segunda-feira, 29 de junho de 2009

NARRADOR E LINGUISTA

"É ONIEU".

Melhor que a virada da Seleção Brasileira foi o espetáculo de Galvão Bueno na transmissão da Globo.

Homem vivido, homem viajado, Galvão esbanjava todo seu conhecimento entre um e outro pitaco sobre o uso de tecnologias no esporte e as tradicionais alfinetadas à Seleção, enquanto o resultado é desfavorável.

Depois de anos e anos chamando a atenção para a forma mais adequada de se dizer Gallardo (Gaddjjjiardu), o notório linguista deu baile na pronúncia do nome do zagueiro dos Estados Unidos Oniewu.

Foram 89 minutos regados a muita cultura. De forma didática, Galvão brindou telespectadores com a pronúncia de Oniewu nas mais diversas línguas e dialetos.

"Onievu" (Turco Moderno) "Onienu" (Esperanto) "Aniomu" (Macaísta) e "Demerit" (aqui, em confusão com o companheiro de defesa).

Todas essas, formas erradas. Galvão sabe que só existe uma maneira apropriada. Ele conduz o programa de forma exemplar, evidenciando o que não deve ser repetido pelo companheiro de casa tão avido por discutir sobre Oniewu no bar, no ponto de ônibus e na aula de filosofia.

Sobre a pronúncia correta? Galvão escondeu o jogo até o fim da transmissão. Fez suspense e segurou com maestria a resposta que todos esperavam ouvir ansiosamente.

Apenas quando o resultado já estava decretado, e Oniewu, agachado, se lamentava no gramado, Galvão bradou - em tom inconfunível e com o fôlego habitual: "É Onieu!! ONIEU, amigo!!!!!!".

5 comentários:

Wilson Oliveira disse...

Hehehehe

Apesar de muita gente criticar o Galvão Bueno, eu até me divirto com ele nas narrações. Mas as vezes ele é chato...

Amigos do DILETRA, não deixem de compor os debates futebolísticos que rolam no Chat Blogs Futebol Clube. Para fazer parte, basta adicionar no seu msn, o endereço: group38099@groupsim.com

Um abraço!

Sueto disse...

"Gólvooon"
(Mauro Naves, quando Galvão erra alguma data ou pronúncia)

MariEdy disse...

Se há alguma coisa que consegue ser mais chata que bordão de novela das oito, essa coisa se chama GALVÃO BUENO. Gente do Céu, que cara mais sem noção!

Rakal D'Addio disse...

eu sou fã da didi

Marcel Jabbour disse...

eu sou fã da didi (2)