sábado, 5 de agosto de 2006

Final da Copa Libertadores – São Paulo em 1974



Pela sexta vez o “tricolor” está numa final da Copa Libertadores da América, são 3 títulos e 2 vices campeonatos para o maior vencedor brasileiro da competição. Hoje contaremos um pouco sobre a caminhada da equipe paulista no ano de 1974, quando o time do Morumbi perdeu o título para Independiente da Argentina.

O torneio possuía um regulamento diferente do atual, eram apenas 5 grupos com 4 times em cada um deles. O São Paulo estava no grupo 2 junto com: Palmeiras, Deportivo Municipal (BOL) e Jorge Wilstermann.

O tricolor não teve dificuldades para superar seus adversários na primeira fase e se classificou com 4 vitórias e 2 empates. Por incrível que possa parecer o time que causou maiores problemas para o São Paulo não foi o Palmeiras, mas sim, o Deportivo Municipal (BOL) que empatou com o tricolor nas duas partidas disputas (no Morumbi o jogo foi 3 a 3 enquanto em La Paz o jogo terminou 1 a 1, já contra o Palmeiras o São Paulo venceu a primeira por 2 a 0 e a segunda partida por 2 a 1).

Na segunda fase da competição os times eram novamente divididos em grupos, o São Paulo ficou no grupo B junto com Defensor Lima (1º lugar no grupo 4 na fase anterior) e Millonarios (1º lugar no grupo 3 na fase anterior). Já o grupo A, era formado por: Independiente (campeão da Libertadores de 1973), Peñarol (1º lugar no grupo 5 na fase anterior) e Huracán (1º lugar no grupo 1 na fase anterior).

O “tricolor” realizou uma belíssima campanha na segunda fase e, assim como na primeira parte da competição, não perdeu nenhum jogo ficando com primeiro lugar do seu grupo e conquistando a vaga para a final (na segunda fase foram 3 vitórias e 1 empate contra o Millonarios na Colômbia).

Na final o São Paulo teria pela frente o Independiente da Argentina, que sofreu bastante para superar o Peñarol e conseguir a vaga na decisão.

A primeira partida da final foi disputada no Pacaembu e o São Paulo derrotou os “hermanos” de virada por 2 a 1 (os gols brasileiros foram marcados por Rocha aos 48 min e Mirandinha aos 50 min, os argentinos marcaram com Saggioratto aos 28 min). Agora bastava o “tricolor” empatar na Argentina para levantar a taça.

Porém, as coisas não foram bem assim e o São Paulo foi derrotado por 2 a 0 (gols Bochini aos 34 min e Balbuena aos 48 min). As duas equipes conseguiram somar 3 pontos nos dois jogos disputados, como naquela época o saldo de gols não servia como uma forma de desempate foi realizada uma terceira partida.

O terceiro e decisivo jogo foi realizado em Santiago do Chile, infelizmente para os são paulinos o Independiente voltou a vencer e ficou com o título (1 a 0, gol marcado por Pavoni de pênalti aos 37 min).

Nenhum comentário: