sexta-feira, 9 de junho de 2006


REPÚBLICA TCHECA
No dia 19 de Dezembro de 1997 o Brasil enfrentava a seleção da República Tcheca pela Copa das Confederações. Zagallo, então técnico da canarinho, deixava claro que o Brasil deveria respeitar os tchecos, vice-campeões da Eurocopa de 1996(perderam a final para a Alemanha) . Um dos que mais preocupava Zagallo era um loirinho que tinha uma excelente visão de jogo. O nome dele era Pavel Nedved. E Zagallo não se enganou quanto ao talento do jogador. Hoje conhecido no futebol mundial, Nedved, é o maior destaque da República Tcheca.

Vencedor da Chuteira de Ouro de 2003, o meia de 35 anos atua pela Juventus da Itália e fará sua estréia em Copas junto com sua seleção.

Com esse nome, essa será a primeira participação da República Tcheca em Mundiais. Antigamente, o país formava junto com a Eslováquia a antiga Tchecoslováquia, dividida após a queda do comunismo no Leste Europeu.

A seleção Tcheca possui outros nomes que atuam nos grandes clubes europeus. A começar pelo goleiro Peter Cech, que defende o Chelsea da Inglaterra. Cech já chamava atenção quando foi campeão europeu sub-21 em 2002 e hoje, é considerado por muitos um dos maiores goleiros do mundo.


O ataque foi o mais efetivo das eliminatórias européias (tudo bem que no grupo deles tinha seleção de Andorra e da Macedônia!!!). Os principais responsáveis pela artilharia tcheca são os atacantes Jan Koller, que voltou de contusão recentemente, e Milan Baros, artilheiro da última Eurocopa.

Os tchecos são apontados como prováveis adversários do Brasil nas Oitavas de finais. Isso poderá ocorrer se o Brasil ficar primeiro em seu grupo e a República Tcheca em segundo, ou vice-versa. Caso isso ocorra, será o encontro entre as duas seleções melhores colocadas no Ranking da Fifa. O Brasil lidera esse desde o fim da Copa de 2002.


Provável equipe base: Cech; Jankulovski, Rozehnal, Ujfalusi e Grygera; Poborsky; Galasek; Rosicky e Nedved; Heinz e Baros
Lista dos 23 convocados:

Goleiros: Cech (Chelsea/ING), Blazek (Sparta Praga), Kinsky (Ramenskoye/RUS)

Defensores: Grygera (Ajax/HOL), Jankulovski (Milan AC/ITA), Jiranek (Spartak Moscou/RUS), Mares (San Petersburgo/RUS), Kovac (Spartak Moscou/RUS), Rozehnal (Paris Saint-Germain/FRA), Ujfalusi (Fiorentina/ITA)

Meias: Galasek (Ajax/HOL), Jarolim (Hamburgo/ALE), Nedved (Juventus/ITA), Poborsky (Ceske Budejovice), Polak (Nuremberg/ALE), Plasil (Mônaco/FRA), Rosicky (Dortmund/ALE), Smicer (Bordeaux/FRA)

Atacantes: Baros (Aston Villa/ING), Heinz (Galatasaray/TUR), Koller (Dortmund/ALE), Lokvenc (Salzburgo/AUT), Stajner (Hanovre/ALE).

Essa e outras análises no DiLetra - Na Copa.

Nenhum comentário: