quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

ARTIGO - RETROCEDENDO

Em 2003 o russo Roman Abramovich aportou no Chelsea prometendo uma série de investimentos. Embora ele não tenha mentido, o primeiro ano dos 'Blues' sob o comando de Abramovich não foram dos mais frutíferos. Foi apenas quando o treinador José Mourinho, gabaritado pela conquista da Champions League com o Porto, aceitou o cargo de técnico, que a equipe de Londres passou a figurar entre os grandes da Inglaterra.


Até então campeão do torneio nacional inglês em apenas uma oportunidade, o Chelsea faturou com certa vantagem mais dois títulos do campeonato nos anos subsequentes.

Na presente temporada, entretanto, os 'Blues' amargam a segunda posição da Premier League, tendo o Manchester United a sua frente. Tal colocação, aliada a um possível desentendimento entre Mourinho e Abramovich referente a contratação de atletas no mercado de inverno, pode ser responsável pela saída do comandante português.

O treinador nega que tenha a pretenção de deixar o clube antes do término de seu contrato - em 2010, mesmo assim, ele já afirmou que caso saia, deve levar o capitão John Terry junto.

Quem também pode se transferir é o meia Frank Lampard, que caso queira, se valerá de nova regra imposta pela FIFA para comprar o próprio passe.

Se tais hipóteses se confirmarem no futuro, é possível que o Chelsea, que nos últimos anos foi alçado ao grupo do grandes times europeus, volte a desempenhar papel de figurante no futebol nacional e internacional, à exemplo do que ocorreu na maior parte de sua história.

Um comentário:

Felipe Moraes disse...

O Chelsea de Mourinho vive seu pior momento desde a chegada de Abramovich. Acho bem possível que o clube, que desde 2004 figura entre os grandes da Europa, passe por uma crise ainda mais profunda.
O fato poderá servir de exemplo para outras equipes inglesas, que recebem sondagens de investidores estrangeiros, como Liverpool, Portsmouth (que já foi comprado), West Ham e até mesmo o pequeno Fulham.

Um Abraço, Felipe Leonardo