveria ter sido invertida' cutucou Vitorio Pífero

Tomara que toda essa vontade sirva apenas de motivação para vencer os paulistas e não como hostilidade, dentro e fora de campo.



INGLATERRA
Ao contrário do que ocorreu na última Copa, a Inglaterra foi alçada ao status de cabeça-de-chave para o mundial da Alemanha, muito em função disso, a equipe livrou-se de disputar um grupo da morte – experiência que viveu em 2002.

O que permaneceu igual nesses quatro anos que se passaram entre Japão/Coréia e a Alemanha foi à base da Inglaterra.
Gary Neville, Campbell, Ashley Cole, Gerrard, Backham e Owen vêm atuando na equipe principal constantemente desde que o atual técnico, Sven Goran Eriksson, assumiu o comando do time em 2001. No decorrer da preparação para a Copa, Rooney, Lampard e Joe Cole juntaram-se a eles, recheando a seleção de jogadores renomados no futebol mundial.
É graças a isso que o English Team está dentre os favoritos para conquistar o Mundial da Alemanha.

Mas como nem tudo são flores, duas recentes turbulências podem atrapalhar o desempenho do time na Copa. Há alguns meses em uma pegadinha da qual não possuía conhecimento, Eriksson fez certos comentários, no mínimo, polêmicos em relação a determinados jogadores que comanda na Seleção Inglesa. Dentre outras coisas, o técnico afirmou que o zagueiro Ferdinand é preguiçoso e que Michael Owen está descontente em seu atual clube, o Newcastle.

A repercussão da pegadinha foi bastante grande, tanto é assim que, após tornar-se alvo de uma série de críticas, Eriksson decidiu abandonar o comando da seleção ao término da Copa.

Recentemente, houve mais um problema depois que os médicos do Machester United anunciaram a lesão de Wayne Rooney, uma vez que existem chances disso tirar o atacante da Copa.

A lesão mandou a confiança da população inglesa ladeira abaixo, afinal desde a Eurocopa de 2004 o futebol de Rooney vinha em uma constante ascensão, chegando, atualmente, a ser considerado o principal jogador da equipe ao lado de Beckham.

Eriksson decidiu mantê-lo no grupo e convocou oficialmente na lista final, em função disso a Inglaterra corre risco de cometer o mesmo erro que fez na Copa do Japão e Coréia, quando Beckham, ainda recuperando-se de lesão, foi colocado em campo no sacrifício para jogar o Mundial. O meia já até admitiu que aquela decisão não foi das mais sensatas.

Os torcedores ingleses, entretanto, esperam que nada disso prejudique sua seleção.

A equipe tem como um dos pontos fortes a sua dupla de volantes, Lampard e Gerrard, cujas virtudes de ambos jogadores incluem técnica apurada, tornando o meio campo inglês mais ofensivo, fazendo com que seja improvável que o time repita o que ocorreu quando enfrentou o Brasil na Copa de 2002. No jogo em questão a equipe marcou o primeiro gol e recuou, eles se postaram totalmente no campo de defesa, deixando que a seleção canarinho monopolizasse a posse de bola, o que facilitou a virada.

Alias, é em virtude dessa partida – entre Brasil e Inglaterra – que o English Team compõem a lista de seleções que buscam revanche contra o time de Parreira.
Caso as duas equipes se classifiquem em posições idênticas serão remanejadas para chaves opostas, sendo possível se confrontarem apenas na final.

Provável time titular: Robinson, Gary Neville, Terry, Campbell e Ashley Cole; Beckham, Gerrard, Lampard e Joe Cole; Rooney e Owen.

