
Pela segunda vez em sua história, o Equador participará de uma Copa do Mundo; a primeira participação ocorreu na Copa da Coréia e do Japão em 2002, onde a seleção sul-americana ficou em último lugar de seu grupo. Mesmo com a eliminação o torcedor equatoriano ficou satisfeito com a campanha de sua seleção na Copa de 2002, isso se deve a vitória no jogo contra a Croácia por 1 a 0 (além da seleção equatoriana o grupo era formado por: Croácia, México e Itália).
Porém, para a edição 2006 do torneio, o treinador colombiano Luis Fernando Suárez demonstra um certo otimismo: “Nosso principal objetivo é superar a primeira fase, após cumprir tal tarefa esperamos surpreender os favoritos”. Para a realização dessa difícil e talvez surpreendente missão, o treinador Suárez conta com um time bastante experiente quando o assunto é Copa do Mundo, já que dos 23 convocados, 8 já disputaram a competição (são eles: Iván Hurtado - que deve ser o capitão do time -, Ulises de la Cruz, Giovanny Espinoza, Edwin Tenorio, Marlon Ayoví, Carlos Tenorio, Iván Kaviedes e Agustín Delgado).
Outra arma que pode ser muito utilizada pelo treinador da seleção equatoriana é o entrosamento entre alguns atletas, já que dos 23 convocados, 7 atuam na LDU (time do Equador que venceu o Internacional na primeira partida das quartas de finais da Taça Libertadores) e 5 jogam pelo El Nacional (clube equatoriano eliminado logo na primeira fase da competição sul-americana de clubes).
É evidente que o Equador não vai para Alemanha como um dos favoritos, na verdade a classificação para a segunda fase da competição já seria uma enorme conquista, em um grupo levemente complicado (com Alemanha, Polônia e Costa Rica). Porém, como todos sabemos, o futebol muitas vezes nos guarda enormes novidades, concretizando sonhos de equipes teoricamente pequenas e destruindo a certeza de seleções tradicionalmente grandes.
Provável equipe base: Villafuerte; De la Cruz, Hurtado, Espinoza, Ambrossi; Ayomi, Lara, Castillo, Mendez; Delgado e Tenório.
Lista dos 23 convocados:
Goleiros - Edwin Villafuerte (Deportivo Quito), Cristian Mora (Liga de Quito), Damian Lanza (Aucas)
Defensores - Iván Hurtado (Al-Arabi/CAT), Ulises de la Cruz (Aston Villa/ING), José Luis Perlaza (Olmedo), Jorge Guagua (El Nacional), Paul Ambrossi (LDU), Néicer Reasco (LDU), Giovanny Espinoza (LDU)
Meias - Antonio Valência (Recreativo de Huelva/ESP), Edwin Tenorio (Barcelona de Guayaquil), Edison Méndez (LDU), Patricio Urrutia (LDU), Marlon Ayoví (Deportivo Quito), Luis Saritama (Deportivo Quito), Segundo Castillo (El Nacional), Cristian Lara (El Nacional)
Atacantes - Iván Kaviedes (Argentinos Juniors/ARG), Agustín Delgado (LDU), Félix Borja (El Nacional), Cristian Benítez (El Nacional) e Carlos Tenorio (Al Saad/CAT)
Nenhum comentário:
Postar um comentário