segunda-feira, 17 de julho de 2006

OPINIÃO

Em função da importância que ela possui jogar uma Copa do Mundo é o sonho da maioria esmagadora dos jogadores, Cristiano Ronaldo debutou na competição em 2006, sem dúvida um privilégio para poucos, entretanto o balanço do jogador no Mundial não foi dos mais positivos.
Há dias da realização do jogo Portugal versus Holanda - válido pelas oitavas-de-final - alguns meios de comunicação - dentre eles abalizadíssima BBC - divulgaram a informação de que C. Ronaldo e o holandês van Nistelrooy iniciaram uma discussão referente ao futuro embate, o bate-boca teria culminado em uma troca de agressões mutua, vale lembrar que os dois atuam no mesmo clube, o Manchester United.
Posteriormente, o camisa 17 se envolveu em mais uma confusão com um colega de time. Lusitanos e ingleses iriam se enfrentar para definir quem avançaria para as semifinais da Copa, durante o segundo tempo da partida o atacante Wayne Rooney - também vinculado ao Manchester - acertou um pisão no zagueiro adversário Ricardo Carvalho, Cristiano Ronaldo, que se encontrava próximo ao lance, passou a gesticular e se comunicar com o árbitro, para quem não estava dentro de campo fica difícil afirmar o que o atleta dizia, entretanto alguns torcedores da Inglaterra parecem não concordam muito com isso, uma vez que, para eles, o português pedia o cartão vermelho para Rooney.
Um erro considerado fatal pelos fãs do 'English Team', ainda mais em decorrência da desclassificação inglesa.
Para muitos o lance da punição foi preponderante, então, de certa forma, C. Ronaldo foi o protagonista da abrupta saída da Inglaterra do Mundial.
Triste os tais torcedores estavam, mas não resignados, o jovem português não poderia fazer aquilo e passar incólume.
Pois bem.
Cristiano Ronaldo liderava a votação popular promovida pela Fifa referente a revelação da Copa, até que, segundo informações, diversos ingleses iniciaram uma campanha para incentivar o aumento da quantidade de votos do segundo colocado, o equatoriano Valencia, que misteriosamente assumiu rapidamente a primeira posição.
Na semifinal o ponta recebeu vaias efusivas sempre que tocava na bola, notícias davam conta de que os organizadores do ato eram ingleses que, confiantes em sua seleção, haviam comprado ingessos para o jogo antecipadamente, antes mesmo do 'English Team' ser batido nas oitavas.
Com o fim da Copa se reiniciam o trabalho dos clubes, em virtude disso C. Ronaldo irá se reapresentar ao Manchester, assim como van Nistelrooy e Wayne Rooney, tornando possíveis certos conflitos.
Há de se ressaltar que Nistelrooy deve ser vendido, o centroavante já afirmou não ter vontade de permanecer no Manchester, Bayern de Munque e, principalmente, Real Madrid tem interesse no centroavante, caso o holandês saia, o confronto deve ser, no mínimo, adiado.
Em relação a Rooney, no entanto, a situação não parece ter solução a curto prazo, o jovem atacante é conhecido pelo temperamento explosivo, a agressão a Ricardo Carvalho dá amostras de tal comportamento, ademais Rooney empurrou C. Ronaldo duas vezes enquanto ele falava com o juiz, demonstrando que não estava contente com a atitude do português.
De todo modo o pior cenário parece ser o que envolve os torcedores ingleses, uma vez Cristiano Ronaldo atua em uma equipe da Inglaterra e em razão disso sempre que o português jogar pelo campeonato nacional, ele enfrentará um legião de torcedores com bastante predisposição para vaia-lo e xinga-lo.
Resta saber se os fãs ingleses do Manchester United também vão se unir ao coro, quando os adversários pegarem no pé de Cristiano Ronaldo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu lembro-me da zanga entre Nistelrooy e Ronaldo, e duvido muito que ela tenha tido a ver com o Mundial. Foi muitos meses antes...
Em Portugal é hábito os jogadores pedirem cartões amarelos para os adversários. Em Inglaterra essa atitude é vista como falta de fair-play. Penso estar aí a raiz do problema.

Os ingleses têm uma forma muito própria de ver o jogo, a qual eu francamente não entendo, pois são muito púdicos numas coisas, e noutras são uns verdadeiros selvagens.
Ainda assim, é inegável que proporcionam um espectáculo fantástico nas bancadas durante so seus jogos. Falo com conhecimento de causa pois já vi ao vivo dois jogos da selecção inglesa no Euro 2004 (com França e Portugal), para além de jogos da Liga dos Campeões envolvendo equipas inglesas como o Liverpool e Manchester United.

Anônimo disse...

...um deles, foi justamente de onde retiraram essa foto de Ronaldo com as mãos na cabeça.
Foi na Luz onde o Manchester perdeu com o Benfica 2-1 e foi afastado da prova.
Ronaldo também aí foi assobiado todo o jogo (ele fez a formação no Sporting), pelo que o rapaz já está habituado.