Se Rooney for cortado do grupo, Eriksson tem diversas alternativas para substituí-lo, dentre elas, a de remanejar Gerrard para o ataque.
Todos os convocados :
GOLEIROS: David James (Manchester City), Robert Green (Norwich) e Paul Robinson (Tottenham).
DEFENSORES: John Terry (Chelsea), Wayne Bridge (Chelsea), Jamie Carragher (Liverpool), Rio Ferdinand (Manchester United), Gary Neville (Manchester United), Ashley Cole (Arsenal) e Sol Campbell (Arsenal).
MEIO-CAMPISTAS: Joe Cole (Chelsea), Frank Lampard (Chelsea), Steven Gerrard (Liverpool), David Beckham (Real Madrid/ESP), Michael Carrick (Tottenham), Jermaine Jenas (Tottenham), Aaron Lennon (Tottenham), Owen Hargreaves (Bayern de Munique/ALE) e Stewart Downing (Middlesbrough).
ATACANTES: Peter Crouch (Liverpool), Wayne Rooney (Manchester United), Michael Owen (Newcastle) e Theo Walcott (Arsenal).
Essa mensagem também pode ser lido no Di Letra - Na Copa : www.diletra-nacopa.blogspot.com
TEXTO POR RAKAL D'ADDIO

sexta-feira, 19 de maio de 2006


Equador

Pela segunda vez em sua história, o Equador participará de uma Copa do Mundo; a primeira participação ocorreu na Copa da Coréia e do Japão em 2002, onde a seleção sul-americana ficou em último lugar de seu grupo. Mesmo com a eliminação o torcedor equatoriano ficou satisfeito com a campanha de sua seleção na Copa de 2002, isso se deve a vitória no jogo contra a Croácia por 1 a 0 (além da seleção equatoriana o grupo era formado por: Croácia, México e Itália).

Porém, para a edição 2006 do torneio, o treinador colombiano Luis Fernando Suárez demonstra um certo otimismo: “Nosso principal objetivo é superar a primeira fase, após cumprir tal tarefa esperamos surpreender os favoritos”. Para a realização dessa difícil e talvez surpreendente missão, o treinador Suárez conta com um time bastante experiente quando o assunto é Copa do Mundo, já que dos 23 convocados, 8 já disputaram a competição (são eles: Iván Hurtado - que deve ser o capitão do time -, Ulises de la Cruz, Giovanny Espinoza, Edwin Tenorio, Marlon Ayoví, Carlos Tenorio, Iván Kaviedes e Agustín Delgado).

Outra arma que pode ser muito utilizada pelo treinador da seleção equatoriana é o entrosamento entre alguns atletas, já que dos 23 convocados, 7 atuam na LDU (time do Equador que venceu o Internacional na primeira partida das quartas de finais da Taça Libertadores) e 5 jogam pelo El Nacional (clube equatoriano eliminado logo na primeira fase da competição sul-americana de clubes).

É evidente que o Equador não vai para Alemanha como um dos favoritos, na verdade a classificação para a segunda fase da competição já seria uma enorme conquista, em um grupo levemente complicado (com Alemanha, Polônia e Costa Rica). Porém, como todos sabemos, o futebol muitas vezes nos guarda enormes novidades, concretizando sonhos de equipes teoricamente pequenas e destruindo a certeza de seleções tradicionalmente grandes.

Provável equipe base: Villafuerte; De la Cruz, Hurtado, Espinoza, Ambrossi; Ayomi, Lara, Castillo, Mendez; Delgado e Tenório.

Lista dos 23 convocados:
Goleiros - Edwin Villafuerte (Deportivo Quito), Cristian Mora (Liga de Quito), Damian Lanza (Aucas)

Defensores - Iván Hurtado (Al-Arabi/CAT), Ulises de la Cruz (Aston Villa/ING), José Luis Perlaza (Olmedo), Jorge Guagua (El Nacional), Paul Ambrossi (LDU), Néicer Reasco (LDU), Giovanny Espinoza (LDU)

Meias - Antonio Valência (Recreativo de Huelva/ESP), Edwin Tenorio (Barcelona de Guayaquil), Edison Méndez (LDU), Patricio Urrutia (LDU), Marlon Ayoví (Deportivo Quito), Luis Saritama (Deportivo Quito), Segundo Castillo (El Nacional), Cristian Lara (El Nacional)

Atacantes - Iván Kaviedes (Argentinos Juniors/ARG), Agustín Delgado (LDU), Félix Borja (El Nacional), Cristian Benítez (El Nacional) e Carlos Tenorio (Al Saad/CAT)

FUTEBOL MUNDIAL - HENRY FICA NO ARSENAL

E depois de alguns meses de especulação, o craque francês de 28 anos, Thierri Henry renovou seu contrato com o Arsenal.

