sábado, 20 de dezembro de 2008

Nivelado por baixo?

Quando há oportunidade converso com meus amigos de blog e outros que apreciam o futebol e nunca chegamos a uma conclusão específica. Afinal, o nosso futebol é nivelado por baixo? Só temos jogadores de segunda linha nos gramados nacionais? Será?

Sempre fui partidário da excelente capacidade de se reinventar que o futebol brasileiro, em maior alçada, e o futebol sul-americano, em menor escala, conseguem. Há uma série de fatores que poderiam contribuir para que o nível do futebol fosse péssimo. Somos tão corruptos e mal-organizados quanto os piores times da África. Nossos campos são mais esburacados do que o das equipes da segunda divisão hondurenha e mesmo assim a capacidade impressionante de revelar talentos consegue relevar tudo isso.

No último campeonato brasileiro, assistimos ao desabrochar de grandes jogadores que demonstraram uma capacidade acima da média e a elevação ao status de estrela de alguns outros. Esses jogadores são tão ou mais qualificados que muitos que atuam na Europa e poderiam tranquilamente desempenharem um bom papel na seleção brasileira.

Se eu resolvesse escalar um time com: Victor, Vítor, Miranda, André Dias e Juan; Hernanes, Ramires, Theco e Alex; Nilmar e Keirrison. Alguém duvida que esse jogadores seriam tão bons quanto a maioria dos convocados por Dunga?

Eu não…

10 comentários:

Vinícius Barros disse...

Não se iluda... só porque hoje Josué, Gilberto Silva e Kléber estão na seleção, não quer dizer que não craques! Esses jogadores que listou, assim como os que estão na seleção atual só podem pagar um grande mico na Copa do Mundo e é isso que vai acontecer! Hoje, Espanha, Holanda, Argentina e Alemanha são times muito melhores que qualquer um que o Brasil pode formar com o fraco Arsenal de jogadores que temos na Europa ou aqui!

Rakal D'Addio disse...

Bom time! (hô)

Saulo disse...

O nosso futebol está nivelado, mas não por baixo. É verdade que a qualidade de muitos jogadores caiu bastante, mas temos bons jogadores nos gramados brasileiros.

Ricardo Moreira Leite disse...

Vinícius, não me iludo não. É que fico cansado dessa babação de ovo em cima de times europeus médios como Espanha e Holanda. Na minha opinião (e cada uma tem a sua, o que é importante para um debate sadio) esse time faria um bom papel na Copa. Lógico que não seria o favorito e não acho que seria campeão, mas garanto que não passaria vergonha...

O que quero realçar é a capacidade impressionante de se reinventar que o futebol brasileiro proporciona!

Daniel Leite disse...

Muito boas as considerações. Eu diria que somos nivelados pelo meio. Afinal, o Brasil é o país onde o campeão tem o pior aproveitamento em relação aos outros vencedores. Além disso, os rebaixados ganham mais pontos em comparação àqueles que caem nos outros países. Como quem é realmente bom vai embora, não há como produzir equipes tão boas. Como revelamos jogadores facilmente, não há como os conjuntos serem tão ruins.

Até mais!

Felipe Moraes disse...

Não duvido nada. O problema é que os jogadores saem facilmente daqui e sempre temos a impressão de que perdemos nossos craques. Mas a renovação mostra exatamente o oposto.

Abraço,
Felipe Moraes

Thiago Reis disse...

Discordo também de pessoas que dizem que nosso futebol esta nivelado por baixo. Hoje em dia valoriza-se em demasia alguns jogadores na Europa que aqui no Brasil temos vários com qualidade superior.

Fernando BH disse...

Assino embaixo, sou da opinião de que há um mau humor na imprensa em geral que está contaminando o público. O futebol brasileiro é tão bom que seus maiores craques estão na Europa, mas, mesmo assim, sobram outros tantos por aqui. O Brasileirão é mais divertido do que qualquer outro campeonato.

http://afaladabola.blogspot.com

Anônimo disse...

FELIZ NATAL IRMAO

Anônimo disse...

Ninguém atualiza mais essa budega não?
hahahahahahahahahahahahahah

hã!