quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

FALTA O ARMADOR?

Seis contratações cirúrgicas. Isso ainda antes do início do ano. E, mesmo assim, ainda há quem faça coro pela chegada de um armador para vestir a dez do São Paulo.

Não é de hoje que o apelo ecoa nas dependências do Morumbi. Em 2008, ganhou força após a desclassificação na Libertadores.

Alguns meses depois, o São Paulo faturava o tricampeonato do Brasileirão e onde estava o dez tão essencial?

Não estava. Assim como não esteve em 2004, 2005, 2006 e 2007. Entre os últimos camisas dez: Adriano, Souza e Danilo; nenhum tinha perfil de armador, embora haja quem veja características no último.

Então, porque o clube precisaria tanto de um jogador "cerebral" agora, se não precisou em suas últimas temporadas vitoriosas?

A diretoria parece ter a resposta na ponta da língua e o São Paulo pode começar novamente a temporada sem um meia-armador.

7 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

o São Paulo é o único time do mundo que consegue ser campeão seu um bom camisa 10....eles se preocupam tanto com a defesa e com a cobertura, que o setor de criação fica de lado....

LF disse...

Não concordo Fernando.
Veja as equipas inglesas: Quem é o 10 do Manchester ? e do Liverpool ? e do Arsenal ?
Veja as italianas: Quem é o 10 do Inter ? e do Roma ? e da Juve ?
Há muitos outros exemplos.
Creio até que o 10 tradicional, jogador criativo, de bola no pé, mas sem se integrar no processo defensivo, sem poder físico, muitas vezes sem velocidade, não tem grande lugar no futebol do futuro.
O meio-campo do futebol moderno pede mais "oitos" do que "dezes". Mais Gerrard, Lampard, Xavi do que os criativos tradicionais.

Digo isto apesar de o meu Benfica jogar com Pablo Aimar...

Rakal D'Addio disse...

Esse é uma questão interessante, FIalho.

Leandrus disse...

O Muricy geralmente acha uma saída pra jogar sem um camisa 10. Esse papo de que falta um jogador desse tipo só surge na época em que o time perde, porque quando o time ganha, o técnico só é endeusado por isso...

Danilo Damasceno disse...

Eu creio que o diferencial do São Paulo nãoé o elenco mas sim o tecnico. Então o São PAulo mais uma vez é candidato a tudo em 2009.
Ah o pitacos voltou de ferias, passe por lá!Abraço!

http://pitacosdobodaum.blogspot.com

Anônimo disse...

Olha, só discordando um pouquinho (não totalmente):
O Arsenal tem o Fabregas, meia cerebral que sabe marcar (e não o contrário).
O Liverpool coloca o Xabi Alonso e o Mascherano (ou Lucas, no lugar de um deles) só pra poder liberar o Gerrard (que não é volante, apesar de, no papel, atuar como tal).
O que acontece é que, com a "modernização" do futebol, os 10 estão sendo transformados em 8.

Sobre o SP, realmente, os últimos 10 que tivemos não obtiveram sucesso (Kaká e Ricardinho).

Abs
O Milan tem o Kaká, que faz até o Seedorf marcar.

Anônimo disse...

Acho que eu postei em ordem errada. Maldita desatenção na hora de escrever (e maldita memória que me faz lembrar de exemplos no meio do texto)
hahahahah