O clube inglês poderá contar com os gols do atacante até 2010.

A frase de Henry, nos tempos modernos, é sem dúvida uma pérola e deve ter feito os torcedores dos gunners se arrepiarem de emoção.

" I think with my heart and my heart told me to stay". Pensei com meu coração e meu coração me disse pra ficar.

Sorte dos ingleses.
HUMOR - CHARGE

Tem charge nova do Enderson na área!

A referêcnia é ao craque Maradona e uma recente propaganda dele para o Guaraná Antartica.

Valeu Enderson!

O site da fera é :

www.enderson.cjb.net

quinta-feira, 18 de maio de 2006

FUTEBOL MUNDIAL - O PÓS-JOGO
Após um jogo do porte do Arsenal X Barcelona disputado ontem, uma vasta quantidade de entrevistas toma corpo.

O DiLetra separou algumas:

BELETTI - Como era possível de se perceber durante a transmissão, o lateral-direito estava eufórico e não é para menos, ele saiu do banco para marcar seu primeiro gol com a camisa do Barcelona, justamente o que garantiu o título a sua equipe.

Belletti repetiu por várias vezes nas entrevistas de campo uma frase dita para ele por Ronaldinho Gaúcho:

"Você merece esse título".

LARSSON - O atacante, que está de saída para o Helsingborg da Suécia, afirmou enfaticamente que a partida foi a mais importante de toda a sua carreira.

Henry - Reclamou muito da arbitragem, segundo ele os zagueiros do Barça bateram em demasia e mereciam ser advertidos com cartão amarelo.

Além disso o francês aproveitou para alfinetar os rivais Eto'o e Ronaldinho Gaúcho.

"Todos estavam falando sobre o Ronaldinho Gaúcho antes do jogo. Eu não vi ele hoje (ontem) e também não vi o Eto'o".

Wenger - Para o treinador francês o juiz cometeu enorme erro ao não anular o primeiro gol do Barcelona, uma vez que ele teria sido marcado em situação de impedimento.
FUTEBOL MUNDIAL - MANCINI FICA NA INTER
O ex-jogador Roberto Mancini chegou para assumir o comando da Internazionale no meio de 2004.

De lá para cá o clube conquistou duas Copas da Itália, uma na atual temporada e outra na passada.

Porém, contando com um elenco recheado de jogadores de renome - Adriano, Figo, Zanetti, dentre outros - a expectativa imposta era de que a equipe ganhasse, ao menos, um título de campeonato italiano (algo que não faz há 18 anos).

Em função disso foram dirigidas uma série de criticas a Mancini e após o inicio do escândalo do apito no futebol italiano, quando passou-se a questionar a permanência de Fabio Capello na Juventus, começaram a ser ventiladas noticias que davam conta de um possível interesse pessoal do presidente da Inter, Massimo Moratti, na contratação de Capello.

Nessa semana a história foi finalizada. Moratti afirmou ao jornal Gazzetta dello Sport que Capello é o melhor treinador em atividade, mas mesmo assim, Mancini permanecerá no cargo.

Ai embaixo um "antes e depois" de Roberto Mancini


...

Aliás falando em Internazionale, o clube pode quebrar seu jejum de Campeonatos Italianos de uma forma bastante curiosa.

Como se sabe Juventus e Milan estão sendo investigados por causa do escândalo do apito no futebol italiano, caso sejam julgados culpados ambos perderão todos os pontos que somaram nos dois últimos campeonatos, como tanto em 04/05 e em 05/06 os clubes terminaram na primeira e segunda posições, o título cairia no colo do terceiro colocado, que em ambas as temporadas foi justamente a Inter.

FUTEBOL MUNDIAL - ARBITRAGEM DA FINAL
Terje Hauge, o juiz que apitou a final da Champions League, afirmou hoje em entrevista que se tivesse tido mais tempo não teria expulsado o goleiro Lehmann do Arsenal.

Mas não é para os torcedores do Arsenal se sentirem roubados e indignados.

Isso porque Hauge disse que caso tivesse mais alguns segundos para tomar a decisão teria amarelado ao arqueiro do Arsenal e validado o gol de Giuly, que ocorreu no mesmo lance.

Ou seja, o Arsenal ficaria em situação complicada de qualquer forma.
FUTEBOL MUNDIAL - FUTURO DE HENRY
Como se a perda do título da Champions League não bastasse, O Arsenal pode perder também Thierry Henry, o maior artilheiro da história do clube.

A transferência, entretanto, não foi repentina como os dois gols do Barcelona.

O contrato de Henry termina no meio deste ano e desde que o francês recusou a primeira oferta de contrato do clube londrino, alguns times europeus começaram a demonstrar interesse publicamente em realizar sua aquisição, em meio a eles, o Barcelona saiu na frente.

Henry, por sua vez, sempre que questionado sobre o assunto afirmou que tem a intenção de permanecer na equipe de Londres.

Mesmo assim, a especulação ao longo de 2006 não cessou.

O próprio treinador do Arsenal, Arsene Wenger, não mostrava-se totalmente confiante quanto a permanência do artilheiro, ele chegou até a afirmar que a conquista do título europeu poderia pesar na decisão de Henry.

A Champions, como se sabe, já foi conquistada, mas pelo Barcelona.

No entanto, Henry fez uma declaração após o jogo de ontem que pode animar os gunners - torcedores do clube londrino:

"Nós devemos nos restabelecer e ter certeza de que iremos vir mais fortes para o ano que virá".

A fala é de alguém que quando olha para o futuro se vê atuando pelo Arsenal.

Além disso, na partida do dia 7 deste mês quando o Arsenal venceu o Wigan por 4 a 2 e assegurou a quarta vaga na Champions League, Henry mostrou-se contente e até abriu um sorriso genuíno ao tomar conhecimento de que a vaga estava garantida.

Seja favorável para o Arsenal ou para outro time, Henry anunciou que com o fim da Champions League poderá pensar mais no assunto e deve divulgar sua decisão antes do inicio da Copa do Mundo.
COPA DO BRASIL - SEMIFINAL
Em um jogo eletrizante, Fluminense e Vasco decidiram quem iria disputar a Final da Copa do Brasil contra Flamengo e Ipatinga, que jogam hoje.

O resultado foi justo. Empate por 1x1 classificando o Vasco que foi mais bem organizado tanto na ida como na volta.

O Fluminense já havia sido derrotado na última quinta-feira por 1x0, gol sofrido em um rápido contra-ataque de Edílson e Cia. O jogo da volta prometia o mesmo panorama. O tricolor pressionado o tempo todo e os cruz-maltinos se defendendo e contra atacando.

O JOGO


Durante toda a semana cogitou-se a presença ou não do volante Arouca do Fluminense que vinha se recuperando de lesão. Oswaldo de Oliveira escalou o jogador (e com certeza se arrependeu disso depois).

O Fluminense não esperou nem um instante para começar a atacar, porém, mostrou-se afobado na hora de finalizar as jogadas. Tuta perdeu gol feito enquanto a equipe de Renato Gaúcho já explorava as brechas deixadas pelo Fluminense.

A situação começou a piorar para o Flu quando Arouca(lembra dele?) não teve condições de continuar devido a lesão. Em seu lugar entrou o atacante Cláudio Pitbull, o que deixou o a zaga do tricolor mais aberta e desorganizada. Em um contra-ataque rápido tramado pelo Vasco, o veloz Valdiran fez 1x0.

Na volta para o segundo tempo o jogo não se alterou, e a equipe de Oswaldo de Oliveira buscava desesperadamente o gol. E logo no primeiro minuto da segunda etapa, Marcão chutou e a bola acabou batendo no braço de Moraes. Jogada que EU não daria o pênalti, mas como eu não sou o juiz, Petkovic (que eu só fui perceber que estava em campo nessa hora) não desperdiçou a cobrança.

