São Paulo – Muricy Ramalho
Ontem no estádio do Morumbi o São Paulo empatou com o Boca Juniors em 2 a 2 e ficou sem o título da Recopa Sul Americana. Os gols tricolores foram marcados por Júnior aos 34 minutos e pelo zagueiro argentino Rodríguez, que tentou cortar o cruzamento de Thiago, mas acabou botando a bola para dentro de seu próprio gol.
A derrota fez aumentar ainda mais a pressão sobre o técnico Muricy Ramalho, que começou a ser chamado de “Murivice” por alguns torcedores do tricolor.
Porém, ao analisarmos a carreira do treinador são-paulino notaremos que as coisas não são bem assim. Muricy já comemorou em sua carreira 9 títulos, sendo 8 como treinador e apenas 1 como jogador. Então. podemos notar que a palavra “vencer” também faz parte do vocabulário do comandante do São Paulo.
Mas isso não significa que a torcida está errada, ou que deve ficar passando a mão na cabeça do treinador, pois o São Paulo não vem demonstrando um bom futebol e esse ano já conquistou 3 vices campeonatos (Paulista, Libertadores e Recopa).
Títulos de Muricy Ramalho:
Copa Conmebol (1994) – São Paulo
Campeonato de Hong Kong (1998) – Shangai Shenhua
Copa da China (1998) – Shangai Shenhua
Campeonato Pernambucano (2001 e 2002) – Náutico
Campeonato Gaúcho (2003 e 2005) – Internacional
Campeonato Paulista (2004) – São Caetano
Títulos de Muricy Ramalho:
Copa Conmebol (1994) – São Paulo
Campeonato de Hong Kong (1998) – Shangai Shenhua
Copa da China (1998) – Shangai Shenhua
Campeonato Pernambucano (2001 e 2002) – Náutico
Campeonato Gaúcho (2003 e 2005) – Internacional
Campeonato Paulista (2004) – São Caetano
* Em todos os torneios que Muricy disputou esse ano com o São Paulo o clube ficou em segundo lugar (Paulista, Libertadores e Recopa)
4 comentários:
São Paulo rumo ao tetra... Tetra vice!
Realmente ser tri vice não é algo para qualquer um dentro do futebol, porém um homem conseguiu esse feito, este homem é Burricy Ramalho, o inconstestável!
Abraços,
Diniz
Não acho Muricy Ramalho tão ruim assim.Lógico que tem parcela de culpa nos últimos resultados, mas não creio que seja o único culpado.Aliás, é bem tradicional na cultura brasileira culpar os treinadores.Talvez se Josué não desse uma cotovelada estúpida em Sóbis a quase dois meses, atrás, nada disso tivesse acontecido.
Jeff,
Particularmente, penso que estrela é um nome eufemistíco para designar alguém que conquistou determinados títulos em seu passado.
Acredito que a vitória é fruto de competência, que por vezes pode ser acompanhada da sorte, ao passo que o insucesso pode, em muitas oportunidades se relacionar com uma pitada de azar.
Para corroborar com meu argumento vou usar exemplos do próprio São Paulo:
Até a conquista da Libertadores no ano passado, Rogério Ceni era considerado um atleta 'sem estrela', de acordo com essa tese ele tem enorme potencial, mas falta algo pois seu time não vencia algo de substancial. Pois bem, e hoje qual é a imagem que se tem dele?
Como pode no intervalo de um ano o referido adquirir a tal 'estrela'.
Telê Santana - considerado um dos maiores treinadores da história do São Paulo - também não tinha 'estrela' para alguns, afinal sob seu comando o Brasil perdeu as Copas de 82 e 86.
Alguns anos mais tarde ele conquistou quatro dos mais importantes títulos do tricolor.
Mas ué, não diziam que a ele faltava 'estrela'?
O Muricy comete erros? Eu diria que sim, mesmo assim seu time lidera o brasileiro, algo que Paulo Autuori, aclamado por alguns, ficou muito longe de conseguir.
Campeonato de Hong Kong (1998) – Shangai Shenhua - Campeonato de Unig King, conquistado por um um time de Shanghai? Melhor rever estes dados.
Campeonato Gaúcho (2003 e 2005) – Grêmio e Internacional - Ambos pelo Inter
Postar um comentário