terça-feira, 17 de julho de 2007

BRASIL - POUCO VITORIOSA, SELEÇÃO CONQUISTA HEGEMONIA NAS ÚLTIMAS DISPUTAS


Longe de contar com o mesmo prestígio em Copas América que os 14 vezes compeões Argentina e Uruguai, a Seleção Brasileira calou a boca dos criticos e conquistou seu oitavo troféu da competição sul-americana. Pouco se levado em conta que o torneio foi disputado em quarenta e duas oportunidades.
Nas últimas 5 copas, entretanto, o Brasil sagrou-se campeão em 4. A única exceção foi em 2001, quando a Colômbia de Aristizábal venceu a competição em casa. A seleção canarinho foi desclassificada nas quartas de final diante da pouco tradicional equipe de Honduras.

O vexame ficou por aí. Três anos mais tarde, após empate pelo placar de 2 a 2, a equipe de Parreira bateu a Argentina nos pênaltis por 4 a 2. A competição consagrou diversos jogadores, inclusive o atacante Adriano - que faturou a artilharia com 7 gols - e o zagueiro Juan, ambos titulares na Mundial da Alemanha.

Em 1997, foi a vez do Brasil vencer a Bolívia por 3 a 1. A competição é lembrada pela célebre frase do técnico Zagallo: "Vocês vão ter que me engolir". E ainda pela parceria entre Ronaldo e Romário no ataque da equipe nacional.

Dois anos depois, o estádio Defensores Del Chaco, em Asunción, foi palco da acachapante vitória da seleção sobre o Uruguai. Rivaldo duas vezes e Ronaldo garantiram o título para o Brasil. Os dois jogadores encabeçaram a lista de artilheiros do torneio. Ronaldo marcou 6 ao longo da competição, Rivaldo 5, logo atrás no terceiro posto ainda vinha Amoroso com 4.

Nenhum comentário: