
Os marfinenses vêm credenciados por duas grandes conquistas recentes: ter ficado em 2º lugar na última Copa da África, realizada no Egito e vencida pelos anfitriões e,talvez a mais significativa, ter deixado de fora seleção de Camarões, uma das mais tradicionais seleções africanas.
O curioso é que nas eliminatórias Costa do Marfim chegou na frente em seu grupo, mas perdeu os dois confrontos diretos contra Camarões, em casa por 3x2 e fora por 2x0. A revanche veio na Copa da África. Nos pênaltis os marfinenses eliminaram os “leões indomáveis” com direito cobrança perdida pelo ídolo camaronês Samuel Eto’o, do Barcelona.
As derrotas contra Camarões foram as únicas nas eliminatórias. Vitórias contra o Egito, dentro e fora de casa, foram expressivas e garantiram os “elefantes” na Copa.
É praticamente impossível falar da Costa do Marfim sem citar o seu maior destaque: o centroavante Didier Drogba. Atualmente no milionário time do Chelsea, Drogba começou a chamar atenção quando jogava no Olympique de Marselha onde foi vice-artilheiro e melhor jogador da temporada 2003/2004. Drogba também foi eleito o melhor jogador africano de 2005.Na equipe de José Mourinho ele reveza posição com o argentino Hernán Crespo, que será seu adversário na estréia da Copa.
Outros destaques da equipe são o zagueiro Kolo Touré e o lateral Emmanuel Eboue, ambos do vice campeão europeu Arsenal.
O técnico francês Henri Michel(já treinou outras seleções como França e Camarões) convocou 23 que jogam na Europa, a maioria deles na França, país do qual Costa do Marfim foi colônia por muitos anos.
Povável equipe titular:
Tizié; Eboué, Kolo Touré, Kouassi e Boka; Zokora, Faé, Yaya Touré e Akalé; Drogba e Dindane
Os 23 convocados:
Goleiros: Tizié (Espérance Tunis/TUN), Barry Copa (KSK Beveren/BEL), Gnanhouan (Montpellier/FRA).
Defensores: Domoraud (Créteil/FRA/2ªD), Kouassi (ES Troyes/FRA), Méité (Marselha/FRA), Boka (Estrasburgo/FRA), Kolo Touré (Arsenal/ING), Eboué (Arsenal/ING), Zoro (FC Mesina/ITA).
Meias: Zokora (AS Saint-Etienne/FRA), Faé (Nantes/FRA), Akalé (Auxerre/FRA), Koffi (Le Mans/FRA), Yaya Touré (Olympiakos/GRE), Yapi Yapo (Young Boys/SUI), Demel (Hamburgo/ALE)
Atacantes: Bakari Koné (Nice/FRA), Drogba (Chelsea/ING), Arouna Koné (PSV Eindhoven/HOL), Bonaventure Kalou (Paris Saint-Germain/FRA), Kader Kéita (Lille/FRA), Dindane (Lens/FRA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário