segunda-feira, 3 de novembro de 2008

MARQUEM O RONALDO! O PORTUGUÊS ...

“É um jogador importante. Temos que marcá-lo porque ele está recuperando a boa forma”. Foi assim que Dunga respondeu ao repórter, quando perguntado sobre a importância de Cristiano Ronaldo. O Brasil enfrenta Portugal dia 19 de novembro, em Brasília, às vesperas do eleição da FIFA, que, provavelmente, deve eleger o português como o melhor do mundo.

E o que pensam os portugueses sobre o craque do Manchester e o duelo contra o Brasil? Quem responde é o jornalista português Luís Fialho, colega do blog Vedeta da Bola. Ele trata do mais recente prêmio conquistado pelo meia-atacante português e também da impressão e da expectativa dos torcedores e jornalistas locais para que Ronaldo vença também o prêmio da FIFA.

Fialho ainda comentou sobre o respeito em relação ao time brasileiro, mesmo após alguns tropeços pelas eliminatórias para a África do Sul.

Sobre Cristiano Ronaldo

A eleição de Cristiano Ronaldo como melhor do mundo em 2008 pela FIFPro, acentuou ainda mais a idéia de ser ele o grande favorito ao equivalente – mas mais relevante - prémio da FIFA.

Em Portugal ninguém tem dúvidas de que será ele o vencedor, ou pelo menos de ser ele a merecer o prêmio. Isto mesmo depois de algumas críticas – a meu ver injustas – sobre o seu desempenho no último jogo da seleção portuguesa frente à Albânia, durante o qual, ainda em campo, mostrou-se descontes com as vais vindas das arquibancadas.

Na verdade Cristiano Ronaldo vem de uma grave lesão, e está ainda longe do grande desempenho exibido durante a temporada anterior, o que não tem sido bem compreendido por alguns torcedore portugueses mais exigentes, que o acusam de ter um rendimento diferente no Manchester e na seleção. Até a sua braçadeira de capitão foi contestada, mas creio que se Portugal tivesse ganho os últimos jogos nada disso aconteceria.

Para a maioria, Cristiano Ronaldo continua, todavia, sendo um ídolo, estampando capas de revista, anúncios publicitários e notícias diversas. É um verdadeiro fenômeno de popularidade em Portugal e, se for escolhido pela FIFA como o melhor, seguramente essa popularidade vai se acentuar ainda mais.

Sobre a seleção brasileira

A selecção brasileira é extremamente respeitada em todo o mundo e Portugal não foge à regra. Mesmo quando os resultados não aparecem, a qualidade individual dos jogadores brasileiros faz-nos pensar que, a qualquer momento, como num passe de mágica, vai aparecer o gol e a vitória de que necessitam.

Neste momento, há vários jogadores fora de forma, e a equipa tem revelado dificuldades em marcar gols, o que contraria a tradicional natureza ofensiva e vibrante do futebol canarinho. Mas até 2010 Dunga vai certamente encontrar as melhores soluções, e o Brasil vai apresentar-se na África do Sul como habitualmente. Ou seja, como o grande favorito ao título.

Um comentário:

Saulo disse...

Do jeito que está jogando essa seleção de Dunga, o Cristiano Ronaldo vai arrebentar e certamente será eleito o melhor do mundo.