domingo, 7 de dezembro de 2008

ÚLTIMAS EMOÇÕES

A última rodada do emocionante Campeonato Brasileiro manteve a sina que acompanhou o torneio todo. Entretanto, foram poucas as surpresas nos últimos jogos. O São Paulo garantiu a taça e colocou as coisas nos seus devidos lugares. De uma semana para outra, o Goiás havia virado o bichão papão do futebol nacional.

É lógico que era necessário respeitar o segundo turno quase impecável do time esmeraldino, mas não deve se esquecer a arrancada tricolor veio através de 18 jogos de invencibilidade, recorde no torneio desde que os pontos corridos foram instituídos, mesma marca do Atlético-PR em 2004.

Emocionante comemoração do inédito hexa-campeonato, tri consecutivo. Emocionante também a reação da torcida do Grêmio, aplaudindo de pé sua equipe. É fato que os gaúchos deixaram escapar uma taça que, por muitas rodadas, esteve muito próxima do Olímpico. Mas, afinal de contas, quem apostava no tricolor gaúcho no início do torneio?

Nas listas de favoritos, o único time do Sul era o Internacional, que, após perceber que não havia mais tempo para sonhar com o Nacional, dedicou-se à Sul-Americana.

Libertadores

Dos três times que disputavam duas vagas na Libertadores, o único que fez sua parte foi o Cruzeiro, mesmo começando atrás da já rebaixada Portuguesa. Como já vinha sendo, Palmeiras e Flamengo lutaram até o fim para NÃO disputar o torneio o ano que vem.

O problema é que um dos dois deveria se classificar para a Libertadores. Foi o Palmeiras que, com milhões de investimento, só se classificou após fazer 0 a 1 no Botafogo, em pleno Palestra Itália. Classificou-se porque o Flamengo fez 3 a 5 no Atlético-PR.

Série B

Como convencer um torcedor a não se desesperar com a queda do seu clube para a Série B? Como domar uma frustração que leva uma pessoa a ameaçar se jogar de uma marquise de mais de dez metros?

É irônico que o rebaixamento venha após a queda de Eurico Miranda, símbolo da tirania e do atraso no comando do Vasco. Roberto Dinamite tem, da pior forma, chance de resgatar o orgulho do torcedor vascaíno. Ao Corinthians, apenas para ficar no exemplo mais recente, o descenso foi positivo. Criou novos xodós, aproximou o torcedor e deu um pouco de tranqüilidade para Mano Menezes criar uma base forte que, se bem administrada, pode ser a origem de uma equipe vitoriosa.

O Vasco deve seguir pelo caminho, afastando ao máximo termos como “tragédia”, “humilhação”, “mancha irreparável”. Não esqueçamos que o assunto em tema é futebol. Paixão para alguns, entretenimento ou até negócios para outros. Antes de tudo, um jogo. Onde se ganha e se perde. Apesar de mais triste, o sol nascerá normalmente para os cruzmaltinos, que seguramente estarão comemorando o resgate de seu clube do coração daqui a um ano.

4 comentários:

Leandrus disse...

Dinamite não merecia ver seu time cair justamente no seu primeiro ano no comando do clube. Se há algo de positivo para já se tirar desse descenso, é ver e entender os erros cometidos nessa curta jornada como presidente. E a torcida não pode abandonar o time agora; mas isso não deve acontecer, visto que ela sempre lotou São Januário nos últimos jogos, dando uma prova de paixão pelo clube.

Quanto a Libertadores, realmente, os times mais caros do campeonato brigaram o tempo todo para não se classificar para a Libertadores. Parabéns ao Flamengo então né...

Ricky_cord disse...

O São Paulo soube ser a equipa mais regular. Depois do Corinthians agora é o Vasco a descer. Os históricos estão a passar dias difíceis.

Daniel Leite disse...

A "briga" por uma vaga à Libertadores foi uma piada. Incluiria o Cruzeiro na luta para não se classificar. Afinal, a equipe foi derrotada em todos os últimos jogos fora de casa, inclusive diante do Internacional B. Venceu a última partida, mas teve sorte e aproveitou bem a incompetência alheia, além dos pontos somados anteriormente.

Até mais!

LF disse...

Deve ser muito duro mesmo a situação do Vasco.
Tal como o Corinthians, não duvido que muito em breve estará de volta.

O campeonato brasileiro é muito equilibrado, tem muitos clubes grandes, e por vezes a "fava" toca a um deles.

Em Portugal só há três grandes, é mais difícil acontecer uma coisa assim.
Mas não quero nem imaginar o que seria para mim uma queda do Benfica na 2ª divisão...

Aqui diz-se que o Ronaldo (o "fenómeno") poderá ir para o Corinthians. Será verdade ?