No último domingo, a equipe do Santos foi ao Rio de Janeiro enfrentar o Vasco de Renato Gaúcho. O posterior empate – o oitavo do alvinegro praiano na casa dos adversários – é o melhor resultado conquistado fora do estado de São Paulo pelo time comandado por Vanderlei Luxemburgo.
Em 4º lugar na tabela geral, a equipe de Vila Belmiro estaria na décima quinta posição, lutando para não entrar na zona de rebaixamento, caso fossem considerados apenas as partidas jogadas fora de casa.
Com certa dificuldade para vencer como visitante, o Santos deixou o gramado com os três pontos em duas oportunidades, no 2 x 0 sobre o Palmeiras ocorrido no Parque Antarctica e na goleada de 4 x 0 frente ao São Paulo no Morumbi.
Levando-se em conta somente os embates que aconteceram fora do Estado de São Paulo, o alvinegro praiano não vence no Brasileiro desde outubro de 2005, quando derrotou o mesmo Vasco pelo placar de 3 a 1.
Em casa, no entanto, a situação é oposta. Nas 18 partidas que atuou como mandante, o time de Luxemburgo somou 44 pontos, garantindo à equipe a vice-liderança na tabela que leva em conta os jogos em casa. Mesmo tendo sido obrigado a levar seus 2 primeiros confrontos para Mogi e São Caetano, o Santos conseguiu manter aproveitamento de 81% em casa.


















