quinta-feira, 30 de novembro de 2006

ARTIGO - O CONTRASTANTE DESEMPENHO DO SANTOS


No último domingo, a equipe do Santos foi ao Rio de Janeiro enfrentar o Vasco de Renato Gaúcho. O posterior empate – o oitavo do alvinegro praiano na casa dos adversários – é o melhor resultado conquistado fora do estado de São Paulo pelo time comandado por Vanderlei Luxemburgo.

Em 4º lugar na tabela geral, a equipe de Vila Belmiro estaria na décima quinta posição, lutando para não entrar na zona de rebaixamento, caso fossem considerados apenas as partidas jogadas fora de casa.

Com certa dificuldade para vencer como visitante, o Santos deixou o gramado com os três pontos em duas oportunidades, no 2 x 0 sobre o Palmeiras ocorrido no Parque Antarctica e na goleada de 4 x 0 frente ao São Paulo no Morumbi.

Levando-se em conta somente os embates que aconteceram fora do Estado de São Paulo, o alvinegro praiano não vence no Brasileiro desde outubro de 2005, quando derrotou o mesmo Vasco pelo placar de 3 a 1.

Em casa, no entanto, a situação é oposta. Nas 18 partidas que atuou como mandante, o time de Luxemburgo somou 44 pontos, garantindo à equipe a vice-liderança na tabela que leva em conta os jogos em casa. Mesmo tendo sido obrigado a levar seus 2 primeiros confrontos para Mogi e São Caetano, o Santos conseguiu manter aproveitamento de 81% em casa.

quarta-feira, 29 de novembro de 2006

ENTREVISTA ESPECIAL - WALDEMAR LEMOS




Desprezado pelo Flamengo e acolhido pelo Figueirense, o treinador Waldemar Lemos mostra não ter ressentimentos com a equipe carioca. No comando do rubro-negro, o comandante conquistou importantes resultados, que lhe atribuíram uma visibilidade nacional e o status de técnico promissor.
Antes conhecido por ser o irmão de Oswaldo de Oliveira, Waldemar Lemos vem conseguindo trilhar seu próprio caminho dentro do futebol. No ano de 2003, o atual treinador do alvinegro catarinense levou o Flamengo à sua melhor classificação em Campeonatos Brasileiros nos últimos anos. O time realizou uma grande campanha e encerrou o nacional em oitavo lugar (nas três edições anteriores à chegada de Waldemar Lemos, o Flamengo lutou para não ser rebaixado).

Em 2006, o treinador regressou ao time da Gávea. Mas uma vez, a passagem do comandante trouxe frutos ao rubro-negro, que chegou a decisão da Copa do Brasil. Porém, a campanha no Campeonato Brasileiro era muito ruim e nem a classificação para a final do torneio segurou o treinador, que foi demitido pela diretoria do clube nas vésperas da decisão diante do Vasco.

Após ser mandado embora pela segunda vez do Flamengo, uma nova oportunidade surgiu na carreira de Waldemar Lemos. O Figueirense estava sem treinador após Adilson Batista deixar o clube para ir treinar o Jubilo Iwata, no Japão. O ex-técnico da Gávea aceitou o convite dos dirigentes catarinenses e foi para Santa Catarina, onde está até hoje (atualmente, o Figueirense ocupa a sétime posição do Campeonato Brasileiro e já está garantido na Copa Sul-Americana).

Entrevista:

Você considera prejudicial para sua carreira o rótulo de irmão do treinador Oswaldo de Oliveira?

R: De maneira nenhuma. Todo ser humano deveria ter um irmão como o Oswaldo. Ele é uma pessoa maravilhosa e sabe muito de futebol. Nunca me incomodou o fato da imprensa lembrar de mim por ser parente dele. Muito pelo contrário, acho que minha carreira foi impulsionada por esta razão.

Seu trabalho e o dele possuem semelhanças?

R: Atualmente, não muitas. Possuo meu próprio estilo de liderar. Lógico, que no começo observava com atenção os passos do Oswaldo. Mas, hoje busco meu espaço e tento impor o meu jeito aos jogadores que comando.


Em duas ocasiões você treinou o Flamengo. Na primeira passagem (2003), o clube chegou a melhor colocação em Campeonatos Brasileiros dos últimos anos. Já em 2006, você levou os cariocas à final da Copa do Brasil. Mesmo obtendo bons resultados, a diretoria resolveu demiti-lo. Existe magoas com o Flamengo?

R: Não, não existe. Gosto do pessoal do Flamengo e tenho grandes amigos por lá. Infelizmente na vida não podemos agradar a todos. Sempre tem aqueles que gostam da gente e os que vão nos criticar. No Flamengo é assim também. Agradei muitas pessoas com meu desempenho, mas sempre tem aqueles que não vão com a nossa cara.

No comando do Figueirense você vem realizando um grande trabalho, fazendo a equipe catarinense voltar a disputar uma competição internacional. Quais são as maiores diferenças entre comandar o Figueirense e o Flamengo?

R: São muitas, mas não em termos de estrutura. O Figueirense possui um bom centro de treinamento e um estádio muito legal. O clube é muito bem organizado. No Flamengo a mesma coisa. Tínhamos um bom ambiente de trabalho por lá. O maior diferencial é a torcida. No Figueirense ela ainda é pequena e está crescendo no cenário nacional junto com o time. A do Flamengo não. É a maior torcida do Brasil e a pressão é gigantesca, a todo instante tem alguém cobrando e exigindo melhores resultados.

Texto de Ricardo Levy e Renato Sardim

terça-feira, 28 de novembro de 2006

CHARGE NO DILETRA


A charge de nosso colega Enderson Takamura faz referência a "derrapada" de português do técnico da seleção brasileira, Dunga. A frase foi dita após o último jogo do Brasil, contra a Suiça. Dunga disse que seu figurino elegante foi um "sugerimento" de sua filha, que é estilista. Pelo menos o Brasil venceu o jogo...

Outras charges do Enderson podem ser vistas no www.enderson.cjb.net

FUTEBOL MUNDIAL - TEVEZ SE DESCULPA COM PARDEW


O ex-jogador de Corinthians e Boca Juniors, Carlos Tevez, desculpou-se com seu atual treinador, o inglês Alan Pardew.

"Sei que errei e acho que terei de deixar claro tanto para o técnico quanto para meus companheiros de clube que não tive a intenção de desrespeita-los".

Ao ser substituído na partida frente o Sheffield United jogada no último sábado, o argentino deixou não só o gramado, como o estádio Upton Park.

Sobre isso, a atacante afirmou que foi uma decisão de momento, da qual se arrependeu.

Em razão da compra do West Ham pelo islandês Eggert Magnusson, especula-se que tanto Tevez quanto Macherano poderiam deixar os 'Hammers', uma vez que Kia Joorabchian também teria interesse em adquirir o clube, entretanto com a efetivação da compra de Magnusson, o desejo de Kia teria sido frustrado.

Em relação ao caso, Pardew afirmou que gostaria de continuar com os argentinos a disposição, no entanto, essa decisão poderia não ser de sua alçada.

Por enquanto, Tevez não balançou as redes com a camisa do West Ham, já Mascherano vem tendo poucas chances.

Fonte:
BBC

domingo, 26 de novembro de 2006

ANÁLISE TÁTICA - BARCELONA

O Barcelona na vitória de 4 a 0 sobre o Villareal. O resultado garantiu a manutenção do clube catalão na liderança do Campeonato Espanhol. Além disso, o quarto gol da partida, marcado por Ronaldinho Gaúcho, foi considerado por muitos belíssimo.

sábado, 25 de novembro de 2006

ENTREVISTA NO DILETRA

Estréia das entrevistas do blog www.diletra.blogspot.com.O entrevistado é o professor de jornalismo, colunista do TRIVELA e torcedor da Portuguesa, José Carlos Marques, o ZECA.

Agradecemos a atenção e a disponibilidade do professor.O assunto em pauta foi a atual situação e o futuro da Portuguesa de Desportos.

Caso você não consiver o video pelo blog, clique aqui.

quinta-feira, 23 de novembro de 2006

TOQUE DILETRA ESPECIAL SÉRIE B

Debate sobre a última rodada da Série B, que acontece nesse fim de semana.

segunda-feira, 20 de novembro de 2006

BRIGA PARA FUGIR DO REBAIXAMENTO


Com o título do Campeonato Brasileiro já decidido, a atenção agora está voltada para a parte de baixo da tabela. Duas das quatro vagas para o rebaixamento já estão preenchidas e ainda quatro clubes brigam para fugir das duas restantes.

Palmeiras, Fluminense, Ponte Preta e São Caetano são as equipes que ainda tem chances de serem rebaixadas. Restando ainda mais dois jogos para cada agremiação, tudo deve ser decidido somente na ultima rodada.

Duas rodadas finais :

Palmeiras x Internacional (Palestra Itália)
Fluminense x Palmeiras (Maracanã)

Santa Cruz x Fluminense (Arruda)
Fluminense x Palmeiras (Maracanã)

Goiás x Ponte Preta (Serra Dourada)
Ponte Preta x Atlético-PR (Moisés Lucarelli)

São Caetano x Paraná (Anacleto Campanella)
Flamengo x São Caetano (Maracanã)

Das quatro equipes, Ponte Preta e São Caetano que já estão na zona de rebaixamento, tem maiores chances de cairem para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Texto de Renato Sardim


SÃO PAULO – DEFENSORES ARTILHEIROS

Normalmente, julgasse que uma equipe com um maior número de atacantes é mais eficiente no ataque. Porém, no São Paulo as coisas não são bem assim e neste Campeonato Brasileiro, o tricolor provou a todos que zagueiro também sabe estufar as redes.

O time paulista possui o melhor ataque do Nacional com 64 gols marcados. Mas, os atacantes não são os únicos responsáveis por esse número elevado de bolas na rede. O setor defensivo do São Paulo marcou 23 gols, mesmo número de feitos que os atacantes (os atacantes marcaram apenas 42,2% dos gols da equipe nesta edição da Série A).

O maior destaque no campo ofensivo entre os jogadores de defesa do tricolor, com certeza é Rogério Ceni. O goleiro artilheiro marcou sete gols no Campeonato Brasileiro, marca que o torna o jogador com maior número de gols da equipe paulista entre os defensores (o artilheiro do São Paulo na Série A é Lenílson, com oito gols marcados).

No último fim de semana, Fabão comprovou a eficiência ofensiva da defesa do tricolor. O zagueiro marcou de cabeça o “gol do título” do São Paulo, no empate por 1 a 1 diante do Atlético-PR, no Morumbi.

Confira alguns números do São Paulo no Campeonato Brasileiro:

Gols marcados – 64 gols
Média de gols por partida – 1,7 gols
Quantidade de gols marcados por atacantes – 23 gols
Quantidade de gols marcados por meias de criação – 16 gols
Quantidade de gols marcados por jogadores responsáveis pelo setor defensivo – 23 gols

Tabela de artilharia do São Paulo:

Lenílson – 8 gols
Rogério Ceni – 7 gols
Leandro – 6 gols
Aloísio e Ricardo Oliveira – 5 gols
Alex Dias, Danilo e Souza – 4 gols
Alex Silva, Fabão, Mineiro e Thiago – 3 gols
Ilsinho e Junior – 2 gols
André Dias, Miranda, Richarlyson – 1 gol

* Entre os jogadores de defesa do Campeonato Brasileiro o artilheiro é Paulo Baier com 10 gols

Texto de Ricardo Levy

domingo, 19 de novembro de 2006

SÃO PAULO - CAMPEÃO BRASILEIRO 2006!



Tetra campeão brasileiro!


Mesmo empatando com por 1x1 com a Atlético-PR, o São Paulo tornou-se campeão brasileiro pela quarta vez em sua história. Isso porque o Inter, única equipe que poderia alcançar o tricolor, perdeu, no Pinehirão, para o Paraná, por 1x0.

Abaixo, a escalação da equipe no jogo de hoje. O gol são-paulino foi marcado por Fabão, enquanto Cristian marcou para os paranaenses.



Parabéns ao São Paulo!
RETROSPECTO NO BRASILEIRO - SÃO PAULO E ATLÉTICO-PR

X

O confronto entre São Paulo e Atlético-PR possui o equilíbrio como marca registrada. As duas equipes disputaram 26 partidas na história do Campeonato Brasileiro, sendo que o tricolor paulista venceu nove, empatou oito e foi derrotado em outras nove ocasiões.

No Morumbi, a história favorece o São Paulo. São 12 partidas disputadas nos domínios da equipe paulista. O Atlético-PR conquistou apenas duas vitórias, sendo que a última aconteceu em 1983, quando os paranaenses vieram a São Paulo e derrotaram os donos da casa por 1 a 0 (o jogo foi válido pelas quartas-de-final do Campeonato Brasileiro, na ocasião o Atlético-PR derrotou o São Paulo nas duas partidas do mata-a-mata, eliminando o tricolor da competição).

A maior vitória do São Paulo no confronto diante dos paranaenses aconteceu em 1992, no estádio do Morumbi, quando o tricolor bateu o rival por 5 a 0. Na época, o time paulista vivia a melhor fase de sua histórica. Telê Santana dirigia a equipe com maestria, enquanto Zetti, Raí e Muller alegravam a torcida dentro de campo (os gols da goleada foram marcados por Ronaldo, Cafu, Müller, Palhinha e Antônio Carlos).

No primeiro turno, as duas equipes se enfrentaram na Arena da Baixada e o jogo terminou 0 a 0. Na ocasião, os são-paulinos saíram de campo cabisbaixos, pois o ataque mostrou certa fragilidade, o que irritou a torcida e, principalmente, o treinador Muricy Ramalho. Ao final da partida o comandante do São Paulo mostrou extremo descontentamento com os jogadores do setor ofensivo, que estavam há um mês sem marcar gols (essa partida marcou a estréia do jovem atacante Edgar).

Confrontos no Morumbi em Campeonatos Brasileiros:

2005 – São Paulo 3 x 1 Atlético-PR
2004 – São Paulo 1 x 0 Atlético-PR
2003 - São Paulo 2 x 0 Atlético-PR
2001 - São Paulo 2 x 1 Atlético-PR
1998 - São Paulo 2 x 0 Atlético-PR
1996 - São Paulo 3 x 3 Atlético-PR
1992 - São Paulo 5 x 0 Atlético-PR
1991 - São Paulo 2 x 1 Atlético-PR
1983 - São Paulo 0 x 1 Atlético-PR
1982 - São Paulo 1 x 0 Atlético-PR
1976 - São Paulo 0 x 2 Atlético-PR
1974 - São Paulo 0 x 0 Atlético-PR

* Em 2004, o São Paulo foi Campeão da Copa Libertadores da América após derrotar o Atlético-PR, no Morumbi, por 4 a 0.

Texto por Ricardo Levy

sábado, 18 de novembro de 2006

SEGUNDA DIVISÃO – ANÁLISE GERAL DA 37º RODADA

CAMPEÃO DA SÉRIE B!

Terminou a disputa pelo título. Neste fim de semana, o Atlético-MG conquistou a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. A equipe mineira foi a Fortaleza enfrentar o Ceará e conseguiu uma importante vitória por 1 a 0 (gol de Marinho com apenas um minuto de jogo).

Porém, não foi a vitória sobre os nordestinos que garantiu o título ao alvinegro mineiro. O Sport não cumpriu o dever de casa e foi derrotado pelo Guarani, em Campinas, por 2 a 0, garantindo o triunfo do Atlético-MG (faltando apenas um rodada para o término da Série B, o Sport está seis pontos atrás da equipe de Minas Gerais, sem possibilidades matemáticas de conquistar o título).

Briga pela primeira divisão

Resta apenas mais uma vaga para a elite do futebol nacional. Atlético-MG, Sport e Náutico garantiram o acesso antecipadamente e disputarão a Série A no ano que vem.

O último a conquistar a vaga foi o alvirrubro, que neste sábado derrotou o Ituano, em Recife, por 2 a 0, carimbando sua passagem de volta para a primeira divisão (há 12 anos, o Náutico está afastado da Série A).

Apenas duas equipes permanecem na luta pela última vaga. Tratam-se de América-RN e Paulista.

Os nordestinos estão mais próximos de conquistar o feito e dependem apenas de si para regressar à primeira divisão. Neste fim de semana, o América-RN perdeu a oportunidade de garantir o acesso a Série A. A equipe foi derrota em casa pelo Santo André (2 a 1) e permitiu com que o time de Jundiaí se aproximasse na tabela de classificação (apenas dois pontos separam as duas equipes).

Rebaixamento

Faltando apenas uma rodada para o término da Série B, seis equipes lutam para não cair à terceira divisão. Guarani, Portuguesa, Paysandu, São Raimundo, CRB e Vila Nova, se esforçam para fugir do fantasma do rebaixamento.

A situação mais alarmante é a do São Raimundo. O time segura a lanterna da Segundona e mesmo com uma vitória na próxima rodada, os amazonenses podem ser rebaixados (em seu 38º jogo, o São Raimundo recebe o Gama).

Quem também não vive um bom momento é o Guarani. O time está dentro da zona do rebaixamento com 41 pontos e precisa vencer desesperadamente na rodada de encerramento da Série B. O confronto que decidirá o caminho do alviverde será diante do também desesperado Vila Nova, em Goiânia.

Texto por Ricardo Levy

ARTIGO - BRASIL DE DUNGA


O apito final protagonizado pelo árbitro Markus Merk não só encerrou a vitória do Brasil sobre a Suiça, como também findou as apresentações da seleção de Dunga no ano de 2006.Com 5 vitórias e 1 empate, o atual comandante da 'equipe canarinho' conquistou o melhor início de campanha desde a passagem do mítico Zagallo em 94.

À época, substituindo Parreira, o ex-ponta venceu Iuguslávia, Eslováquia, Valencia, Israel e Espanha, além de ter empatado com Honduras.

Sob o comando de Dunga, a seleção ganhou de Argentina, País de Gales, Kuwait e Suiça, ao passo que, em sua estréia, empatou com a Noruega.

Características

Embora o capitão de 94 tenha utilizado, ao menos, três esquemas táticos diferentes, é possível notar certas semelhanças no modo de atuar brasileiro. Por exemplo, a constante troca de passes, a tendência em atacar pelos flancos e a virtuoso e incessante marcação.

Apenas 4 jogadores tiveram oportunidade de atuar nos 6 embates realizados até agora. O lateral Maicon, o volante Dudu Cearense, o meia Elano e o atacante Robinho.

FUTEBOL MUNDIAL - CAMPEONATO INGLÊS


Em Stamford Bridge, a equipe do Chelsea derrotou o West Ham pelo placar de 1 a 0. O gol do time comandado por Josè Mourinho foi marcado por Geremi aos 22 minutos da primeira etapa em cobrança de falta perfeita.

Vale destacar nessa partida, a presença de Carlitos Teves pelo time do West Ham. Teves começou como titular mas ainda com sua colaboração, seu time não conseguiu vencer os “Blues”. Fato interresante é que sempre que o argentino esta em campo , sua equipe não consegue marcar gols.

Com a vitória o Chelsea chega a marca de 31 pontos na Premier Legue e segue na segunda colocação logo atrás do Manchester que tem 34.

Texto por Renato Sardim

quinta-feira, 16 de novembro de 2006

ACESSO A SÉRIE A - META DO SPORT É SEGURAR JOGADORES QUE CONQUISTARAM A PROMOÇÃO


Trabalho, trabalho e mais trabalho. É assim que a diretoria do Sport quer encerrar o ano. Após realizar com louvor a tarefa de regressar a Série A do Campeonato Brasileiro, os dirigentes do clube pretendem manter o elenco para a disputa da primeira divisão no ano que vem.

“No momento estamos concentrados na conquista do título. Mas, isso não significa que não estamos pensando nos contratos dos jogadores. Queremos que todos permaneçam e faremos de tudo para que isso aconteça”, afirmou o diretor de futebol, Guilherme Beltrão.

O primeiro a confirmar a permanência no clube foi o volante Hamilton, que prolongou seu contrato até dezembro de 2008. Do atual elenco, o jogador foi um dos primeiros a chegar à Ilha do Retiro. Hamilton foi contratado pelo Sport em setembro de 2005, após indicação do ex-treinador Dorival Júnior.

Quem também está negociando sua permanecia no clube é o atacante Fumagalli. O artilheiro do Sport na Série B (com 19 gols), começou a conversar com a diretoria sobre as probabilidades de permanecer na equipe pernambucana.

“Começamos a conversar e estamos negociando os valores. Espero que a diretoria reconheça o trabalho que venho desenvolvendo no Sport. Me sinto bem jogando aqui, gosto do clube, mas estou com 29 anos e preciso pensar em mim”, disse o atacante Fumagalli comentando sobre a negociação.

Guilherme Beltrão também falou sobre a situação do atacante. “Fumagalli é muito querido por todos. A torcida o adora e ele adora a torcida. Acho difícil ele não permanecer, temos uma boa estrutura, pagamos em dia e sei que nenhuma outra equipe do Brasil terá condições de oferecer o que iremos propor. Pagando salários de primeira divisão”.

Texto por Ricardo Levy

quarta-feira, 15 de novembro de 2006

RESENHA - BRASIL 2 X 1 SUIÇA


O Brasil entrou em campo nesta quarta-feira para enfrentar a Suiça, país que irá sediar a Eurocopa de 2008.

A equipe da Dunga concentrou seus ataques pelo lado direito, que era apoiado, principalmente, por Fernando, Elano e, por vezes, Kaká.

Trocando muitos passes, a Seleção domínou a posse de bola no primeiro tempo, entretanto, teve dificuldade para criar chances efetivas de gol, em função disso os atacantes Robinho e Rafael Sóbis estiveram apagados.

Atuando no 4-5-1, a Suiça tinha dificuldades para avançar ao gol de Hélton, contribuiu para isso os erros de passe do time europeu.

Mesmo com as poucas chances que teve, o Brasil conseguiu marcar dois gols. O primeiro em um escanteio cobrado por Elano que o zagueiro Luisão escorou colocando a bola no fundo das redes, já o segundo foi fruto de um desentendimento entre o arqueiro Zuberbuhler e o zagueiro Djourou. Depois do goleiro chutar a esférica no defensor, Kaká viu a bola chegar em seu pés e teve apenas o trabalho de toca-la para o gol.

Ao final do primeiro tempo, a 'Seleção Canarinho' conseguiu girar a bola ao redor do campo com maior facilidade. Isso se potencializou após as duas primeiras substituição feitas pelo treinador Dunga - aproximadamente aos 15 minutos da etapa complementar, Ronaldinho Gaúcho entrou no lugar de Robinho, ao passo que Fernando deixou o gramado para a entrada de Tinga.



Porém, o gol contra de Maicon aos 24min catalizou o abafa que a Suiça vinha buscando desde o início do segundo período. Com os pontas Barnetta e Volanthen mais avançados, a equipe europeia conseguiu enfim criar perigo ao gol de Helton.

Tal estratégia deixou espaços no campo defensivo suiço, no entanto, os jogadores brasileiros não conseguiram aproveitar-se e o placar se manteve. Diante disso, Dunga continua invicto no comando da Seleção, em seis jogos o técnico obteve 5 vitórias e 1 empate.

terça-feira, 14 de novembro de 2006

FUTEBOL MUNDIAL - CONTRATAÇÕES DE INVERNO


Em meio a ratificação da transferência do lateral Marcelo para o Real Madrid, o diário espanhol AS especula a aquisição de mais dois jogadores, os argentinos Higuaín e Fernando Gago.

Em entrevista ao mesmo jornal, o atacante do River ressaltou que sente-se contente com o interesse da equipe merengue, entretanto, ele declarou o desejo de permanecer no time de Buenos Aires até o meio de 2007, pois pretende disputar a Libertadores mais uma vez.

Paralelamente a isso, ainda segundo o AS, o Atlético de Madrid teria acertado com o ponta português Ricardo Quaresma. O jogador atuou no Barcelona por uma temporada - a de 2003/04 - antes disso, ele pertenceu ao Sporting de Lisboa.

Já o clube catalão, mesmo com as recentes lesões de Messi e Saviola, continua repetindo que não irá fazer contratações no mercado de inverno.

Fonte:
AS / AS / AS
FOCO EM DENÍLSON


Em face ao pedido de dispensa do mineiro Gilberto Silva, o treinador da Seleção Brasileira, Dunga, optou pela convocação do volante Denílson, que atualmente pertence ao Arsenal.

À exemplo de Gladstone, Fernando e Carlinhos, o ex-atleta do São Paulo, também jogou em catagorias de base do Brasil. Em 2005, ele foi capitão da Seleção sub-17 vice-campeã mundial.

No clube paulista, Denílson disputou vinte e uma partidas como profissional, sendo que destas, 11 foram como titular. Com a camisa tricolor, o volante participou de 5 clássicos, Santos 1 X 2 São Paulo, Corinthians 1 X 1 São Paulo, São Paulo 1 X 2 Palmeiras, esses em 2005, no presente ano, atuou nas vitórias sobre o Corinthians, pelo placar de 2 a 1, e Santos por 3 a 1.

O jovem de 18 anos fez sua estréia no Arsenal há cerca de 20 dias, na vitória por 2 a 0 sobre o WBA em partida válida para Carling Cup. O segundo jogo do camisa 15 ocorreu na mesma competição. O adversário desta vez foi o Everton que perdeu por 1 a 0.

Denílson ainda não marcou gol como profissional.

segunda-feira, 13 de novembro de 2006

ANÁLISE - FLUMINENSE


O gol de Evando , contra o Cruzeiro, pôs fim ao um jejum de 12 jogos sem vitórias do Fluminense.
O jogo entre as duas equipes chamou atenção por uma curiosidade: o duelo entre ex-técnicos e seus antigos clubes. Enquanto o tricolor tinha em seu banco o ex-cruzeirense PC Gusmão, que mandava na banco da raposa era Oswaldo de Oliveira.

E pode ser justamente Oswaldo de Oliveira uma das explicações para a queda de rendimento do Flu, nesse segundo turno do Campeonato Brasileiro. O treinador foi demitido dia 7 de agosto, após perder para a Ponte Preta por 3x0.Mas não foi a derrota para a macaca o principal motivo da demissão do técnico. Comentou-se na época, que a parceira que bancava o salário de muitos atletas tricolores, estava insatisfeita por Oswaldo de Oliveira não escalar alguns jogodares, bancados pelo dinheiro extra clube.Desde então, o Fluminense.venceu apenas 3 vezes.De lá pra cá foram 20 jogos, 3 vitórias, 6 empates e 11 derrotas.Oswaldo de Oliveira deixou a equipe em 6 º lugar, com 25 pontos, a uma posição da zona de classificação à Libertadores.Hoje o tricolor está em 16º lugar, com 40 pontos a uma posição da zona de rebaixamento.

E o Fluminense, que chegou a liderar o campeonato e sonhava com a vaga à Libertadores, que escapou por um triz ano passado, jogará seus últimos três jogos de olhos abertos para não voltar ao pesadelo que viveu num passado recente.
FUTEBOL MUNDIAL - BARCELONA SOFRE COM LESÃO DE ATACANTES


Depois de Eto'o, o Barcelona terá ficará sem mais dois atacantes. Hoje, a equipe azul grená soube que os argentinos Lionel Messi e Javier Saviola sofreram contusão e ficaram impossibilitados de atuar nas próximas partidas.

O camisa 19 Messi deve fazer cirurgia no pé esquerdo. A estimativa é que o jogador fique de molho durante três meses. Ele já havia se machucado na primeiro semestre deste ano, na partida frente o Chelsea válida pela Champions League.

Já Saviola pode demorar 6 semanas para recuperar-se. A imprensa especulava sua entrada na equipe titular do Barcelona em função da contusão de Messi.

Diante disso, Frank Rijkaard tem 4 atacantes a sua disposição - Giuly, Gudjohnsen, Ezquerro E ronaldinho Gaúcho - para enfrentar o Mallorca no domingo. Iniesta, que já foi deslocado para o setor, também contundiu-se e não integrará o elenco da Seleção Espanhola. Situação semelhante a vivida por Edmílson, cortado do Brasil após constatação de que o volante possui uma entorse no tornozelo direito.

O Barcelona lidera o Campeonato Espanhol com 22 pontos, um a mais que o segundo colocado Sevilla.

Fonte:
MUNDO DEPORTIVO / MUNDO DEPORTIVO / MUNDO DEPORTIVO / UOL

FUTEBOL MUNDIAL - DOMENECH CRITICA ATACANTE DO RIVER


"É uma falta de respeito", a declaração, feita pelo treinador da França, Raymond Domenech, refere-se a decisão do atacante do River Plate Gonzalo Higuaín em recusar a convocação para os 'Bleus', que enfrentam a Grécia em amistoso na quarta.

Higuaín nasceu em Brest na França, entretanto, ele passou a maior parte de seus quase 19 anos na Argentina, uma vez que aos 10 meses mudou-se para o país Latino.

No Torneio Apertura deste ano, o atacante marcou 6 gols em 13 partidas, sendo que 2 ocorreram na vitória sobre o arqui-rival Boca Juniors. O camisa 19 também balançou as redes duas vezes no jogo de volta das oitavas-de-final da Libertadores, quando o River desclassificou o Corinthians da competição.

Enquanto isso, o técnico da Argentina, Alfio Basile, afirma que só selecionará atletas que atuam no país do tango em 2007.

Situação semelhante vivenciou o jogador da Juventus David Trézéguet, natural da França, ele morou na Argentina desde os dois anos, lá jogou no Platense, até os 17 anos, quando retornou para a França. Ao contrário de Higuaín, Trezéguét aceitou o convite de vestir a camisa dos 'Bleus', tendo marcado em 2000 o golden goal da final da Eurocopa.

Fonte:
CLARIN

domingo, 12 de novembro de 2006

ANÁLISE TÁTICA - ATLÉTICO MINEIRO

O Atlético Mineiro na vitória fora de casa sobre o Coritiba pelo placar de 3 a 2. Com o resultado o galo garantiu o acesso para a Série A.

sexta-feira, 10 de novembro de 2006

FUTEBOL MUNDIAL - BRASILEIRO DEVE JUNTAR-SE AO ELENCO DO TOTTENHAM EM JANEIRO


O Tottenham firmou contrato com o meia-esquerda do NAC, Leonardo. A tendência é que o jogador junte-se ao clube londrino no início de janeiro por custo zero, uma vez que seu vínculo com a equipe holandesa está próximo de expirar.

Natural do Rio de Janeiro, Leonardo nunca atuou profissionalmente no Brasil. Seu primeiro clube foi o Feyenoord em 2000. De lá ele transferiu-se para o NAC, onde, em sua primeira temporada, marcou 8 gols em 14 jogos.

Considerado um atleta de velocidade, o carioca pode repetir na esquerda o que o inglês Aaron Lennon fez na meia-direita do Tottenham.

Há 5 anos, o brasileiro foi envolve de escândalo causado por fraude em seu passaporte. À exemplo do que ocorreu quando o volante Edu trocou o Corinthians pelo Arsenal, Leonardo utilizou-se de um documento falso.

Fonte:
THE GUARDIAN

quinta-feira, 9 de novembro de 2006

FUTEBOL MUNDIAL - MARCELO PODE TRANSFERIR-SE PARA O REAL MADRID

Em meio a fase negativa por que passa o Fluminense, propagam-se as notícias envolvendo a transferência do lateral-esquerdo Marcelo para o Real Madrid.
Hoje, o períodico espanhol AS informou que o brasileiro será a primeira contratação do clube merengue para o mercado de inverno. Ainda de acordo com o jornal, o jogador se apresentará em seu novo time na próxima segunda.

A chegada de Marcelo pode inviabilizar a aquisição do zagueiro Alex, que segundo especulações possui opção de compra do Real, uma vez que ambos são extracomunitários e atualmente existe apenas vaga para um atleta de tal espécie.

De todo modo, o As afirma que Marcelo pode ser emprestado por determinado período a outro clube antes de ganhar chances no time espanhol.

Fonte:
AS / AS
OPINIÃO - A RECENTE FASE DE MARCOS

É difícil para o palmeirense ver seu maior ídolo passando por uma fase tão complicada. O goleiro Marcos há um bom tempo não consegue voltar ao gol do alviverde. Uma serie interminável de lesões impedem o pentacampeão mundial, de voltar a ser titular da equipe de Palestra Itália.
Após se recuperar de mais uma lesão, novamente o goleiro enfrenta dificuldades para voltar a atuar, já que se encontra completamente fora de ritmo de jogo, o que conseqüentemente, resulta em falhas de Marcos durante as partidas, como o ocorrido na ultima partida contra o Paraná.

Diego Cavalieri, grande revelação do palmeiras, já mostrou em grande parte desse campeonato brasileiro que tem condições de assumir com competência o gol da Palmeiras. Inclusive uma questão discutida é se, após a total recuperação de Marcos, Diego deveria deixar a camisa 1.

Acho Marcos um goleiro incrível e tem uma historia gloriosa dentro do Parque Antarctica, mas já esta na hora de o Palestra olhar para seus novos talentos.
Texto por Renato Sardim

quarta-feira, 8 de novembro de 2006

OPINIÃO - O CHELSEA DA PRESENTE TEMPORADA

As novidades do Chelsea não limitam-se a algumas transferências. Acrescido de jogadores consagrados como Ballack, Ashley Cole e Shevchenko, o time londrino apresenta certas alterações em seu sistema de jogo.
Em face ao descarte do 433 - utilizado nas temporadas de 2004/05 e 2005/06 - em prol do 442 losango, os 'Blues' abdicaram da velocidade demonstrada outrora a fim de primar pela cadência que o inglês Lampard e o alemão Ballack têm potencial para oferecer.

Posse de bola
À luz disso, a equipe retem a posse de bola em maior quantidade, quando comparada-se com as esquadras do clube das duas últimas temporadas. O resultado é o aumento no número de passes trocados tentando envolver a defesa adversária.

Ademais, há uma tendência defensiva na atual equipe dos 'Blues' que, em consequência, diminui o ímpeto ofensivo do time.
À exemplo do que acontecia na campanha do Campeonato Inglês de 2004/05 - competição em que os comandados de José Mourinho sofreram 15 gols - o clube londrino busca, além de diminuir ao máximo os espaços encontrados em seu campo defensivo, marcar com, pelo menos, 2 atletas ao redor da bola.

Entretanto, ao menos por enquanto, as inovações não vêm se mostrando completamente efetivas. Ao passo que, na temporada passada o Chelsea foi vazado apenas em seu sétimo confronto válido pela Premier League, atualmente o time tomou 7 tentos, sendo que 2 foram marcados no segundo embate da equipe, no qual o Middlesbrough sagrou-se vitorioso.

Situação inédita
Tanto esta derrota, quanto a sofrida no último domingo frente o Tottenham, ajudaram a tirar a liderança do torneio nacional das mãos dos 'Blues', que, no momento, avistam de baixo o primeiro colocado Manchester.

Em contrapartida, na Champions League, os ingleses colhem frutos. Não só em razão da primeira posição de seu grupo, mas também pelos resultados - vitória no Stanford Bridge e empate no Camp Nou - conquistados em cima do Barcelona.

terça-feira, 7 de novembro de 2006

LEÃO X CARLOS ALBERTO

A novela, cheia de intrigas, entre Leão e Carlos ALberto parece não ter fim.Enquanto isso, nosso amigo Enderson Takamura nos brinda com esse divertida charge.

Você pode visualizar outras charge do Enderson clicando aqui.

segunda-feira, 6 de novembro de 2006

TOQUE DILETRA

domingo, 5 de novembro de 2006

ANÁLISE TÁTICA - TOTTENHAM


O Tottenham na vitória sobre o, até então, primeiro colocado da Premiership - ao lado do Manchester United - Chelsea pelo placar de 2 a 1. Os Spurs não venciam os 'Blues' desde 1990 em partidas válidas pelo Campeonato Inglês.

Os gols foram marcados por Makelele aos 15', Dawson aos 25' e Aaron Lennon aos 52'.
OPINIÃO - PALMEIRAS

Correndo risco de ser rebaixado novamente, o Palmeiras efetuou nessa semana a terceira troca de técnico no Brasileiro, buscando permanecer na Série A do Campeonato.

Tendo aproveitamento total de 38% na competição, o alviverde viveu seu melhor momento quando foi comandado pelo gaúcho Tite.

Sob a tutela do treinador, a equipe conquistou 31 dos 60 pontos disputados, garantindo ao Palmeiras de Tite 51% de aproveitamento, estatística próxima aos 52% do 5º e 6º colocados Paraná e Vasco.

Uma das principais virtudes da equipe era o esforço. Caracaterística que o novo treinador, Jair Picerni, tem de retomar.

Contratado ao final de 2002 para levar o clube de Parque Antártica de volta a Primeira Divisão, o técnico precisa, desta vez, evitar que o alviverde seja relegado para a Série B.

Há 3 anos, Picerni optou por montar seu time no 3-6-1, com dois meias velozes garantindo a ignição do contra-ataque palmeirense. Desprovido de um meio-campista que garanta cadência, o comandante pode retomar também o contra-ataque, característica que alçou o Palestra Itália a liderança da Segunda Divisão de 2003.

sábado, 4 de novembro de 2006

OPINIÃO - AS ALTERNATIVAS DO SÃO PAULO

Buscando ratificar o tetracampeonato brasileiro. o São Paulo enfrenta no domingo o Santos na Vila Belmiro. Desfalcado de Souza e Aloísio, o tricolor possui algumas opções para compor a equipe inicial.


Lenílson é um dos candidatos a vaga deixada no meio-de-campo, se isso se confirmar, ele irá atuar ao lado de Danilo. Quando isso ocorreu em jogos passados, o líder do campeonato ressentiu-se da velocidade que nenhum dos dois oferece.

A entrada de mais um zagueiro e consequentemente a alteração do esquema tático para o 3-5-2 também está em voga, bem como o deslocamento do atacante Leandro para a meia-direita, à exemplo do que foi feito na vitória do time de Morumbi sobre o Vasco pelo placar de 2 a 1.

Diante dessa hipótese, Thiago e Edgar podem formar a dupla de ataque. Caso tal alternativa não se confirme, os dois devem brigar pela vaga deixada por Aloísio.

No jogo de ida da Recopa deste ano, Muricy Ramalho valorizou a presença de um centroavante na equipe, após a derrota para o Boca por 2 a 1, ele declarou que enquanto Aloísio esteve em campo, o tricolor conseguiu reter a bola no campo de ataque, ao passo que, após a saída do camisa 14, o time brasileiro ofereceu a esférica para os argentinos que, posteriormente, viraram o embate.

Se o raciocínio se mantiver, o titular tende a ser Edgar, que possui mais características de centroavante em comparação com Thiago.

Em contrapartida, a boa notícia são os retornos de Josué e Mineiro. A dupla de volantes é, em diversos momentos, responsável pela cadência e armação do São Paulo.

sexta-feira, 3 de novembro de 2006

ARTIGO - QUEBRA DE VÍNCULOS COM A VITÓRIA

Antagonistas na luta oela permanência na Série A, tanto Fluminense quanto São Caetano e Santa Cruz passam por momento atribulado no Campeonato Brasileiro.

Considerado um time promissor há poucos anos, o São Caetano vive um dos piores momentos de sua história. Como se a décima-nona colocação já não fosse suficiente, a equipe paulista não vence há 15 jogos, a última vez do 'Azulão' aconteceu no dia 16 de agosto, quando bateu o Vasco por 2 a 1.

Situação similar as vividas por Fluminense e Santa Cruz. Ao passo que os cariocas não ganham um confronto há 8 partidas, os pernambucanos amargam 5 derrotas e 1 empate em série. Além disso, a cobra-coral é a última colocada no Brasileiro, com 11 pontos a menos que o tricolor do Rio, situado na décima-sexta posição, a última antes da zona de degola.

Na última quarta-feira, São Caetano e Fluminense enfrentaram-se no Anacleto Campanella. A partida poderia garantir o sabor da vitória a um dos clubes, no entanto, ela terminou, curiosamente, empatada. Mantendo ambos os times na mesma situação de abstinência.

Caso existe alguma espécie de disputa visando premiar a equipe que conseguir permanecer mais tempo sem vitória, o West Ham foi já não participa mais da competição. Os ingleses, depois de 11 jogos ou 2 meses, ganharam do Blackburn pelo placar de 2 a 1.

quinta-feira, 2 de novembro de 2006

RESULTADOS DA CHAMPIONS LEAGUE

Terça-feira

Lyon 1 X 0 Dinamo de Kiev
Real Madrid 1 X 0 Steaua
Benfica 3 X 0 Celtic
Copenhagen 1 X 0 Manchester United
Arsenal 0 X 0 CSKA Moscou
Hamburgo 1 X 3 Porto
AEK 1 X 0 Lille
Milan 4 X 1 Anderlecht

Quarta-feira

Barcelona 2 X 2 Chelsea
Levski 0 X 3 Werder Bremen
Spartak Moscou 0 X 1 Internazionale
Bayern de Munique 0 X 0 Sporting
Liverpool 3 X 0 Bordeaux
PSV 2 X 0 Galatasaray
Shakhtar 2 X 2 Valencia
Roma 1 X 1 Olympiakos