A partir disso o Flu foi só ataque e teve boas chances de virar a partida. Depois dos 30 minutos o Vasco passou só a defender e teve aos 42 minutos a chance de por fim ao sufoco com uma cobrança de pênalti. Isso se Edílson não tivesse chutado para fora. Mas não havia mais tempo para uma reação. Na verdade só houve tempo para mais duas coisas. Moraes perder um gol feito, cara a cara com o goleiro, chutando a bola na trave e um torcedor cair da arquibancada. O vascaíno, que teve ferimentos na cabeça e no abdômen, estava embriagado e foi levado ao hospital. Acabou não vendo sua equipe comemorar pela primeira vez uma classificação a Final da Copa do Brasil

quarta-feira, 17 de maio de 2006







A seleção Polonesa, fará, na próxima Copa do Mundo, sua sétima participação em mundiais, sendo que suas melhores participações até hoje foram os terceiros lugares atingidos nas copas de1974 também na Alemanha, e na competição de 1982 realizada na Espanha. Com a classificação para o mundial de 2006, os poloneses apaziguaram sua não participação na Euro 2004, realizada em Portugal.
Em 2002, no Japão e na Coréia, a equipe voltou à copa, depois de um longo período fora da maior competição de futebol do planeta, e caiu no grupo que tinha os coreanos, que eram os donos da casa, e a forte seleção de Portugal. O resultado disso foi que a Polônia não passou da primeira fase do mundial.
Durante a campanha das eliminatórias, o país teve até uma certa folga, já que em 10 partidas, conseguiu 8 vitórias e apenas 2 derrotas, ambas para a seleção da Inglaterra, terminando assim em segundo lugar do grupo, deixando para trás, seleções como Áustria, Irlanda do Norte e País de Galles.
No mundial da Alemanha a Polônia está no grupo A da competição, ao lado da poderosa Alemanha, da Costa Rica e do Equador, sendo que seu jogo de estréia será contra os equatorianos no dia 9 de Junho.
Na seleção convocada para a copa, o destaque é o atacante Maciej Zurawski do Celtic da Escócia que marcou 7 gols na campanha das eliminatórias e é tido como a grande esperança de gols para sua seleção.
Equipe convocada

Goleiros: Artur Boruc (Celtic/ESC) Tomasz Kuszczak (West Bromwich Albion/ING) Lukasz Fabianski (Legia Varsóvia/POL)

Defesa: Jacek Bak (Al Rayan/CAT), Mariusz Jop (FK Moscou/RUS), Michal Zewlakow (Anderlecht/BEL), Marcin Baszczynski (Wisla Cracóvia/POL), Seweryn Gancarczyk (Metallist Charkow/POL), Mariusz Lewandowski (Shakhtar Donetsk/UKR), Dariusz Dudka (Wisla Cracóvia/POL)

Meio-campistas:Jacek Krzynowek (Bayer Leverkusen/ALE), Miroslaw Szymkowiak (Trabzonspor/TUR), Radoslaw Sobolewski (Wisla Cracóvia/POL), Euzebiusz Smolarek (Borussia Dortmund/ALE), Kamil Kosowski (Southampton/ING), Arkadiusz Radomski (Áustria Viena/AUT), Sebastian Mila (Áustria Viena/AUT), Damian Gorawski (FK Moscou/RUS), Piotr Giza (Cracóvia/POL)

Ataque: Maciej Zurawski (Celtic/ESC), Grzegorz Rasiak (Southampton/ING), Pawel Brozek (Wisla Cracóvia/POL), Ireneusz Jelen (Wisla Plock/POL)
Essa matéria também se encontra disponivel no Diletra NaCopa
FUTEBOL MUNDIAL - TRASFERÊNCIAS


Com o fim da temporada alguns clubes já iniciam suas compras.


Vamos a eles :


CHELSEA - Anunciou a aquisição do alemão Ballack.


VILLAREAL - Trouxe Pires do Arsenal e o atacante Nihat, nenhum dos dois, entretanto, foi apresentado ainda. Quem pode sair é o argentino Riquelme, pretendido, por enquanto, por Internazionale e Manchester United.


MILAN - Contratou o lateral-esquerdo Favalli da rival Internazionale.


TOTTENHAM - Aceitou pagar cerca de 11 milhões de Euro pelo bulgariano Berbatov.


Além deles, o francês do Chelsea Gallas afirmou publicamente que pretende ir para um clube italiano, Shevchenko, por sua vez, tem a intenção de realizar o caminho inverso, ele pode sair do Milan para transferir-se a um clube inglês e o volante da Roma, Dacourt anunciou que tem chances de vestir a camisa da Internazionale na próxima temporada.