quinta-feira, 30 de março de 2006

Nesta quinta o Di Letra faz sua primeira análise dos Campeonatos Estaduais, se preferirem um clichê, será seu primeiro raio-x.




Campeonato Paulista



Santos tem 40 pontos, São Paulo vem logo atrás com 36 e nesse domingo as duas equipes se enfrentarão no Morumbi, em caso de vitória do tricolor o Paulistão se define na última rodada quando jogam Ituano X São Paulo e Santos X Portuguesa, para a equipe de Vila Belmiro sagrar-se campeã basta conquistar dois pontos, se não perder para o São Paulo nesse domingo já pode comemorar, em caso de derrota no domingo e empate frente a Portuguesa e vitória dupla do time de Murici, o São Paulo ganha o bi, uma vez que igualará o número de vitórias e terá saldo de gols maior.



O posto de revelação fica com o Noroeste, que ocupa a terceira colocação com 33 pontos.



Campeonato Carioca



O vencedor da Taça Guanabara, o Botafogo, enfrenta o Madureira, ganhador da Taça Rio, em duas partidas a serem jogadas nesse e no próximo domingo. Os dois jogos ocorrerão no Maracanã e em caso de empate em ambos os confrontos haverá disputa de penaltis.



Campeonato Mineiro



Ipatinga e Cruzeiro jogam a segunda partida final no Ipatingão, a partida de ida terminou em 1 a 1, caso o Ipatinga vença, conquistará o bicampeonato do estadual.



Campeonato Gaúcho



Serão disputados dois Grenais, a partida de ida acontecerá no sábado dia primeiro e a de volta no domingo dia 9.



Campeonato Paranaense



Adap e Paraná se enfrentam em ida e volta para definir o campeão do Torneio, o Paraná tem vantagem de empate graças a sua campanha, que foi melhor que a do adversário.



Campeonato Baiano



O regulamento é deveras confuso.
O Campeonato é jogado em turno e returno, semelhante ao Campeonato Carioca, neste sabado acontece o jogo de volta da final do turno, entre Vitória e Colo Colo (no Barradão), a primeira partida terminou em 1 a 1, caso a partida termine em 1 a 1 novamente o Vitória é campeão do turno e está classificado para a finalissíma.
A confusão se desenvolve a partir daí, o regulamento prevê que caso Bahia ou Vitória permaneçam na Série B não há segundo turno e o campeão do primeiro conquista a taça, porém ambos os clubes estão na Série C e não existe qualquer chance dos times ficarem na Segunda Divisão, então qual o motivo da inclusão de tal regra?
Se returno for mesmo disputado serão divididas 12 equipes em 2 grupos, os 4 primeiros de cada um classificam-se para as quartas-de-final e assim segue até haver um único vencedor que enfrenta o campeão do turno em uma finalissíma, que decidirá quem conquista o Campeonato Baiano.



Campeonato Goiano



Duas partidas em ida e volta definem o campeão entre Goiás e Atlético Goianense.

3 comentários:

Anônimo disse...

O motivo da inclusão da regra no Baiano, que termina o campeonato caso Bahia e Vitória fossem à Seríe B, é uma ação da FBF, que tentou inlcuir ambas as equipes na segunda divisão.

A petição já entrou derrotada e a CBF negou logo depois.

Anônimo disse...

E poxa... faltou PE...hehehe

Lá, o Sport tenta terminar a Taça Confederação do Equador(segundo turno) na frente, para ganhar o direito de fazer a final com o Santa Cruz de Carlinhos Bala, atual campeão da Taça Tabocas e Guararapes(primeiro turno).

Mas o clube coral também vai bem no segundo turno e se ganhar a primeira colocação da Confederação do Equador no final, ganha o título automáticamente.

Ufa

Marcel Jabbour disse...

Valeu a informação Rodrigo!