sexta-feira, 9 de junho de 2006


Estados Unidos

Tradição e títulos não são características marcantes na história da seleção norte-americana, principalmente quando o assunto é Copa do Mundo. Os EUA participaram de 7 edições do torneio, seu melhor resultado foi logo na primeira Copa em 1930, quando os Yankees chegaram as semi-finais (foram derrotados pela vice campeã Argentina por 6 a 1). Após o excelente resultado obtido no Uruguai (país sede da Copa de 1930), a seleção dos Estados Unidos entrou em uma enorme decadência.
O auge dessa crise futebolística ocorreu na Copa do Mundo de 1998 (França), quando a equipe norte-americana ficou em 32º segundo lugar, ou seja, último, em um grupo teoricamente tranqüilo (Alemanha, Iugoslávia e Irã). Porém, 4 anos depois na Copa da Coréia e do Japão, os Estados Unidos conseguiu sua redenção eliminando Portugal e México, conquistando assim, o 8º lugar naquela edição do campeonato (2º melhor campanha dos EUA em Copas do Mundo).
Na Alemanha os americanos aparecem como fortes candidatos a assumirem o papel de surpresa, o treinador Bruce Arena concorda com essa idéia e disse que sua seleção pretende mostrar a força de um “azarão”. Para realizar essa tarefa o treinador não conta com grandes destaques, porém, possui uma equipe bastante disciplinada que atua a um bom tempo junta (a base da seleção é formada por jogadores que disputaram o mundial da Ásia).
O time atua no 4-4-2, mas seu sistema defensivo possui sérios problemas, as costas do lateral esquerdo Gibbs estão sempre livres, foi assim que a Alemanha marcou 4 gols no amistoso disputado em março (Alemanha 4 x 1 EUA).

Provável time titular:
Keller; Cherundolo, Pope, Conrad, Gibbs; Wolf, Mastroeni, Reyna, Convey; Ching e Johnson.

Lista dos 23 convocados:
Goleiros – Keller (Borussia Mönchengladbach), Hahnemann (Reading), Howard (Everton).
Defensores – Cherundolo (Hannover), Pope (Real Salt Lake City), Lewis (Leeds United), Onyewu (Standard Liège), Bocanegra (Fulham), Conrad (Kansas City Wizards), Gibbs (Den Haag), Albright (Los Angeles Galaxy).

Meias Mastroeni (Colorado Rapids), O´Brien (Chivas USA), Donovan (Los Angeles Galaxy), Reyna (Manchester City), Convey (Reading), Beasley (PSV Eindhoven), Dempsey (New England Revolution), Olsen (DC United).

Atacantes – Wolff (Kansas City Wizards), Johson (Kansas Wizards), Ching (Houston Dynamo), McBride (Fulham).
Essa e outras análises no DiLetra - Na Copa.

Nenhum comentário: