sexta-feira, 4 de agosto de 2006

Final da Copa Libertadores – Inter em 1980



Essa é a segunda vez que o “colorado” chega a uma decisão de Copa Libertadores da América. Em 1980, há 26 anos atrás, o Internacional também conquistou uma vaga para decisão.

Naquele tempo a Libertadores possuía um regulamento diferente do atual, as equipes disputavam uma primeira fase em grupos como hoje, porém, eram apenas 5 grupos com 4 times em cada um deles.

O Inter estava no grupo 3 junto com Vasco, Deportivo Galicia e Deportivo Táchira. Nesta primeira fase o time do Rio Grande do Sul não teve grandes dificuldades para superar seus adversários e se classificou em primeiro lugar para a segunda parte da competição (o Inter se classificou com 4 vitórias, 1 empate e apenas uma derrota sofrida no jogo contra o Deportivo Galicia em Caracas).

Na segunda fase os times eram novamente separados em grupos, o grupo A era formado por Internacional (1 º lugar no grupo 3 na fase anterior), América de Cali (1º lugar do grupo 4 na fase anterior) e Vélez Sarsfield (1º lugar do grupo 1 na fase anterior). O conjunto B era formado por Nacional (1º lugar do grupo 2 na fase anterior), O’Higgins (1º lugar do grupo 5 na fase anterior) e Olímpia (campeão da edição de 1979).

O “colorado” realizou uma grande campanha nessa segunda fase da competição e invicto conquistou a liderança do grupo e a vaga para a final. Na decisão o Inter teria o Nacional do Uruguai pela frente.

A primeira partida foi disputada em Porto Alegre no estádio do Beira-Rio, o jogo ficou no 0 a 0 e as equipes decidiriam o título no Uruguai. Na partida decisiva o Internacional perdeu por 1 a 0, gol de Waldemar Victorino, e ficou sem o título da competição sul-americana. Na época muitos culparam a diretoria do Inter pelo fracasso na decisão devido a venda do craque Falcão para a Roma da Itália.


*Waldemar Victorino foi artilheiro da Libertadores de 1980 com 6 gols

2 comentários:

Anônimo disse...

Este Internacional era um grande time, campeão invicto do Brasil em 1979 (mesmo que o brasileiro não tenha tido alguns fortes times...)

Marcel Jabbour disse...

Concordo!Mesmo sem alguns times importantes, ganhar um campeonato nacional é praticamente inpensavel para um clube no dias de hoje!!

Excelente time aquele!