quarta-feira, 26 de abril de 2006

VS

Local do jogo, estádio Palestra Itália. Horário da partida, 19:15. Mais uma vez Palmeiras e São Paulo fazem um um dos maiores clássicos do futebol brasileiro, novamente se encontram nas oitavas-de-final da mais importante competição do continente.
No ano passado, a equipe tricolor derrotou o Palmeiras e avançou rumo ao terceiro título da Libertadores da América em sua história e posteriormente ao seu terceiro título mundial.
Nesse ano os dois clubes vivem momentos diferentes. O palmeiras enfrenta uma crise profunda, o técnico Emerson Leão foi demitido, a desorganização impéra no Parque Antártica e muita pressão é colocada sobre os jogadores da equipe.
Do outro lado, o atual campeão mundial, não tem problema algum para a partida. Tem a sua disposisão todo o elenco e conta com total apoio de sua torcida e diretoria. É um time estabilizado e organizado sendo apontado, por grande parte da imprensa, como grande favorito para avançar para a próxima fase da competição.
Porém, na história do futebol, existem muitos exemplos de times amplamente favoritos que acabaram perdendo jogos e sendo eliminados por equipes teoricamente inferiores. O próprio Palmeiras na Libertadores de 2000 enfrentou o Corinthians, que era tido como favorito, e derrotou a equipe de Parque São Jorge com grandes atuações do meia Alex e do lateral Junior.
Na copa do mundo de 1982, na Espanha, ocorreu a tragédia de Sarriá, onde o Brasil de Telê Santana era considerado favorito absoluto contra a Esquadra Azurra e acabou derrotado por 3 a 2, com três gols de Paolo Rossi para os Italianos.
Apesar de todas as dificuldades que a Sociedade Esportiva Palmeiras enfrenta, podemos olhar com atenção para a história do futebol, e ver grandes resultados, considerados por muitos, impossiveis de acontecer. Ainda devemos levar em consideração que se trata de um classico, por tanto, a tradição dos dois clubes e o peso de suas camisas podem decidir a partida. Em um jogo como esse não podemos, de maneira nenhuma, apontar um favorito absoluto.

2 comentários:

LCCancro disse...

Cala a boca Batista...
Esta era a famosa frase do Padre Carmelo, num dos quadros do Jô Soares, quando o coroinha Batista abria a boca e só falava besteira. Esta frase cabe bem para o lateral esquerdo do São Paulo, Junior.
O jogador que se destacou no futebol brasileiro jogando pelo arqui-rival Palmeiras, disse que só o "Barça" de Ronaldinho Gauçho e Etoh para parar o tricolor do Morumbi.
Então, segura o "Barça" do Parque Antactica, na próxima 4a. feira., com Edmundo, Juninho e companhia. Oléééé....Verdão.

Rakal D'Addio disse...

Gostei Renato.

Ficou muito bom.