quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006

Montecchios e Capuletos no Stamford Bridge

Clássico de dimensões shakespearianas em Londres. Privilegiados prestigiaram o embate das duas mais poderosas famílias européias nesta quarta-feira. Os Montecchios aceitaram o convite ‘imposto’ pelos entes anfitriões para a festa à fantasia na casa dos azuis Capuletos.

Os donos da casa ditaram as musicas que soavam estranhas e confundiam a família Montecchio. Diferentes escolas, com diferentes acordes e tempos, entraram em conflito durante metade da primeira etapa da festa, e os Azuis seguiam na escolha do ritmo.

Porém, a situação mudou de plano quando o anjo sulista seduziu o Capuleto ‘traidor’ e chamou-o para dançar um tango no canto do salão. Ele não conseguiu. Ele não conseguiu, não entendeu e foi obrigado a abandonar sua família mais cedo. O desfalque seria fatal.

Mesmo com a primeira fincada do Montecchio Motta no peito de sua própria família, o destino dos anfitriões estava selado. Não conseguiriam manter sua música no ar por muito tempo, mesmo em seu salão, em sua mansão.

Ah, mas o chefe da tradicional família convidada sabia disso. E mais, contava com o corajoso Romeu(dinho), sob seu comando. O maior guerreiro dos vastos campos do velho continente começaria a forçar a dança de uma nova música. A música catalã, a música canarinho. E não havia nada que o introspectivo e famoso chefe dos Capuletos podia fazer.

Salsa! Salsa e samba no salão do Stamford Bridge! Mas como? – pensaram os surpresos e indignados Capuletos. Para complementar, a Julieta(ampard) ficou tímida e não teve reação à nova música imposta pelo corajoso Romeu, do atrevido moreno Mercucio e seus entes mais próximos.

Nem mesmo com ajuda de Teobaldo no meio da segunda parte da festa, os Capuletos alteraram a situação. Humilhados na própria casa.

Não, não acabou. Até o mais ingênuo Montecchio sabe que o chefe dos Capuletos é um líder astuto, orgulhoso e vingativo. Vingança! Vingança! Mais uma batalha – talvez a última de todas - será travada no palco Camp Nou. Os azuis querem devolver a humilhação carnal e angustiante na casa dos catalães.

O final será travado no próximo dia 7 de março. Final da guerra disputada desde o ano passado. Desta vez, a festa será comandada ‘por eles’. E fica a dúvida, a pergunta. Terá esta história um final trágico?

Um comentário: