quarta-feira, 8 de novembro de 2006

OPINIÃO - O CHELSEA DA PRESENTE TEMPORADA

As novidades do Chelsea não limitam-se a algumas transferências. Acrescido de jogadores consagrados como Ballack, Ashley Cole e Shevchenko, o time londrino apresenta certas alterações em seu sistema de jogo.
Em face ao descarte do 433 - utilizado nas temporadas de 2004/05 e 2005/06 - em prol do 442 losango, os 'Blues' abdicaram da velocidade demonstrada outrora a fim de primar pela cadência que o inglês Lampard e o alemão Ballack têm potencial para oferecer.

Posse de bola
À luz disso, a equipe retem a posse de bola em maior quantidade, quando comparada-se com as esquadras do clube das duas últimas temporadas. O resultado é o aumento no número de passes trocados tentando envolver a defesa adversária.

Ademais, há uma tendência defensiva na atual equipe dos 'Blues' que, em consequência, diminui o ímpeto ofensivo do time.
À exemplo do que acontecia na campanha do Campeonato Inglês de 2004/05 - competição em que os comandados de José Mourinho sofreram 15 gols - o clube londrino busca, além de diminuir ao máximo os espaços encontrados em seu campo defensivo, marcar com, pelo menos, 2 atletas ao redor da bola.

Entretanto, ao menos por enquanto, as inovações não vêm se mostrando completamente efetivas. Ao passo que, na temporada passada o Chelsea foi vazado apenas em seu sétimo confronto válido pela Premier League, atualmente o time tomou 7 tentos, sendo que 2 foram marcados no segundo embate da equipe, no qual o Middlesbrough sagrou-se vitorioso.

Situação inédita
Tanto esta derrota, quanto a sofrida no último domingo frente o Tottenham, ajudaram a tirar a liderança do torneio nacional das mãos dos 'Blues', que, no momento, avistam de baixo o primeiro colocado Manchester.

Em contrapartida, na Champions League, os ingleses colhem frutos. Não só em razão da primeira posição de seu grupo, mas também pelos resultados - vitória no Stanford Bridge e empate no Camp Nou - conquistados em cima do Barcelona.

Nenhum comentário: