quarta-feira, 10 de maio de 2006

FUTEBOL MUNDIAL - DECISÃO DA COPA DA UEFA
Hoje ocorreu a final da Copa da UEFA.

Assim como será dia 17 na final da UEFA CHAMPIONS LEAGUE, se enfrentaram um clube espanhol e um inglês.
Middlesbrough e Sevilla jogaram em Eindhovem na Holanda e os espanhóis puderam comemorar seu primeiro titulo na competição aplicando uma sonora goleada de 4x0 no clube de Steve McClarem, futuro técnico da seleção inglesa.


Apesar do placar elástico, o jogo foi emocionante, disputado e cheio de alternativas, diferente dos últimos jogos que eu vi entre clubes europeus. E sem querer ser patriota, os brasileiros fizeram a diferença nessa final. Para concluir isso é só observar os lances mais perigosos do jogo.

O primeiro lance de perigo foi um chute de fora da área do lateral brasileiro Daniel Alves. A bola passou a esquerda gol do clube inglês. A resposta do “Boro” veio com a cobrança de falta de Fábio Rochemback que obrigou o goleiro Palop a fazer bela defesa.

Luis Fabiano, que começou jogando devido na vaga de Kanouté, desde o começo procurou jogo e teve chance de abrir o placar no cruzamento vindo da esquerda que a zaga inglesa conseguiu cortar. O equilíbrio era o tom da partida até que aos 26 minutos da primeira etapa, Daniel Alves cruzou bem para Luis Fabiano tocasse com de cabeça no canto do esquerdo do goleiro Schwarzer. Depois do gol o Sevilla passou a mandar mais no jogo, principalmente no que diz respeito a posse de bola. Mesmo assim, o jogo continuou com grande movimentação de ambos os times, até o final da primeira etapa.

A segunda etapa começou igual, com as duas equipes procurando o jogo e foi aos três minutos que o atacante australiano, Mark Viduka perdeu um dos gols mais feitos da história do mundo (que novidade!). Méritos para o goleiro Palop que estava muito bem colocado.

A entrada do atacante talismã Macarrone(não preciso nem dizer que ele é italiano não?) deixou a equipe inglesa com três homens a frente o que inibiu a descida de Daniel Alves pela lateral do Sevilla.
Com o passar do tempo, as equipes adotaram as posturas mais esperadas. O Middelsbrough partiu para o tudo ou nada e o Sevilla passou a explorar o contra-ataque. Para fazer a ligação meio campo/ataque mais rápida, o técnico espanhol tirou Luis Fabiano e colocou Renato. E surtiu efeito. Em um contra-ataque veloz o italiano Maresca fez 2x0 e praticamente selou a partida. Depois disso, a equipe inglesa desmoronou em campo ficando muito vulnerável. O resultado disso foi mais dois gols da equipe espanhola: outro de Maresca e um de Kanoute que entrou no lugar de Saviola.
Parabéns ao Sevilla, campeão da COPA DA UEFA!

Um comentário:

Rakal D'Addio disse...

Pelo menos para mim foi inesperado que o Luis Fabiano começasse como titular, até porque o Sevilla tinha a tendência de jogar no 4-5-1 desde a temporada passada, com o Saviola no ataque e o Kanouté no meio tentando emular o Julio Baptista.

Tão inesperada quanto a derrota do Boro, ainda mais por um placar dilatado, embora eu saiba que ele é resultado de uma tentativa do McClaren de tornar sua equipe mais ofensiva.