Na última quinta o Arsenal confirmou a contratação do brasileiro Júlio Baptista. Embora a transferência tenha sido motivada pelo desejo do meia Reyes de rumar para um clube espanhol, Baptista pode vir a se tornar um atleta de valor na nova equipe, extinguindo a tese de que ele é apenas uma moeda de troca, não é para menos que o técnico do time londrino Arsène Wenger demonstrou publicamente interesse no atleta.
Na temporada passada, o Arsenal surpreendeu ao chegar a final da Champions League, tal fato, entretanto, não foi um mero acaso. Tendo adotado uma tática diferente a que utiliza normalmente, os 'Gunners' conseguiram proteger sua defesa, em razão disso os comandados de Wenger ficaram 10 partidas da competição européia sem sofrer gols, ao mesmo tempo, o clube londrino potencializou seu veloz contra-ataque - principal arma na conquista invicta da Premiership de 03/04.
Caso o treinador do Arsenal decida permanecer utilizando a mesma formação tática, Júlio Baptista tem condições de ser usado pelo centro do meio-de-campo, tendo como principal virtude a força física, o brasileiro se destacou no Sevilla atuando nessa exata posição, no Campeonato Espanhol de 04/05, por exemplo, ele chegou a marcar 18 gols.
Possível escalação do Arsenal na Champions League
Ademais, ainda existe a possibilidade de Baptista ser utilizado no ataque. No 4-4-2 - esquema adotado pelo Arsenal na maioria dos jogos - o jogador pode entrar na briga para formar dupla com Henry, uma vez que, desde quando o holandês Bergkamp diminui a quantidade de participações em partidas o Arsenal não conseguiu definir o parceiro do camisa 14.
2 comentários:
Muito bom post. Só que o Ljungberg costuma jogar pelo lado esquerdo. Acho que o mais correto nesse esquema seria a inversão de lado dos meias.
Embora de fato o Ljungberg tenha capacidade de atuar na esquerda - na seleção sueca ele jopa nesta posição - no Arsenal ele normalmente cobriu o lado direito, tendo o Pires, na maior parte das oportunidades, e o Reyes na outra extremidade.
Com a saída dos dois atletas mensionados, o sueco pode ser realmente deslocado, mas preferi coloca-lo na direita, em função de seu histórico no clube londrino.
Postar um comentário